Contextualização
Tema: Conflitos no Brasil Império
O Brasil Império, período que vai de 1822 a 1889, foi marcado por diversas revoltas nas mais diferentes regiões do país. Esse fenômeno representa uma clara tensão entre o poder central, sediado no Rio de Janeiro, e as províncias brasileiras. Dentre os principais conflitos dessa época, podemos citar: a Confederação do Equador (1824), a Guerra dos Farrapos (1835-1845), a Sabinada (1837-1838), a Revolta dos Malês (1835) e a Revolta da Armada (1893).
Esses movimentos contestatórios, ao contestarem a ordem imperial estabelecida, destacam-se como tentativas de afirmar autonomias locais, além de expressarem a diversidade política, social e regional que caracterizava o Brasil dessa época. Portanto, o estudo destes fatos históricos, além de reforçar a compreensão sobre o período do Brasil Império, pode trazer importantes reflexões acerca do exercício do poder, das relações federativas e das tensões sociais que permeiam até hoje o nosso país.
A identificação, comparação e análise dos conflitos do Brasil Império é fundamental para uma compreensão mais profunda da história brasileira e das marcantes desigualdades regionais, culturais e sociais que prevalecem ainda nos dias atuais. Além disso, estes conflitos refletem diretamente a maneira como o Brasil lidou e lida com questões como escravidão, altos impostos e pobreza.
Para nortear o projeto, seguem algumas fontes de estudo e pesquisa:
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Livro: FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2007. Este livro trata de toda a História do Brasil, porém dedica capítulos específicos para o período imperial, incluindo os conflitos mencionados.
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Site: Brasil Escola Brasil Escola. Pesquisar por: “revoltas do período regencial”, “Guerra dos Farrapos”, “Revolta dos Malês”, “Sabinada”.
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Vídeos: Canal Se Liga Nessa História Se Liga Nessa História. Uma série de vídeos sobre o Brasil Império, incluindo os movimentos de contestações ao poder centralizado.
Atividade Prática
Título da atividade: Teatro das Revoltas do Brasil Império
Objetivo do projeto:
Produzir um espetáculo teatral baseado em um dos conflitos ocorridos durante o Brasil Império, com o objetivo de explorar a diversidade política, social e regional presente na época e identificar as motivações e consequências destas revoltas.
Descrição detalhada do projeto:
Cada grupo de alunos (3 a 5 membros) escolherá uma revolta específica ocorrida durante o Brasil Império para ser representada em uma peça de teatro. Deverão fazer uma pesquisa detalhada sobre o movimento escolhido, identificando sua motivação, as principais personalidades envolvidas, as ações tomadas e as consequências decorrentes.
A produção do espetáculo incluirá a criação de um roteiro, a preparação das cenas, e a caracterização dos personagens. Também será necessário preparar um pequeno texto de contextualização a ser lido antes do início da apresentação da peça, que permita aos espectadores compreenderem o cenário histórico em que a revolta ocorreu. A duração da peça deve ser, no mínimo, de 15 minutos.
Materiais necessários:
- Pesquisas sobre a revolta escolhida.
- Materiais para produção do cenário (papel cartão, tecidos, tinta, etc.).
- Roupas e adereços para caracterização dos personagens.
- Papel e caneta para o roteiro.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Escolha da revolta: O grupo deve decidir conjuntamente qual revolta deseja representar.
- Pesquisa: Os alunos devem pesquisar sobre a revolta escolhida, identificando suas causas, desenvolvimento e consequências, além de entender o contexto histórico no qual estava inserida.
- Criação do roteiro: Com base na pesquisa, o grupo deve criar um roteiro para a peça. Este roteiro deve refletir os principais eventos da revolta e as personalidades envolvidas.
- Preparação das cenas: Após a criação do roteiro, o grupo deve ensaiar as cenas, definindo quem interpretará cada personagem e como se desenrolará a trama.
- Caracterização dos personagens e cenário: O grupo deverá preparar as roupas e adereços que serão usados pelos personagens, bem como o cenário onde a peça se desenrolará.
- Apresentação da peça: Finalmente, o grupo apresentará a peça para a turma.
Entrega do projeto:
Além da apresentação da peça, os alunos deverão redigir um relatório detalhado do projeto, seguindo a estrutura proposta:
- Introdução: Nesta seção, os alunos contextualizarão a revolta que escolheram e explicarão por que é relevante estudá-la.
- Desenvolvimento: Aqui, o grupo explicará a teoria por trás do conflito escolhido, detalhará o processo de criação da peça - da pesquisa à apresentação -, discutirá a metodologia usada durante o projeto e apresentará os principais resultados e descobertas.
- Conclusões: O grupo deverá refletir sobre o que aprendeu ao longo do projeto, quais as principais conclusões que puderam tirar da experiência e de que forma essas conclusões permitiram um entendimento mais profundo do conflito escolhido e do período do Brasil Império.
- Bibliografia: Nesta seção, os alunos devem listar as fontes consultadas para a elaboração do projeto.
Desta forma, ao final do projeto, espera-se que os alunos tenham uma visão aprofundada sobre os conflitos ocorridos durante o Brasil Império e que sejam capazes de analisar esses eventos de maneira crítica, além de desenvolverem importantes habilidades socioemocionais como gestão de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.