Contextualização
O projeto "Diversão e lazer" tem como objetivo principal explorar o universo lúdico e recreativo na língua inglesa. Para iniciar, vamos definir alguns conceitos chaves. Lazer é o tempo de descanso, de passatempo, de entretenimento, de ócio, de desocupação, de estar à disposição para fazer algo de que se gosta muito. Já diversão é uma atividade que proporciona prazer e entretenimento, sendo uma parte essencial do lazer.
Nesta atividade, vocês irão desenvolver um jogo em inglês que envolva aspectos culturais de países de língua inglesa, ampliando o vocabulário e entendimento sobre lazer e diversão nestes contextos. Além disso, serão explorados também conceitos de artes visuais, uma vez que os jogos demandam elementos visuais, design e criatividade.
Saber mais sobre lazer e diversão em outros contextos culturais pode ser uma maneira incrível de ampliar o entendimento sobre o mundo e pessoas de diferentes lugares. Além disso, o trabalho em grupo é sempre uma maneira de aprender a negociar, ouvir outras ideias e tomar decisões em conjunto.
Atividade Prática: "Journey through Leisure: An English board game"
Objetivo do projeto
O objetivo dessa atividade é criar um jogo de tabuleiro educacional em inglês, que envolva aspectos culturais de países de língua inglesa relacionados a lazer e diversão.
Descrição do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 componentes. Cada grupo escolherá um país de língua inglesa e pesquisará sobre o lazer e a diversão nesse país, incluindo jogos tradicionais, hobbies, esportes e eventos culturais típicos.
Os alunos irão utilizar essas informações para criar um jogo de tabuleiro, que inclua desafios pertinentes, perguntas e situações ligadas à cultura do país escolhido. O jogo deve ser totalmente em inglês e deve envolver elementos visuais, como tabuleiro, peças e cartas de desafio.
Materiais necessários:
- Materiais de papelaria: cartolina, tesoura, lápis de cor, fita adesiva, canetas, papel colorido, etc.
- Computador com acesso à Internet para pesquisas
Passo a passo
- Dividam-se em grupos de 3 a 5 alunos.
- Escolham um país da língua inglesa.
- Pesquisem sobre aspectos culturais do país escolhido relacionados ao lazer: esportes, jogos de mesa, eventos de entretenimento, hobbies, etc.
- Planejem o jogo de tabuleiro: regras, como se darão os desafios, qual deve ser o objetivo final do jogo, etc.
- Criem o tabuleiro, peças e cartas de desafio.
- Testem o jogo com o próprio grupo para ver se as regras estão claras e o jogo é divertido.
- Preparem uma apresentação do jogo para a turma com instruções de como jogar e um resumo sobre o que aprenderam na pesquisa.
Entrega do projeto
Após a realização da atividade prática, os alunos deverão redigir um documento que contemple:
- Introdução: Neste tópico, devem contextualizar o país de língua inglesa que escolheram, a importância da atividade lúdica na aprendizagem, a aplicação prática do projeto e sua relevância.
- Desenvolvimento: Deverão descrever a teoria por trás do lazer e diversão na cultura do país escolhido, detalhar o processo de desenvolvimento do jogo, a metodologia utilizada, os obstáculos encontrados, as decisões tomadas em grupo e a apresentação dos resultados obtidos.
- Conclusão: Deverão retomar os pontos principais do projeto, os aprendizados obtidos, as habilidades desenvolvidas e as conclusões sobre a cultura do país estudado.
- Bibliografia: Indicar todas as fontes consultadas durante o projeto, como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O documento deve ser organizado de forma clara e coesa, com o uso adequado de conectivos e vocabulário em inglês. Lembrem-se de revisar a gramática e a ortografia antes da entrega.