Entrar

Projeto: Desvendando Parábolas - o Jogo das Equações do Segundo Grau

Matemática

Original Teachy

'EF08MA09'

Equação do Segundo Grau Básica

Contextualização

As equações de segundo grau, um campo fundamental da álgebra, compõem uma das ferramentas básicas da matemática utilizadas para resolver problemas variados, tanto no campo teórico quanto no aplicado. Qualquer equação da forma ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números reais e a ≠ 0, é chamada de equação do segundo grau.

Por que é chamada de "segundo grau"? O "grau" de uma equação polinomial está relacionado ao maior expoente dos termos com variável. Nesse caso, a variável x está ao quadrado (x²), portanto, é o segundo grau.

Importância das Equações de Segundo Grau

As equações do segundo grau são usadas em diversas áreas do conhecimento, como física, engenharia, economia e até na medicina. Ser capaz de resolver e compreender esse tipo de equação está no núcleo de muitos dos cálculos que permitem a construção de pontes, o desenvolvimento de medicamentos, a análise de comportamentos econômicos e até mesmo o lançamento de foguetes ao espaço!

Por exemplo, em física, as leis do movimento são muitas vezes expressas em termos de equações do segundo grau, que descrevem a trajetória de um objeto em queda livre ou o movimento de um pêndulo. Em economia, as equações do segundo grau podem modelar custos de produção, indicar a quantidade máxima de produtos a ser produzida com um custo mínimo, permitindo que as empresas otimizem a produção e maximizem seus lucros.

Atividade Prática: Desvendando Parábolas - o Jogo das Equações do Segundo Grau

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é proporcionar um aprendizado lúdico e cooperativo sobre as equações do segundo grau, favorecendo, além do aprendizado técnico, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como o trabalho em equipe, gestão do tempo, comunicação e pensamento criativo.

A ideia é criar um jogo que envolva a resolução de equações do segundo grau, no qual a resposta correta levará a história do jogo adiante, enquanto os erros serão penalizados com obstáculos no jogo.

Descrição Detalhada do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos irão criar um jogo de tabuleiro (ou um jogo digital se tiverem habilidades para isso) chamado "Desvendando Parábolas - o Jogo das Equações do Segundo Grau".

Em cada etapa do jogo, os jogadores terão que resolver uma equação do segundo grau que guiará a próxima etapa do jogo. O jogo deve ser estruturado com um enredo envolvente, que seja conduzido pelas soluções das equações.

Além da resolução de equações, os alunos terão que explicar teoricamente em cada etapa do jogo o motivo de estar utilizando aquela equação do segundo grau e como chegaram na solução, tornando a atividade didática e informativa.

Materiais Necessários

  1. Papelão para a base do jogo de tabuleiro
  2. Papel colorido, canetas, lápis de cor, glitter e outros materiais artísticos para a decoração
  3. Pequenas peças para representar os jogadores
  4. Dados
  5. Computador e software para criação (se optarem por um jogo digital)
  6. Livro didático, Internet e outros materiais de estudo para pesquisa e embasamento teórico

Passo a Passo Detalhado

  1. Organizem o grupo e definam juntos o enredo do jogo. Podem ser temáticas fantásticas, de aventura, de mistério, etc. Sejam criativos!

  2. Para cada etapa do enredo, definam uma equação do segundo grau que os jogadores precisam resolver para avançar no jogo.

  3. Em cada etapa, além da equação, expliquem porque aquela equação está sendo usada e como se chega na solução.

  4. Desenhem o trajeto do tabuleiro com base nas etapas do enredo e das equações.

  5. Decorem o tabuleiro e construam as peças dos jogadores.

  6. Façam testes do jogo para garantir que tudo funciona adequadamente e que a sequência das equações faz sentido no enredo do jogo.

  7. Realizem as melhorias e ajustes necessários no jogo.

Entregas do Projeto e Redação do Documento

Ao final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. O jogo de tabuleiro "Desvendando Parábolas - o Jogo das Equações do Segundo Grau";

  2. Um relatório detalhado sobre o projeto, explicando o enredo do jogo, como as equações do segundo grau foram utilizadas em cada etapa, como resolveram tais equações, e quais foram os aprendizados e desafios do grupo. O relatório deve conter os seguintes tópicos:

    • Introdução: Contextualizar o que é a equação do segundo grau, sua história e sua importância. Apresentar o objetivo do projeto e como o jogo se encaixa neste objetivo.

    • Desenvolvimento: Apresentar o enredo do jogo, explicar as equações do segundo grau utilizadas em cada etapa, como resolveram cada equação e o motivo da escolha de cada uma delas. Expor a metodologia utilizada pelo grupo e discussões importantes que surgiram durante a realização do projeto.

    • Conclusão: Concluir relatório com as principais aprendizagens, dificuldades encontradas e como foram superadas, e a importância do trabalho em grupo.

    • Bibliografia: Indicar todas as fontes utilizadas para auxiliar na realização do projeto.

  3. Realizar a apresentação do jogo para a turma, explicando as regras e demonstrando uma partida. Neste momento, cada integrante do grupo deve participar da apresentação, seja explicando o jogo, seja jogando.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies