Entrar

Projeto: Girando pelo Mundo da Matemática

Matemática

Original Teachy

'EF08MA18'

Rotações no Plano Cartesiano

Contextualização

A rotação é uma das principais transformações geométricas que existem e é bastante utilizada em nosso mundo como um todo. Desde o movimento dos planetas ao redor do sol, até o funcionamento de uma roda de bicicleta, a rotação está presente em muitos aspectos do nosso dia a dia.

Em matemática, a rotação é uma transformação geométrica que envolve o giro de uma figura ao redor de um ponto fixo, chamado de centro de rotação. Ela é uma operação bastante importante em diversas áreas da matemática e da física, pois ajuda a entender como as coisas se movem e mudam de forma.

Introdução

No contexto da geometria, a rotação pode ser entendida como uma transformação que muda a posição de uma figura sem alterar sua forma ou tamanho. Assim, a rotação é um tipo de isometria, uma classe de transformações que conservam distâncias.

A rotação é definida por dois elementos: o centro de rotação e o ângulo de rotação. O centro de rotação é o ponto fixo em torno do qual a figura gira, enquanto o ângulo de rotação é a medida do giro feito pela figura.

Por exemplo, se tivermos um quadrado e girá-lo 90 graus em torno de seu centro, obteremos uma nova figura que é idêntica ao quadrado original. Apesar da figura ter mudado de posição, sua forma e tamanho permaneceram os mesmos.

Atividade Prática: "Girando pelo Mundo da Matemática"

Objetivo do Projeto

O objetivo do projeto é compreender a transformação geométrica conhecida como rotação e todas as suas nuances de maneira profunda e divertida, por meio da realização de um experimento prático e da produção de um relatório final.

Descrição Detalhada do Projeto

Neste projeto, os alunos irão criar uma animação em stop motion utilizando formas geométricas e aplicando a transformação de rotação. A ideia é que os estudantes possam explorar, visualizar e entender de forma concreta o conceito de rotação e suas propriedades.

A animação em stop motion consiste em capturar várias imagens estáticas e compilá-las em um vídeo. As figuras geométricas deverão ser movidas lentamente e em pequenos incrementos para criar a ilusão de movimento.

Os alunos precisarão elaborar um roteiro para a animação, que deverá conter pelo menos três cenas diferentes em que a rotação é aplicada. Além disso, os ângulos de rotação para cada cena devem ser diferentes.

Materiais Necessários

  • Folhas de papel ofício
  • Lápis de cor
  • Régua, esquadro, compasso
  • Tesoura
  • Smartphone ou câmera digital
  • Software para criação de vídeos em stop motion (pode ser gratuito e on-line, como Stop Motion Studio ou JellyCam)

Método - Passo a Passo

  1. Formação dos Grupos: Os alunos devem formar grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Estudo Prévio: Os alunos devem estudar o conceito de rotação e suas propriedades. Eles podem utilizar os recursos indicados na introdução do projeto.
  3. Planejamento: Os alunos devem elaborar o roteiro da animação, definindo as figuras que serão utilizadas, os ângulos de rotação e a sequência de cenas.
  4. Execução: Os alunos devem desenhar e cortar as figuras geométricas, executar a rotação conforme planejado e fotografar cada etapa. Depois, eles devem compilar as imagens utilizando o software de stop motion.
  5. Relatório: Por fim, os alunos devem escrever um relatório detalhado sobre o projeto, contemplando a Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os alunos devem entregar:

  1. Animação em Stop Motion: Um vídeo em stop motion que mostra a aplicação da rotação em diferentes figuras geométricas.
  2. Relatório: Um relatório escrito que contempla:
    1. Introdução: O aluno deve contextualizar o conceito de rotação e sua aplicação na vida real e no projeto.
    2. Desenvolvimento: O aluno deve explicar a teoria da rotação, descrever a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e discutir os resultados obtidos.
    3. Conclusão: O aluno deve retomar os pontos principais do trabalho, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    4. Bibliografia: O aluno deve indicar as fontes utilizadas no projeto.

Esse relatório é essencial para que os alunos possam refletir sobre o processo de aprendizagem e a aplicação do conceito de rotação na prática. Além disso, o relatório também é uma oportunidade para os alunos praticarem habilidades de escrita, argumentação e síntese de informações.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies