Entrar

Projeto: Construindo Palavras - Uma Jornada através da Formação de Palavras

Português

Original Teachy

'EF08LP05'

Processo de Formação de Palavras

Contextualização

A formação de palavras é uma das grandes maravilhas da língua portuguesa, permitindo a criação de novas palavras e significados a partir de raízes comuns. Este processo é baseado em regras e estruturas que servem como um interessante quebra-cabeça lingüístico, esperando para ser resolvido.

O processo de formação de palavras

Assim como um escultor molda o argila para criar uma bela forma, a língua portuguesa molda as palavras para criar novos significados. Existem várias maneiras de formar palavras, incluindo a adição de prefixos e sufixos, a junção de duas ou mais palavras (composição por aglutinação e justaposição), e a modificação das raízes das palavras (derivação). Cada uma destas maneiras traz consigo regras e exceções que podem ser exploradas e aprendidas.

Os prefixos e sufixos, por exemplo, desempenham um papel importante na modificação do significado de uma palavra. O prefixo 'in-' pode transformar 'seguro' em 'inseguro', alterando completamente o seu significado. Da mesma forma, o sufixo '-ção' pode transformar 'informar' em 'informação', alterando a sua função gramatical.

A importância da formação de palavras

O domínio da formação de palavras é crucial para a nossa compreensão e uso eficaz da língua portuguesa. Saber como as palavras são formadas permite-nos deduzir o significado de palavras desconhecidas e criar novas palavras quando necessário. Além disso, a habilidade de reconhecer e utilizar eficazmente os processos de formação de palavras contribui para a nossa competência como leitores e escritores.

No mundo atual, a importância da formação de palavras é ainda mais acentuada. Com a expansão da tecnologia, estamos constantemente expostos a novas palavras e conceitos. A capacidade de entender e criar palavras novas é, portanto, uma habilidade cada vez mais vital.

Atividade Prática

Título da Atividade: Construindo Palavras - Uma Jornada através da Formação de Palavras

Objetivo do Projeto

Este projeto visa aprofundar o entendimento dos alunos sobre o processo de formação de palavras, com o foco em composição por aglutinação e justaposição e nas regras de uso do hífen. Ao fim da atividade, os alunos deverão ser capazes de reconhecer os processos da formação de palavras e aplicá-los na prática.

Descrição detalhada do Projeto

Os grupos serão desafiados a criar um "Dicionário Criativo de Palavras Compostas", onde devem formar novas palavras compostas, definir o seu significado e exemplificar o seu uso em uma frase. Além disso, deverão identificar e justificar o processo de formação de cada palavra (aglutinação ou justaposição) e aplicar corretamente as regras de uso do hífen.

Materiais Necessários

  • Livros didáticos, Dicionários, Internet para pesquisa.
  • Papel e caneta para a composição do dicionário.
  • Software de edição de texto para elaboração do relatório.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formação dos Grupos: Formar grupos de 3 a 5 alunos para trabalhar juntos.

  2. Pesquisa Inicial: Os alunos devem inicialmente pesquisar sobre a formação de palavras por composição, focando em aglutinação, justaposição e no uso do hífen.

  3. Criação do Dicionário: Os grupos deverão criar um "Dicionário Criativo de Palavras Compostas". Cada grupo deve formar e incluir no mínimo 10 palavras compostas, fornecendo para cada uma: a definição, um exemplo de uso em sentença e o processo de formação (aglutinação ou justaposição).

  4. Elaboração do Relatório: Após a parte prática, cada grupo deve produzir um relatório em que relatam a experiência. O relatório deve conter uma introdução (contextualizando o tema e o projeto), desenvolvimento (explorando a teoria, explicando a atividade e discutindo os resultados), conclusões e bibliografia.

  5. Apresentação do Trabalho: Os grupos deverão apresentar o trabalho para a turma, expondo algumas das palavras criadas, os desafios e aprendizados do projeto.

Tendo em vista o tempo de realização do projeto e o tamanho dos grupos, a duração estimada é de 2 a 4 horas por aluno (10 a 20 horas por grupo).

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os grupos devem entregar o "Dicionário Criativo de Palavras Compostas" e o relatório escrito.

O "Dicionário Criativo" deve conter, para cada palavra inventada, a definição, um exemplo de uso em uma sentença, e a identificação do processo de formação usado (aglutinação ou justaposição).

O relatório deve estar em acordo com a estrutura descrita acima, contendo a introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema e o projeto. No desenvolvimento, devem explicitar a teoria por trás do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos. Na conclusão, devem retomar seus pontos principais, explicitar os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto. A bibliografia deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies