Contextualização
A crônica é um gênero literário muito rico e versátil, que permite ao autor explorar uma gama variada de temas e estilos. As crônicas são normalmente textos curtos, escritos em linguagem coloquial, que falam sobre o cotidiano a partir de um olhar subjetivo e pessoal. Além disso, a crônica pode ser informativa, reflexiva, humorística ou lírica, dependendo do tema escolhido e do estilo do autor.
Apesar de suas caraterísticas aparentemente simples, a crônica é um gênero complexo que demanda do autor a habilidade de observar o mundo ao seu redor e refletir sobre ele de uma forma única e original. Escrever uma crônica exige criatividade, sensibilidade, senso crítico e uma boa capacidade de expressão escrita. Todas essas são habilidades muito importantes não só para a formação de bons escritores, mas para a formação de cidadãos conscientes e participativos.
Importância da Crônica
A crônica é uma forma de literatura que está muito presente na vida cotidiana das pessoas, principalmente através dos jornais e dos sites noticiosos. Todos os dias, milhares de crônicas são publicadas e lidas por pessoas ao redor do mundo. Esses textos ajudam a formar a opinião pública, a disseminar informações, a fomentar debates e a promover a reflexão sobre os mais diversos temas.
Além disso, a crônica tem um papel importante na formação do leitor, pois é um gênero que está muito próximo da realidade das pessoas, e que consegue tratar de temas complexos de uma forma leve e acessível. A crônica também contribui para o desenvolvimento de habilidades de escrita, leitura e interpretação de textos, que são habilidades fundamentais para a formação de qualquer indivíduo.
Atividade Prática - Criação de uma Crônica Colaborativa
Objetivo do Projeto
O propósito deste projeto é capacitar os alunos a entender e aplicar os conceitos teóricos relacionados à crônica, através da criação de uma crônica original em grupo. Isso envolverá pesquisar, compreender, planejar, escrever, revisar e apresentar uma crônica.
Descrição do Projeto
Os alunos estarão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo será designado para criar e apresentar uma crônica original sobre um tema de sua escolha. A crônica deve estar relacionada ao cotidiano, escrita de forma coloquial e ter um olhar pessoal sobre o tema. Além disso, a crônica deve ter um título atraente, uma boa organização textual e seguir as normas da língua portuguesa.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas de papel para esboçar ideias.
- Computador com processador de texto para a escrita final da crônica.
- Acesso à internet para pesquisa sobre o tema e consulta de exemplos de crônicas.
- Marcadores coloridos, post-its, ou outras ferramentas visuais para ajudar no planejamento.
Passo a Passo
-
Pesquisa: A equipe deve pesquisar o que é uma crônica, suas características, tipos e exemplos de crônicas. Os alunos devem anotar o que considerarem importante para compreender o que é uma crônica e como escrever uma.
-
Planejamento: A equipe deve discutir e escolher um tema para a crônica. Em seguida, os alunos devem planejar juntos o conteúdo da crônica, definindo a estrutura, o enredo, os personagens e o estilo da crônica.
-
Escrita: Cada aluno deve escrever uma parte da crônica de acordo com o plano estabelecido na etapa anterior. Em seguida, a equipe deve se reunir novamente para juntar e revisar as partes escritas, fazendo as alterações necessárias para deixar a crônica coesa e fluente.
-
Revisão e Edição: A equipe deve revisar a crônica, verificando a gramática, a ortografia, o uso da linguagem, a clareza, a coerência e a coesão. É essencial garantir que a crônica segue as características e estrutura de uma crônica e que o texto é interessante e envolvente.
-
Preparação da Apresentação: A equipe deve preparar uma apresentação da crônica para a classe. A apresentação deve incluir a leitura da crônica e uma explicação do processo de criação, incluindo a escolha do tema, o planejamento, a divisão do trabalho, os desafios encontrados e como eles foram resolvidos.
-
Apresentação: A equipe deve apresentar a crônica e o processo de criação para a classe.
-
Escrita do Relatório: Cada aluno deve escrever individualmente um relatório sobre o projeto, abordando a introdução (contextualização do tema, relevância, aplicação no mundo real e objetivo do projeto), o desenvolvimento (teoria, atividade, metodologia, resultados), a conclusão (aprendizados, conclusões sobre o projeto) e a bibliografia.
Conexão com as Entregas do Projeto
O produto final deste projeto será a crônica colaborativa e a apresentação para a classe, que permitem aos alunos aplicar e demonstrar seu conhecimento sobre a crônica e suas habilidades de escrita, colaboração e apresentação. Além disso, o relatório escrito permitirá aos alunos refletir sobre o processo de aprendizagem e avaliar seu próprio desempenho e o desempenho da equipe.
A criação da crônica e do relatório escrito são atividades complementares que envolvem a aplicação prática dos conceitos teóricos e a reflexão sobre o processo de aprendizagem. Assim, através destas atividades, os alunos serão capazes de demonstrar sua compreensão e aplicação dos conceitos teóricos, bem como suas habilidades técnicas e socioemocionais.