Entrar

Projeto: Desenhos e Palavras: A Arte de Decorar com Predicados

Português

Original Teachy

'EF08LP09'

Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal

Contextualização

Introdução Teórica

A língua portuguesa é rica e complexa, repleta de regras e exceções que a tornam única. A compreensão dessas nuances é essencial para uma comunicação precisa e eficaz. Duas construções gramaticais importantes no português são o Predicativo do Objeto e o Predicado Verbo-Nominal.

O Predicativo do Objeto é um termo que atribui uma característica ao objeto, expressando seu estado ou condição. Por exemplo, na frase "Os alunos acharam o teste fácil", "fácil" é o predicativo do objeto, pois se refere ao "teste" que é o objeto direto na oração.

Já o Predicado Verbo-Nominal, é uma construção que apresenta simultaneamente uma ação e uma característica do sujeito ou do objeto. Ou seja, ele é formado por um verbo de ligação (que indica uma ação) e um predicativo (que apresenta uma qualidade, estado ou condição do sujeito ou do objeto). A frase "O céu está azul", por exemplo, tem um predicado verbo-nominal - o verbo de ligação é "está" e o predicativo do sujeito é "azul".

Contextualização

A compreensão do Predicativo do Objeto e do Predicado Verbo-Nominal é extremamente útil na interpretação e na produção de textos. Elas permitem deixar a escrita mais elegante e variada, evitando repetições desnecessárias e enriquecendo a qualidade do discurso.

Além disso, essas estruturas são frequentemente usadas no cotidiano, em narrações, descrições, argumentações, entre outros. Por isso, entender como elas funcionam pode nos ajudar a compreender melhor notícias, livros, artigos, conversas e várias outras formas de comunicação.

Atividade Prática

Nome da Atividade: "O Mundo Através das Palavras: Entendendo o Predicativo do Objeto e o Predicado Verbo-Nominal"

Objetivos do Projeto:

O objetivo deste projeto é reforçar o entendimento dos estudantes sobre o "Predicativo do Objeto e o Predicado Verbo-Nominal" através da criação de uma história em quadrinhos.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos não apenas estudarão o conceito teórico destes dois termos, mas também aplicarão este conhecimento no desenvolvimento e na criação de suas histórias. Os grupos serão encorajados a se expressarem de forma criativa, usando as estruturas linguísticas discutidas para dar vida aos personagens e enriquecer a trama de suas histórias.

Materiais Necessários:

  • Caderno ou folhas de papel para esboço
  • Canetas coloridas, lápis de cor ou marcadores
  • Acesso à internet para pesquisa
  • Software de edição de texto para redigir o documento final (Word, Google Docs)

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Formação dos grupos: forme grupos de 3 a 5 alunos.

  2. Estudo do tema: os alunos devem estudar o Predicativo do Objeto e o Predicado Verbo-Nominal utilizando os recursos sugeridos e outros materiais disponíveis. Cada grupo pode dividir o estudo da teoria, de forma que todos os membros consigam entender os conceitos.

  3. Planejamento da história: os grupos devem criar um esboço de sua história em quadrinhos. A história deve incluir uma variedade de situações onde eles possam aplicar o uso do Predicativo do Objeto e do Predicado Verbo-Nominal.

  4. Criação da história: depois que o esboço estiver completo, o grupo deve começar a criar as páginas da história em quadrinhos. Cada cena deve incluir um exemplo de Predicativo do Objeto ou de Predicado Verbo-Nominal, e o grupo deve indicar qual estrutura foi usada.

  5. Redação do documento: o grupo deve escrever um relatório detalhado sobre o projeto, que inclui uma introdução sobre o Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal, uma descrição da criação da história em quadrinhos e as conclusões que tiraram da atividade. Além disso, é preciso incluir as referências utilizadas para o estudo do tema.

Entregas do Projeto:

O projeto será concluído com duas entregas principais. Estas são:

  1. História em Quadrinhos: deve conter diversos exemplos de uso do Predicativo do Objeto e Predicado Verbo-Nominal. Cada cena com esses usos devem ser claramente destacadas e identificadas.

  2. Documento Escrito: um relatório detalhado que inclui uma Introdução (com a relevância dos conceitos e o objetivo do projeto), Desenvolvimento (com a teoria dos termos, a metodologia e os resultados obtidos), Conclusões (com os aprendizados e as conclusões do projeto) e Bibliografia (com as fontes utilizadas).

Ao final deste projeto, os alunos não somente terão ampliado seus conhecimentos gramaticais, como também terão melhorado suas habilidades de trabalhar em equipe, gerenciar o tempo, resolver problemas, e pensar de forma criativa, entre outras habilidades socioemocionais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies