Contextualização
O Português é uma língua rica e complexa, cuja beleza reside em sua capacidade de expressar emoções, pensamentos e ideias de maneira precisa. Dentre os vários componentes que a constituem, os períodos são elementos fundamentais que nos ajudam a organizar melhor nossas frases e a tornar nossas mensagens mais claras e compreensíveis.
Um período é uma frase que possui sentido completo e normalmente é finalizada por um ponto (final, de interrogação ou exclamação). Podem ser classificados em simples, quando formado por apenas uma oração, e compostos, quando formados por duas ou mais orações.
Os períodos compostos podem ser divididos em dois tipos: por coordenação e por subordinação. No primeiro caso, as orações são independentes entre si, e no segundo, uma oração depende da outra para fazer sentido.
Entender a diferença entre esses períodos e saber identificar cada tipo é fundamental para aprimorar a escrita e a leitura. Além disso, a utilização correta desses períodos permite uma maior variedade de expressões, tornando a comunicação mais rica e expressiva.
A habilidade de usar com eficiência os períodos simples e compostos é um atributo extremamente valorizado no mundo real. É um elemento chave na escrita e na leitura, tornando-se indispensável para várias profissões como escritor, jornalista, advogado, professor, entre outros. Além disso, é uma habilidade necessária para redigir de forma clara e concisa em diversas situações do cotidiano, como elaborar um e-mail, escrever uma carta ou redigir um relatório.
Por isso, aprofundar-se neste tópico e aperfeiçoar essas habilidades é de suma importância. Nesse sentido, este projeto foi criado para proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender de forma lúdica e colaborativa este importante conteúdo.
Para aprofundarem-se mais no tema, sugiro acessar os seguintes recursos:
- Só Português - Período Composto: Este site contém explicações detalhadas sobre o tema e exemplos que facilitam a compreensão.
- Brasil Escola - Exercícios sobre período composto: Oferece exercícios variados que os ajudarão a praticar e consolidar o que aprenderam.
Atividade Prática: "Do Simples ao Composto - Um Jogo de Tabuleiro"
Objetivo do Projeto
O objetivo desse projeto é permitir que os alunos, organizados em grupos de 3 a 5 membros, aprendam sobre períodos simples e compostos de uma maneira lúdica e colaborativa. Além de aprofundar o entendimento teórico na temática, através do "aprender fazendo", os alunos também aperfeiçoarão habilidades socioemocionais como comunicação, gerenciamento de tempo, trabalho em equipe e pensamento criativo.
Descrição do Projeto
Os grupos terão a tarefa de criar um jogo de tabuleiro que ajude a ensinar e a aprender sobre períodos simples e compostos. O jogo deve ser desafiador, divertido e repleto de oportunidades para os jogadores praticarem a identificação e a escrita de períodos simples e compostos. Para complementar a atividade prática, os alunos também precisarão redigir um relatório detalhado sobre o projeto.
Materiais Necessários
- Cartolina ou papelão
- Marcadores coloridos
- Figuras (para o tabuleiro e peças do jogo)
- Dados
- Computador com acesso à internet
- Material para pesquisa (livros, sites confiáveis, etc.)
Procedimento passo a passo:
1. Pesquisa e Estudo (4 horas): Cada membro do grupo deve realizar uma pesquisa detalhada sobre os períodos simples e compostos. Os conceitos básicos, diferenças, aplicações e exemplos devem ser bem compreendidos por todos os membros do grupo. Durante esse processo, os alunos devem colaborar e aprender juntos, esclarecendo as dúvidas uns dos outros.
2. Desenvolvimento do Jogo (8 horas): Após a fase de pesquisa, o grupo deve se reunir para desenvolver o conceito do jogo. É importante garantir que o jogo seja capaz de testar e reforçar o conhecimento dos jogadores sobre períodos simples e compostos. Utilizem sua criatividade para criar regras interessantes e atrativas.
3. Produção do Jogo (12 horas): Com o conceito pronto, é hora de produzir o jogo. A produção envolve desenhar o tabuleiro, criar as regras escritas, as cartas (se houver), as peças, e tudo o mais que for necessário para o jogo ser jogável.
4. Testando o Jogo (4 horas): Uma vez que o jogo esteja pronto, é hora de testá-lo. Esta fase permitirá que eles identifiquem possíveis falhas e pontos de melhoria.
5. Ajustes e Finalização (4 horas): Após o teste, o último passo é ajustar os detalhes finais do jogo, corrigindo as falhas identificadas, aprimorando as regras e melhorando a apresentação.
6. Redação do relatório (12 horas): Em paralelo à produção e teste do jogo, os alunos devem começar a redigir o relatório do projeto, que deve abordar os seguintes pontos: Introdução (contextualização do tema, relevância e aplicação no mundo real, objetivo do projeto), Desenvolvimento (teoria por trás do tema, descrição detalhada da atividade, metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados), Conclusão (retomada dos pontos principais, aprendizados e conclusões sobre o projeto) e Bibliografia (fontes utilizadas para o projeto).
Entrega do Projeto
O projeto final será a entrega do jogo de tabuleiro e do relatório. Os alunos devem apresentar o jogo em sala de aula, explicar suas regras e, se possível, realizar uma demonstração. O relatório do projeto deve complementar a parte prática, apresentando detalhadamente o conhecimento adquirido, a experiência da construção do jogo e as habilidades desenvolvidas durante o projeto.
Os alunos devem se certificar de que o relatório está bem estruturado e organizado, contendo todos os elementos requisitados (Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Bibliografia). Este documento será fundamental para avaliar o entendimento teórico dos alunos sobre períodos simples e compostos, bem como suas habilidades socioemocionais.