Entrar

Projeto: A Árvore da Herança

Biologia

Original Teachy

'EF09CI09'

Genética: Básica

Contextualização

Genética Básica

Genética é o campo da biologia que estuda a hereditariedade. Hereditariedade significa as semelhanças e diferenças que vemos nos indivíduos e entre eles, como cor de olhos, formato do rosto, doenças herdadas, dentre outros. A matéria da genética enfatiza como os traços e características passam de geração em geração.

O monge austríaco Gregor Mendel foi o pioneiro da genética, conduzindo experimentos com ervilhas no século XIX. Seus estudos conduziram à formação das leis de Mendel da herança, que explicam como traços são passados de pais para filhos. As ideias de Mendel sobre fatores hereditários (hoje chamados de genes), a segregação desses fatores durante a formação de gametas, e a união de gametas durante a fecundação são fundamentais para a compreensão da genética.

Importância da Genética

A genética não só nos ajuda a entender o nosso passado e a nossa história, mas também a nossa saúde. Sabendo como os genes funcionam e como as doenças são passadas de geração em geração, conseguimos prever riscos e desenvolver tratamentos mais eficazes. Também é uma área fundamental na agricultura, permitindo a seleção e produção de plantas mais resistentes e produtivas.

O estudo da genética abre portas para uma variedade de carreiras: pesquisa médica, biotecnologia, genômica, ecologia e até mesmo bioinformática. Com a crescente importância da genética na sociedade contemporânea, a alfabetização genética é mais crucial do que nunca.

Atividade Prática: "A Árvore da Herança"

Título da Atividade

A Árvore da Herança: Traçando as características hereditárias da sua família.

Objetivo do Projeto

Compreender os conceitos básicos da genética por meio da construção de uma árvore genealógica que mostra a herança de características específicas.

Descrição do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5 pessoas, irão escolher uma característica hereditária específica (ex. cor dos olhos, tipo de cabelo, presença de lóbulo na orelha, etc.) e investigar sua presença em suas famílias, através de três gerações. Eles irão utilizar esta informação para construir uma árvore genealógica, traçando a herança da característica selecionada.

Materiais Necessários

  • Papel A3 ou Cartolina
  • Canetas coloridas
  • Régua
  • Computador com acesso à internet (para pesquisa)

Passo-a-passo

  1. Reunião de Planejamento: Os grupos devem se reunir e escolher a característica hereditária que irão investigar. Eles também devem planejar como irão coletar as informações necessárias (ex. entrevista com familiares).

  2. Coleta de Informações: Cada aluno deve coletar informações sobre a presença da característica escolhida em sua família, cobrindo três gerações (ele próprio, seus pais e seus avós).

  3. Construção da Árvore Genealógica: Utilizando a informação coletada, o grupo então constrói uma árvore genealógica para cada membro, representando claramente a presença (ou ausência) da característica em cada indivíduo.

  4. Análise dos Resultados: O grupo deve se reunir e analisar as árvores genealógicas. Eles devem discutir como a característica parece ser herdada, com base nas árvores que eles construíram.

  5. Elaboração do Relatório: O grupo deve então escrever um relatório sobre o projeto.

O relatório deve ser formatado da seguinte maneira:

  • Introdução: Deve contextualizar a genética, explicar a importância do tema, descrever a característica selecionada e o objetivo do projeto.
  • Desenvolvimento: O relatório deve detalhar a metodologia usada para coletar as informações e construir as árvores. Deve explicar a teoria da hereditariedade de características genéticas, indicar como a característica foi passada nas famílias dos alunos e mostrar as árvores genealógicas.
  • Conclusão: O relatório deve concluir com uma discussão sobre os resultados, que observações foram feitas e que conclusões podem ser tiradas sobre a maneira como a característica é herdada. Deve discutir o que os alunos aprenderam com o projeto e como isso aumentou a compreensão deles sobre genética.
  • Bibliografia: Deve indicar todas as fontes bibliográficas utilizadas.

O projeto deverá ser entregue no prazo de uma semana e terá uma duração aproximada de 2 a 4 horas.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies