Contextualização e Introdução
A Tabela Periódica dos Elementos é uma das ferramentas mais importantes e fundamentais para quem trabalha no campo da química. E não apenas isso, muitas outras ciências a usam como uma peça fundamental em suas pesquisas.
Imagine uma biblioteca, onde todos os livros são organizados em categorias, e estas categorias são organizadas alfabeticamente, podemos dizer que a Tabela Periódica é a biblioteca dos químicos. É onde os cientistas encontram os "livros" (elementos químicos) que precisam para "ler" (estudar) e "escrever" (realizar experimentos).
Teoricamente, a Tabela Periódica é organizada em famílias verticais, que são conhecidas como grupos e períodos horizontais. Além disso, temos metais, não-metais, metaloides, gases nobres e outros. Desta forma, todos os elementos químicos são organizados de acordo com as suas propriedades.
Esta organização não é por acaso, mas é o resultado de muitos anos de estudo e pesquisa. E é sobre isso que iremos aprender neste projeto. Será que vocês são capazes de criar uma Tabela Periódica artesanal?
Vamos voltar no tempo, direto para o século XIX, quando o químico Dmitri Mendeleev apresentou pela primeira vez a sua tabela para a Sociedade Russa de Química. Curiosamente, Mendeleev até deixou espaços em sua tabela para elementos que ainda não haviam sido descobertos!
A Tabela Periódica não é apenas um símbolo para os químicos. É uma ferramenta cotidiana para milhares de cientistas ao redor do mundo. Ela lhes permite prever o comportamento de um elemento, suas possíveis combinações e até mesmo a sua existência!
Para essa grande jornada, os seguintes materiais podem ser utilizados como base para seus estudos e debates:
- Tabela Periódica Interativa
- História da Tabela Periódica
- Canal no YouTube "Química com Prof. Paulo Valim"
- Livro: "Os elementos: Uma exploração visual dos átomos conhecidos no universo" de Theodore Gray
Atividade Prática - "Construindo uma Tabela Periódica Artesanal"
Objetivos do Projeto
- Compreender a estrutura básica e a organização dos elementos na Tabela Periódica.
- Identificar e reconhecer as principais famílias de elementos.
- Desenvolver habilidades de pesquisa, síntese e apresentação de informações.
- Promover o trabalho em equipe, a gestão de tempo e a resolução de problemas de maneira criativa e colaborativa.
Descrição Detalhada do Projeto
Cada grupo de 3 a 5 alunos será responsável por criar sua própria Tabela Periódica artesanal. Não se preocupe, não é necessária habilidade artística para isso, apenas muita pesquisa, criatividade e colaboração.
A Tabela Periódica deve ser dividida de acordo com os grupos e períodos, e os elementos devem ser organizados de acordo com suas propriedades. Os grupos de alunos devem ainda selecionar alguns elementos para estudar mais profundamente e compartilhar suas descobertas com a classe.
Materiais Necessários
- Papelão ou papel cartão para a base da tabela.
- Papel colorido ou canetas coloridas para identificar diferentes grupos ou famílias de elementos.
- Tesouras, cola, fita adesiva.
- Computadores ou tablets para pesquisa.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Primeiramente, cada grupo deve planejar e esboçar sua Tabela Periódica. Lembre-se de levar em conta os grupos, períodos e categorias dos elementos.
- Depois, reproduza o esboço no papelão ou papel cartão. A tabela deve ser grande o suficiente para que cada elemento seja claramente visto e identificado.
- Em seguida, pesquise a respeito de cada elemento que você irá colocar em sua tabela. Anote informações relevantes como nome, símbolo, número atômico, massa atômica, grupo, período, e categoria. Para alguns elementos, tente descobrir também usos interessantes ou fatos curiosos.
- Agora, crie etiquetas para cada elemento com a informação que você pesquisou e cole-as na tabela nos locais adequados.
- Finalmente, prepare uma apresentação para a classe sobre sua Tabela Periódica. Compartilhe o que você aprendeu sobre os elementos que pesquisou de maneira mais detalhada.
Entregas do Projeto
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Tabela Periódica física: Deve ser apresentada a tabela criada pelo grupo. Ela deverá ser avaliada com relação à precisão, organização e visual.
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Apresentação oral: O grupo deve apresentar sua Tabela Periódica e compartilhar o que aprendeu sobre os elementos que pesquisou de forma mais aprofundada.
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Relatório escrito: O grupo deve entregar um relatório, no formato proposto, contendo a explicação sobre o projeto e os resultados obtidos. É importante que o relatório esteja de acordo com o que foi trabalhado na prática. A introdução deve contextualizar a importância da Tabela Periódica, o desenvolvimento deve detalhar o processo de criação da tabela, os elementos pesquisados e metodologia utilizada. Na conclusão, devem ser apresentados os aprendizados e reflexões sobre o trabalho. Por fim, deve ser apresentada a bibliografia utilizada para o desenvolvimento do projeto.