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Projeto: Desvendando Substâncias e Misturas

Ciências

Original Teachy

'EF09CI03'

Tipos de Substâncias e Misturas

Contextualização

A matéria que nos circunda é diversa e complexa, mas fundamentalmente, tudo é formado por substâncias químicas. Em uma visão prática, podemos pensar em duas grandes categorias: as substâncias puras e as misturas. As substâncias puras podem ser simples, composta apenas por um tipo de átomo, ou compostas, formada por mais de um tipo de átomo ligados entre si. Já as misturas, podem ser de substâncias puras ou de outras misturas.

A aplicação desses conceitos está em todos os lugares, desde a comida que comemos até os medicamentos que tomamos, dos combustíveis que usamos até os produtos de limpeza que temos em casa. A capacidade de diferenciar e classificar as substâncias em nosso entorno nos auxilia a entender melhor o mundo e a agir de forma mais consciente e segura.

Estudar esses conceitos não é apenas para entender como as coisas são feitas, mas para compreender melhor o mundo ao nosso redor. É também um passo importante para quem quer seguir carreira nas ciências exatas, como química, física ou medicina. Porém, mesmo que não queira seguir nessa direção, a compreensão desses conceitos ajuda a entender melhor muitas das notícias e eventos atuais, como questões ambientais, avanços da medicina e inovações tecnológicas.

Introdução

O projeto "Tipos de substâncias e misturas" tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre a composição da matéria, que é fundamental para a compreensão de muitos fenômenos naturais e tecnológicos. Através de atividades práticas e teóricas, os alunos poderão compreender de forma clara e objetiva a diferença entre substâncias simples, compostas e misturas.

Substâncias simples são aquelas formadas por átomos de um mesmo elemento químico. O oxigênio que respiramos e o ferro presente nos automóveis são exemplos de substâncias simples. Substâncias compostas, por outro lado, são formadas por átomos de diferentes elementos químicos. A água, composta por hidrogênio e oxigênio, e o sal de cozinha, composto por sódio e cloro, são exemplos de substâncias compostas.

Misturas, por sua vez, são combinações de duas ou mais substâncias que não reagem química ou fisicamente entre si. No nosso dia a dia, estamos sempre em contato com misturas. O ar que respiramos é uma mistura de vários gases. A água do mar é uma mistura de água e várias substâncias dissolvidas, como sais e gases. A própria comida que comemos é, na maior parte das vezes, uma mistura de várias substâncias.

Para estudar esses conceitos, sugerimos os seguintes recursos:

  1. Tabela Periódica Interativa - Fun Science
  2. Química: Substâncias e Misturas - Khan Academy
  3. Substâncias e Misturas de Substâncias - Brasil Escola

Experimentos de laboratório e demonstrações também serão utilizados para auxiliar na compreensão destes conceitos.

Atividade Prática

Título da Atividade: Desvendando Substâncias e Misturas

Objetivos do Projeto:

  1. Identificar e diferenciar substâncias simples, compostas e misturas.
  2. Compreender a aplicação e relevância desses conceitos no cotidiano.
  3. Desenvolver habilidades de pesquisa, colaboração, comunicação e redação.

Descrição detalhada do Projeto:

Neste projeto, os grupos de alunos, formados por 3 a 5 membros, irão realizar uma atividade prática de coleta, classificação e análise de amostras de substâncias e misturas. Após a coleta e análise, os alunos deverão elaborar um relatório detalhado, explicando suas descobertas, processos e conclusões.

Materiais necessários:

  1. Um kit de coleta de amostras, que pode incluir recipientes, colheres, luvas, pipetas, etc.
  2. Lupa ou microscópio, se disponível, para observação mais detalhada.
  3. Acesso à internet para pesquisa e elaboração do relatório.
  4. Livros de ciências, revistas científicas, sites de referência, etc., para consulta e referências.
  5. Software de edição de texto para a elaboração do relatório.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem se organizar em grupos de 3 a 5 integrantes.

  2. Planejamento da coleta de amostras: Cada grupo deve elaborar um plano para coletar amostras de diferentes substâncias e misturas, sempre considerando a segurança e a ética na coleta. As amostras podem ser coletadas em casa, na escola ou na comunidade.

  3. Coleta de amostras: Os alunos devem coletar as amostras conforme seu plano. Devem ser coletadas pelo menos três amostras de substâncias simples, três amostras de substâncias compostas e três amostras de misturas.

  4. Análise das amostras: Cada grupo deve observar suas amostras, identificando suas características e classificando-as como substâncias simples, compostas ou misturas. A pesquisa pode ser usada para confirmar ou ajustar as classificações.

  5. Elaboração do relatório: Os grupos devem elaborar um relatório que contenha os seguintes tópicos:

    • Introdução: Explicação do propósito do projeto, dos conceitos envolvidos e da importância desses conceitos no cotidiano.
    • Desenvolvimento: Detalhamento do processo de coleta e análise de amostras, com descrições das amostras e justificativas para suas classificações. Explicação dos conceitos de substâncias simples, compostas e misturas, e como esses conceitos se aplicam às amostras coletadas.
    • Conclusões: Reflexão sobre os resultados, as dificuldades enfrentadas, os aprendizados obtidos e as possíveis aplicações dos conceitos estudados.
    • Bibliografia: Listagem dos recursos utilizados para pesquisa e referências.

A atividade deve ser realizada em uma semana, com uma média de duas a quatro horas de trabalho por aluno.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, cada grupo de alunos deve entregar um relatório escrito, em formato digital, contendo todas as seções descritas acima. O relatório deve ser claro, conciso e bem estruturado. Deve conter imagens das amostras coletadas e analisadas e referências para fontes de informações utilizadas. A qualidade do relatório será avaliada tanto em termos de conteúdo quanto de redação e organização.

Além do relatório, os alunos devem também estar preparados para apresentar suas descobertas em uma apresentação oral na sala de aula, caso seja solicitado pelo professor. Esta apresentação deve resumir o que foi escrito no relatório e mostrar claramente a compreensão dos alunos a respeito dos conceitos trabalhados no projeto.

Com isso, espera-se que os alunos adquiram as habilidades técnicas de identificar e diferenciar substâncias simples, compostas e misturas, e habilidades socioemocionais como gestão de tempo, comunicação, resolução de problema, pensamento criativo, proatividade, entre outras.

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