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Projeto: Explorando o Mundo dos Compostos Inorgânicos

Ciências

Original Teachy

'EF09CI03'

Principais Compostos Inorgânicos

Introdução

A química inorgânica estuda a composição, comportamento e propriedades dos compostos inorgânicos, que são aqueles que não contêm carbono em sua composição. Detalhando mais, os principais compostos inorgânicos são classificados em 4 funções: ácidos, bases, sais e óxidos. Cada uma dessas funções possui características próprias, como compostos que apresentam sabor azedo são classificados como ácidos e aqueles que alteram a coloração de substâncias indicadoras são as bases.

Principais Compostos Inorgânicos

Os ácidos são substâncias que, quando em solução aquosa, liberam íons de hidrogênio (H+). As bases são substâncias que liberam íons de hidroxila (OH-) em solução aquosa. Já os sais são compostos que, quando em solução aquosa, se dissociam liberando pelo menos um cátion diferente de H+ e um ânion diferente de OH-. Os óxidos são compostos binários (ou seja, formados por dois elementos), no qual o oxigênio é o elemento mais eletronegativo.

Contextualização

A química está presente em nosso dia a dia de diversas formas, seja na alimentação, na saúde, na tecnologia, entre outros. Por exemplo, os ácidos e bases estão presentes em produtos de limpeza, nos alimentos, nos remédios e em nosso organismo. Você sabia que o nosso estômago produz ácido clorídrico para auxiliar na digestão dos alimentos? Esse é um exemplo de aplicação prática da química inorgânica em nosso dia a dia.

Os sais também estão presentes em nossa rotina, desde os mais simples, como o sal de cozinha (cloreto de sódio), até os mais complexos, utilizados em indústrias e laboratórios. E os óxidos também têm uma grande gama de aplicações: na fabricação de vidros, na indústria química, em corantes para cerâmica, etc.

Para entender mais sobre esses compostos e suas aplicações, sugiro estes recursos:

  • Livro "Química Inorgânica Não Tão Concisa" de J. Derek Woollins
  • Site de ensino de química: Brasil Escola
  • Vídeos do canal do Youtube "Química em Ação" do professor Paulo Valim, com explicações sobre o conteúdo de química inorgânica

Atividade Prática: "Explorando o Mundo dos Compostos Inorgânicos"

Título da atividade:

Explorando o Mundo dos Compostos Inorgânicos: Identificação, Classificação e Aplicações Práticas.

Objetivo do Projeto:

O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar o mundo dos compostos inorgânicos, reconhecendo suas características, classificações e aplicações práticas, por meio de pesquisa, experimentação e trabalho colaborativo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, irão trabalhar juntos para identificar e classificar compostos inorgânicos encontrados em produtos de uso diário. Em seguida, vão executar uma série de experimentos simples para confirmar sua classificação. O projeto será finalizado com a elaboração de um relatório detalhando suas observações, resultados e conclusões, bem como a aplicação prática do conhecimento adquirido.

Materiais Necessários:

  • Produtos de uso diário que contenham os compostos inorgânicos a serem estudados (verificar os rótulos)
  • Papel
  • Caneta
  • Computador com acesso à internet para pesquisa
  • Equipamento de segurança (óculos de proteção, luvas)
  • Kit de indicadores de pH
  • Bécher
  • Água
  • Colher de chá

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

1. Pesquisa e Identificação:

Cada grupo deverá escolher pelo menos um produto que contenha em sua composição um ácido, uma base, um sal e um óxido. A identificação destes compostos pode ser realizada através da leitura dos rótulos dos produtos e pesquisa adicional na internet ou em livros de química.

2. Classificação:

Após a identificação dos compostos inorgânicos, os alunos vão classificá-los como ácido, base, sal ou óxido, de acordo com suas características e composições.

3. Experimentação:

Os grupos irão realizar experimentos para confirmar a classificação dos compostos inorgânicos. Por exemplo, um produto que contém um ácido pode ser testado com um indicador de pH para verificar se realmente ele exibe comportamento ácido. Lembre-se, a segurança é a prioridade. Sempre use equipamento de proteção e realize os experimentos em um ambiente controlado e seguro.

4. Documentação:

Durante todo o processo, é importante que os alunos documentem suas observações, os resultados dos experimentos e as conclusões a que chegam. Isso será útil para a elaboração do relatório final.

5. Relatório Final:

O grupo irá se reunir para compilar suas descobertas e observações em um relatório final. Este documento deve seguir o formato de um relatório científico, apresentando uma introdução (com a relevância e objetivo do projeto), desenvolvimento (a teoria, metodologia, resultados e discussão), conclusão e bibliografia.

Os alunos devem se esforçar para explicar da maneira mais clara e concisa possível o que fizeram, como fizeram, o que descobriram e o que o projeto significa no seu contexto maior de aprendizado. O relatório deve também detalhar como os conceitos aprendidos se aplicam ao mundo real, aumentando, assim, a relevância do conteúdo aprendido.

Nota: Este projeto deve levar cerca de 5 a 10 horas para ser concluído e o prazo para a entrega do relatório final é de um mês a partir da data de início.

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