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Projeto: Substâncias e Misturas no Nosso Cotidiano

Ciências

Original Teachy

'EF09CI03'

Tipos de Substâncias e Misturas

Introdução e Contextualização

Introdução Teórica

A matéria que compõe o nosso universo é feita de diferentes substâncias, que são constituídas por átomos e moléculas. Estas substâncias podem ser simples, quando são formadas por apenas um tipo de átomo, ou compostas, quando são formadas por mais de um tipo de átomo. O oxigênio que respiramos, por exemplo, é uma substância simples, enquanto a água que bebemos é uma substância composta, formada por átomos de hidrogênio e oxigênio.

As substâncias não existem isoladamente na natureza, elas geralmente estão misturadas com outras substâncias. Essas misturas podem ser homogêneas, quando não conseguimos distinguir visualmente os componentes da mistura, ou heterogêneas, quando conseguimos distinguir visualmente os componentes da mistura. As substâncias e misturas estão presentes em nosso cotidiano e são a base da química, ciência que estuda a composição, estrutura e propriedades da matéria, bem como as mudanças que ela sofre durante as reações químicas.

Essa disciplina é fundamental para o desenvolvimento do pensamento científico e para a formação de indivíduos bem informados e capazes de compreender e agir no mundo. Por isso, é importante que os estudantes desenvolvam uma compreensão sólida desses conceitos e sejam capazes de aplicá-los em diferentes contextos.

Contextualização

Os conceitos de substâncias e misturas estão profundamente enraizados em nossas vidas diárias. Desde a comida que comemos até o ar que respiramos, tudo envolve substâncias e misturas. Compreender esses conceitos nos ajuda a entender como os alimentos são preparados, como os medicamentos são formulados, como os produtos de limpeza funcionam e muito mais.

Além disso, esses conceitos são fundamentais para os campos da química e da física, que têm aplicações em muitos campos diferentes, incluindo medicina, engenharia, ciências ambientais e materiais. Portanto, o estudo desses conceitos não é apenas relevante para a vida cotidiana, mas também prepara os alunos para uma variedade de carreiras e estudos futuros.

Atividade Prática

Título da Atividade: Substâncias e Misturas no Nosso Cotidiano

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é explorar o conceito de substâncias e misturas, sua identificação, classificação e aplicação no mundo real.

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 pessoas e deverão escolher um objeto ou produto comum no cotidiano (pode ser um alimento, um produto de limpeza, um medicamento, etc.). A partir daí, os alunos deverão pesquisar e identificar as principais substâncias presentes nesse objeto ou produto e classificá-las como simples ou compostas. Além disso, devem identificar se o objeto ou produto em questão é uma mistura homogênea ou heterogênea.

Cada grupo deve criar uma apresentação detalhada sobre o objeto ou produto escolhido, incluindo:

  • As substâncias presentes e suas classificações.
  • Como essas substâncias contribuem para a função do objeto ou produto.
  • Qualquer reação química que possa ocorrer quando o objeto ou produto é usado.
  • Como a compreensão dessas substâncias e reações é importante para o uso do objeto ou produto.

Materiais Necessários

  • Acesso a Internet para pesquisa.
  • Software para criação de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.).
  • Acesso a bibliografia sugerida.

Passo a Passo Detalhado para Realização da Atividade

  1. Formação dos grupos: Os alunos devem se dividir em grupos de 3 a 5 participantes;

  2. Escolha do objeto ou produto: Cada grupo deve escolher um objeto ou produto comum no seu cotidiano para ser o foco do projeto;

  3. Pesquisa: Após a escolha do objeto ou produto, os alunos devem pesquisar sobre as substâncias que o compõem, classificando-as como simples ou compostas, e identificar se o produto ou objeto é uma mistura homogênea ou heterogênea;

  4. Elaboração da apresentação: Com base na pesquisa, cada grupo deve criar uma apresentação detalhando as substâncias encontradas, suas classificações, e como estas substâncias se relacionam e interferem com a funcionalidade do objeto ou produto escolhido;

  5. Apresentação: Cada grupo deve fazer uma apresentação do seu projeto para a classe, explicando os conceitos envolvidos, e respondendo a perguntas da audiência;

  6. Redação do Relatório: Após a apresentação, cada grupo deve redigir um relatório em formato de artigo científico, com os tópicos de: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.

Entregas do Projeto

  • Uma apresentação em PowerPoint ou Google Slides que detalha a pesquisa e as conclusões do grupo.
  • Um relatório escrito na forma de artigo científico. Este relatório deve começar com uma introdução que contextualiza o tema e a relevância do projeto, seguido pelo desenvolvimento em que os alunos explicam a teoria por trás dos conceitos-chave, descrevem o objeto ou produto escolhido, apresentam e discutem os resultados obtidos. O relatório deve terminar com uma conclusão que recapitula os principais pontos do trabalho, os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas do projeto. Por fim, a bibliografia utilizada deve ser indicada.

Tempo de Execução

O projeto deverá ser concluído no prazo de um mês, com cada aluno contribuindo entre 5 a 10 horas de trabalho.

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