Contextualização
O Sistema Internacional de Unidades (SI) é a forma moderna do sistema métrico e é a linguagem numérica mais usada em todo o mundo. É a linguagem universal das medidas usadas em quase todos os aspectos da vida. Quando vamos ao mercado, por exemplo, compramos frutas por kg (quilograma), medimos distâncias em metros (m) e compramos bebidas em litros (L). Entender as unidades de medida SI é crucial para entender e interpretar o mundo ao nosso redor.
As unidades SI têm uma longa história e foram desenvolvidas ao longo de séculos. Com a Revolução Científica e a necessidade crescente de precisão nos cálculos e medidas, surgiu a necessidade de um sistema de medidas universal. Em 1960, a 11ª Conferência Geral de Pesos e Medidas adotou oficialmente o "Sistema Internacional de Unidades" como o padrão mundial de medição.
Introdução
Neste projeto, vocês irão mergulhar no universo do Sistema Internacional de Unidades. O sistema abrange sete unidades fundamentais: o metro (m), o quilograma (kg), o segundo (s), o ampère (A), o kelvin (K), a mol (mol) e o candelabro (cd). Para cada uma dessas unidades, há unidades derivadas que são usadas em situações específicas.
O objetivo do projeto é entender a importância das unidades SI, aprendendo sobre sua história, seus componentes e sobre as conversões entre diferentes sistemas de unidades. Esperamos que ao final do projeto, vocês possam aplicar esses conhecimentos em situações do dia-a-dia e compreendam o valor das unidades de medida no mundo moderno.
Para auxiliá-los nessa jornada, sugerimos os seguintes recursos:
- Artigo introdutório sobre o SI
- Artigo da UFRGS sobre a História das Unidades de Medida
- Material de apoio do IFSC sobre as unidades do SI
Esperamos que este projeto seja uma jornada empolgante e informativa para vocês!
Atividade Prática
Título da Atividade: Explorando o Sistema Internacional de Unidades
Objetivo do projeto
O objetivo desta atividade é que os alunos, além de aprenderem sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI), se familiarizem com os processos de conversão entre diferentes sistemas de medida. Para isso, os alunos irão fazer pesquisas, construir um quadro de conversões e, finalmente, apresentar uma situação cotidiana na qual tiveram que aplicar os conceitos aprendidos.
Descrição detalhada do projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 e receberão a tarefa de estudar e conhecer profundamente as sete unidades básicas do SI e suas derivadas.
Etapas do projeto:
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Estudo das Unidades SI: Os alunos devem fazer uma pesquisa aprofundada sobre as unidades de medida SI e suas derivadas, estudando cada uma delas, suas definições, usos e conversões.
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Construção de um Quadro de Conversão: Com as informações coletadas, os alunos devem criar um quadro de conversão abrangente das unidades SI para outras unidades comuns (como unidades imperiais), que pode ser exibido na sala de aula para futuras referências.
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Exemplificação Prática: Os alunos devem pensar e apresentar uma situação cotidiana em que as unidades de medida e suas conversões são aplicadas. Os alunos devem apresentar a situação, a problemática, a solução encontrada e a aplicação do SI nela.
Materiais Necessários
- Acesso à internet para pesquisa.
- Material para confecção do Quadro de conversão (papel, canetas coloridas, régua).
- Materiais de escrita para redação do relatório.
Passo a Passo detalhado para a realização da atividade
- Formação dos grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 membros.
- Pesquisa e Discussão: Cada grupo deve pesquisar sobre as unidades de medida SI, a história, a definição e os usos de cada uma, bem como as unidades derivadas.
- Criação do Quadro de Conversão: Usando as informações coletadas, cada grupo deve criar um quadro de conversão das unidades SI para outras unidades de medida comuns.
- Apresentação de Situação Cotidiana: Cada grupo deve pensar e apresentar detalhadamente uma situação cotidiana onde tiveram que aplicar a conversão de unidades.
- Construção do Relatório: Cada grupo deve redigir um relatório contendo as quatro partes: introdução, desenvolvimento, conclusões e bibliografia. Na introdução, os alunos devem contextualizar o SI, sua relevância e a motivação para o projeto. No desenvolvimento, os alunos devem detalhar as informações coletadas sobre o SI, os passos seguidos na construção do quadro de conversão e a situação cotidiana apresentada. Na conclusão, os alunos devem destacar os principais aprendizados e a aplicação do SI na vida cotidiana. Na bibliografia, os alunos devem citar todas as fontes de informação utilizadas.
Entregas do Projeto
No final, cada grupo deve entregar o Quadro de Conversão feito por eles e o relatório em formato digital com todos os pontos solicitados. Essas entregas constituem uma parte fundamental do projeto, pois refletem o conhecimento adquirido pelos alunos sobre o SI, bem como a capacidade de aplicar esse conhecimento em situações reais.
O relatório é de importância especial, pois demanda que os alunos organizem sistematicamente o conhecimento adquirido, articulem a teoria com a aplicação prática e reflitam sobre o aprendizado obtido.