Contextualização
Os "Tigres Asiáticos" ou "Quatro Tigres Asiáticos" é um termo que se refere a quatro regiões da Ásia - Hong Kong, Singapura, Coreia do Sul e Taiwan - que passaram por um rápido desenvolvimento econômico durante a segunda metade do século XX. Este desenvolvimento foi impulsionado, em parte, por fortes investimentos em educação, trabalho focado na exportação e uma administração pública eficiente. As economias desses "Tigres" mudaram de economias de baixo custo baseadas na produção para economias baseadas em tecnologia e informação.
Ao longo deste projeto, vamos analisar os fatores que levaram ao fenômeno dos Tigres Asiáticos e como eles influenciaram as relações comerciais e econômicas globais. Vamos investigar as estratégias adotadas por esses países e como elas resultaram em um boom econômico, considerando o papel das corporações internacionais e organizações econômicas mundiais neste processo.
Importância do Estudo
Este estudo nos ajudará a entender melhor as dinâmicas da economia global, bem como a importância do comércio internacional, políticas eficientes e educação de qualidade para o desenvolvimento de uma nação. É uma excelente oportunidade para examinar como as relações comerciais internacionais evoluíram e os efeitos dessas mudanças na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
Atividade Prática
Título: Analisando os Tigres: O Caminho para o Crescimento Econômico na Ásia
Objetivo do projeto
O objetivo deste projeto é que os alunos pesquisem e analisem a história econômica dos Tigres Asiáticos, focando em como esses países conseguiram um crescimento econômico notável em algumas décadas. Na conclusão, os alunos deverão preparar uma apresentação e um relatório detalhado de suas descobertas.
Descrição do projeto
Em grupos de 3 a 5 pessoas, os alunos irão investigar a ascensão econômica dos Tigres Asiáticos. O projeto deverá ser dividido em duas etapas principais:
-
Pesquisa: Os alunos deverão realizar uma pesquisa detalhada sobre cada um dos Tigres Asiáticos - Taiwan, Hong Kong, Singapura e Coreia do Sul - e compreender os fatores que levaram ao seu rápido desenvolvimento econômico.
-
Análise e Produção: Após a pesquisa, os alunos deverão analisar suas descobertas e organizar seus pensamentos em uma apresentação coesa e um relatório detalhado.
Materiais necessários
- Computadores com acesso à Internet para pesquisa
- Softwares de apresentação como PowerPoint, Google Slides, etc.
- Canetas, Papéis, Marcadores para anotações e planejamento
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Formação de Grupos: Forme grupos de 3 a 5 alunos.
-
Designação de Tarefas: Cada grupo deve dividir as responsabilidades de pesquisa entre os membros. É recomendável que cada aluno seja responsável por um aspecto da pesquisa (e.g., história econômica, políticas de comércio, influência das corporações internacionais, etc.).
-
Pesquisa: Utilizando as fontes sugeridas e outras fontes confiáveis, os alunos devem coletar informações sobre os Tigres Asiáticos. Lembre-se, a pesquisa não deve se limitar aos aspectos econômicos. As questões sociais, culturais e políticas também são importantes.
-
Organização da Informação: Depois de concluída a pesquisa, o grupo deve se reunir para organizar a informação, discutir suas descobertas e decidir a melhor maneira de apresentar suas análises.
-
Criação da Apresentação: Utilizando os softwares de apresentação, os alunos devem criar uma apresentação visual que sintetize suas descobertas.
-
Preparação do Relatório: O grupo deve colaborar na redação de um relatório detalhado que contenha todas as informações coletadas e as análises realizadas.
Entregas do projeto
Ao final do mês, cada grupo deve apresentar as seguintes entregas:
- Uma apresentação visual de suas descobertas.
- Um relatório escrito detalhando seus achados e análises.
O relatório deve seguir o seguinte formato:
-
Introdução: Explicar o que são os Tigres Asiáticos, o motivo de sua escolha de estudo e a relevância de entender seus modelos econômicos.
-
Desenvolvimento: Descrever a metodologia de pesquisa, apresentar a informação coletada e as análises realizadas.
-
Conclusão: Discutir as conclusões tiradas da pesquisa e o que foi aprendido sobre os Tigres Asiáticos e sua relevância na economia mundial.
-
Bibliografia: Listar todas as fontes utilizadas para a realização do projeto.
Além de adquirir habilidades técnicas relacionadas ao estudo da Geografia e compreensão de sistemas econômicos, os alunos também desenvolverão habilidades socioemocionais, como gerenciamento de tempo, resolução de problemas, pensamento criativo e colaboração.