Contextualização
O mundo globalizado em que vivemos é marcado pela complexa rede de relações econômicas, políticas e culturais que transcendem continentes e nações. Dentro deste cenário, as organizações intergovernamentais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), desempenham um papel fundamental na coordenação de ações e na mediação de disputas em uma escala global.
Ao longo de sua existência, a ONU e outros organismos similares têm desempenhado um papel chave na manutenção da paz mundial, na promoção dos direitos humanos, no combate à pobreza e na coordenação de esforços para enfrentar desafios globais como a mudança climática, para mencionar apenas algumas de suas funções.
Introdução
A ONU foi criada em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de prevenir o surgimento de um terceiro conflito em escala global. Seus membros fundadores, que incluíam tanto vencedores quanto perdedores da guerra, estabeleceram como seus principais objetivos a promoção da paz e segurança internacionais, o fomento às relações amistosas entre as nações e a cooperação internacional em problemas de ordem econômica, social, cultural e humanitária.
É essencial para a compreensão das questões geopolíticas contemporâneas entender a forma como a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, especialmente em situações de conflito, intervenções militares e influência cultural. A atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na economia global e na vida das populações é outro tópico-chave que será abordado.
Outro tema importante é o valor das distintas manifestações culturais das minorias étnicas que nos ajudam a compreender a multiplicidade cultural na escala mundial, e a importância do respeito às diferenças.
Para se aprofundar mais no tema e preparar-se melhor para o projeto, os alunos podem consultar as seguintes fontes confiáveis:
- Site oficial da ONU (link)
- Artigos na Wikipedia sobre a ONU (link) e sobre organizações intergovernamentais (link).
- Documentários sobre a ONU disponíveis no YouTube (link)
- Livro "ONU: Das Esperanças Inaugurais aos Desafios Atuais", de Luiz Felipe de Seixas Corrêa (link)
Atividade Prática
Título da Atividade: "Diplomatas em Ação: Simulação da ONU e Organizações Intergovernamentais"
Objetivo do Projeto
Nesta atividade, os alunos irão simular o funcionamento de uma organização intergovernamental, especificamente a ONU, referindo-se às experiências reais de países membros em lidar com questões políticas, econômicas, culturais e humanitárias. Através de essa imersão ativa, espera-se que os alunos compreendam melhor as funções e complexidades dessas organizações, a importância da cooperação internacional e o impacto das decisões tomadas na vida das pessoas em todo o mundo.
No final do projeto, os alunos devem apresentar um relatório detalhado sobre a experiência, abordando os desafios e as soluções encontradas, refletindo sobre o papel e a importância das organizações intergovernamentais na geopolítica atual.
Descrição do Projeto
A atividade será realizada em grupos de 3 a 5 alunos, com um mês para a preparação e execução do projeto. Cada grupo representará uma delegação de um país membro da ONU, recebendo um dossiê com informações gerais do país e uma questão específica para discutir e resolver.
Os grupos deverão se preparar para um debate simulado, onde apresentarão suas posições, negociarão com outras delegações e buscarão aprovar resoluções. O projeto culminará em uma simulação de uma conferência da ONU, onde os grupos se enfrentarão em debates e negociações.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet para pesquisas sobre o país representado e o tópico designado.
- Papel e caneta para anotar e planejar as discussões e negociações.
- Espaço adequado para a simulação da conferência.
Passo a passo
- Formem os grupos e entregue a cada um deles um dossiê sobre o país que irão representar e a questão a ser abordada. As questões podem variar desde conflitos internacionais, crises humanitárias, questões ambientais, entre outros.
- Programe encontros semanais de orientação e feedback com cada grupo, para acompanhar o progresso, esclarecer dúvidas e orientar a pesquisa e preparação.
- Oriente os alunos a pesquisar e compreender profundamente as questões geopolíticas, econômicas, culturais e humanitárias do país que eles representam, bem como a posição desse país em relação à questão específica que lhes foi atribuída.
- Peça aos alunos para prepararem uma apresentação sobre a posição de seu país, as propostas de resolução da questão e uma estratégia de negociação.
- Faça uma simulação de uma conferência da ONU, onde cada grupo apresentará sua posição, negociará com outras delegações e tentará resolver o problema proposto.
- Peça que cada grupo prepare um relatório escrito sobre a experiência, refletindo sobre o processo, os desafios enfrentados, as soluções propostas e a importância das organizações intergovernamentais.
O relatório final deve ser estruturado da seguinte forma:
Entrega do Projeto
1. Introdução:
Os alunos devem apresentar o país que representaram, a questão que lhes foi atribuída e o objetivo do projeto.
2. Desenvolvimento:
Aqui, os alunos devem descrever a preparação para a simulação, a pesquisa realizada, as estratégias de negociação utilizadas e o resultado da simulação. Os alunos devem mostrar um entendimento das questões geopolíticas relacionadas ao tema e a dinâmica das organizações intergovernamentais.
3. Conclusões:
Os alunos devem refletir sobre a experiência, destacando os aprendizados obtidos, os desafios enfrentados, as soluções propostas e como isso mudou a percepção deles sobre o papel das organizações intergovernamentais.
4. Bibliografia:
Por último, os alunos devem listar todas as fontes utilizadas durante a pesquisa e preparação para a simulação.
Espera-se que este projeto lúdico, interativo e educativo ajude os alunos a desenvolver uma compreensão profunda e prática do papel das organizações intergovernamentais, enquanto aprimoram habilidades importantes como pesquisa, comunicação, negociação e resolução de problemas.