Entrar

Projeto: Produtores e Consumidores - A Distribuição da Agropecuária e a Fome

Geografia

Original Teachy

'EF09GE14'

Mundo: Agropecuária e a Fome

Contextualização

A agropecuária é uma das atividades mais antigas da humanidade, exercendo papel chave na formação e desenvolvimento das sociedades. Ela é o motor econômico de muitos países e alimenta milhões de pessoas ao redor do mundo, mas como está distribuída? Como ela é capaz de atender a todos? Este projeto propõe um olhar crítico sobre o papel e a distribuição da agropecuária mundial.

Nos últimos séculos, a humanidade desenvolveu tecnologias que possibilitaram o crescimento exponencial da produção agropecuária. Contudo, ainda enfrentamos grandes desafios, como a sustentabilidade desta atividade, as interferências climáticas e, especialmente, a fome. Apesar da capacidade produtiva global, milhões de pessoas ainda sofrem com a insegurança alimentar.

Importância e Conexão com o Mundo Real

A agropecuária, além de produzir alimentos, é responsável pela geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico de muitos países. Porém, a distribuição desigual de tais benefícios, bem como a destinação de grande parte da produção agropecuária para alimentação de animais ou para produção de biocombustíveis, contribui para a manutenção do quadro de insegurança alimentar no mundo.

Nosso projeto se propõe a investigar a relação entre a distribuição da agropecuária mundial e a persistência da fome, a fim de que possamos compreender melhor essas dinâmicas e refletir acerca de possíveis soluções. Portanto, nosso estudo ganha relevância, pois lida com aspectos fundamentais para a sobrevivência e desenvolvimento humano.

Atividade Prática

Título da Atividade: Produtores e Consumidores - A Distribuição da Agropecuária e a Fome

Objetivo do Projeto

Explorar a distribuição da agropecuária mundial e sua relação com o problema da fome, desvendando o processo produtivo e as dificuldades que se apresentam para o acesso a alimentos.

Descrição Detalhada do Projeto

Cada grupo de alunos (composto por 3 a 5 integrantes) será responsável por investigar um país específico, focando em seu perfil produtivo (principais produtos agropecuários), consumo alimentar e questões relacionadas à segurança alimentar.

É importante frisar que o país a ser estudado será designado pelo professor, de modo a garantir uma ampla gama de casos variados e interessantes.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet para pesquisa.
  • Materiais para a produção de gráficos como papel, lápis de cor, réguas, etc.
  • Softwares de edição de texto para a escrita do relatório.
  • Materiais para apresentação (se achar necessário), como cartolina, canetas coloridas, etc.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Pesquisa: Os alunos devem investigar o perfil de agropecuária do país atribuído, identificando os principais produtos cultivados e criados e as áreas dedicadas a cada atividade.
  2. Gráficos: Com base nos dados coletados, os alunos criarão gráficos de barras e setores para ilustrar as informações.
  3. Mapa Temático: Os alunos irão criar um mapa temático representando a distribuição das atividades agropecuárias no país estudado.
  4. Fome e Segurança Alimentar: Os alunos devem pesquisar sobre a situação da fome e da segurança alimentar no país em questão.
  5. Relatório: Por fim, cada grupo deve elaborar um relatório detalhando as informações encontradas, as atividades realizadas e as conclusões obtidas.

Entregas do Projeto

O grupo deve entregar:

  1. Gráficos de Barras e Setores: Representando a distribuição e a importância dos diversos produtos na agropecuária do país estudado.
  2. Mapa Temático: Mostrando a distribuição das atividades agropecuárias no país.
  3. Relatório Escrito: Deve ter quatro partes principais:
    • Introdução: Contextualizando o país escolhido, a relevância do estudo e o objetivo do projeto.
    • Desenvolvimento: Explicitando a teoria agropecuária do país, explicando as atividades executadas, a metodologia utilizada e apresentando e discutindo os resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomando os pontos principais, explicitando os aprendizados e as conclusões sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicando as fontes que basearam o trabalho.
  4. Apresentação do trabalho (se achar pertinente): Breve apresentação oral do trabalho realizado e dos resultados obtidos.

A produção do gráfico, do mapa temático e do relatório escrito são etapas fundamentais para o desenvolvimento das habilidades técnicas e socioemocionais propostas, como interpretação de gráficos, análise de informações, gerenciamento de tempo, trabalho em equipe, comunicação efetiva e pensamento crítico. O relatório escrito, em particular, permite aos alunos trabalhar sua capacidade de síntese, argumentação e redação, além de proporcionar uma oportunidade para refletir sobre o processo de trabalho e sobre os resultados obtidos.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies