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Projeto: Simulando a Primavera Árabe: Uma Imersão em Geopolítica e Economia

Geografia

Original Teachy

'EF09GE05'

Mundo: Primavera Árabe

Contextualização

O termo "Primavera Árabe" refere-se a uma série de manifestações e revoluções populares que eclodiram em muitos países árabes no início de 2011. O movimento envolveu protestos pacíficos e também violentos, revoltas e algumas vezes guerras civis.

Esses movimentos tiveram origem com a esperança de que a mudança política poderia levar à justiça social, à liberdade e à democracia. A Primavera Árabe é um importante evento global que demonstra o poder do povo em exigir mudanças e a luta pela democracia.

Em nosso estudando, vamos entender as principais causas e os desdobramentos dessas manifestações e revoluções, discutindo tópicos como a questão das fronteiras, as tensões e os conflitos no Oriente Médio e no Norte da África, bem como as implicações para a integração mundial.

Importância do tema

A Primavera Árabe é um marco na história contemporânea que modificou o cenário geopolítico de uma região até então dominada por regimes autoritários. Através do estudo deste fenômeno, podemos compreender as transformações territoriais, a multiplicidade de regionalidades e o impacto dos protestos no contexto da globalização e mundialização.

Além disso, a Primavera Árabe introduz discussões importantes sobre as lutas por democracia, os direitos humanos e as mudanças sociais. O entendimento desses conceitos é essencial para a conscientização crítica e política, habilidades cada vez mais necessárias em nossa sociedade atual.

Atividade Prática

Título da Atividade: Simulando a Primavera Árabe: Uma Imersão em Geopolítica e Economia

Objetivo do Projeto:

Compreender as causas e consequências da Primavera Árabe relacionando os fatos sociais, políticos e econômicos em um contexto histórico e geográfico. Além disso, desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e comunicação.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 participantes e cada grupo representará um país envolvido na Primavera Árabe (Tunísia, Egito, Líbia, Síria, Bahrein, etc). Cada grupo terá o papel de analisar a situação de seu respectivo país antes, durante e após a Primavera Árabe.

Faz parte do projeto:

  1. Pesquisa Histórica: Entender o contexto histórico do país, incluindo a formação de suas fronteiras, sua estrutura político-econômica antes dos protestos e a relação desse país com a globalização.

  2. Análise dos Eventos: Descrição detalhada dos protestos, as demandas dos manifestantes, a resposta do governo e os conflitos que se seguiram.

  3. Consequências e o Atual Estado do País: Análise das mudanças ocorridas no país após os protestos (políticas, sociais, econômicas, etc) e a situação atual do país.

Os grupos também irão organizar um painel de discussão onde vão apresentar suas descobertas e discussões.

Materiais Necessários:

  • Acesso à internet para pesquisa;
  • Papel, lápis ou caneta para anotações;
  • Softwares de apresentação (opcional).

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade:

  1. Divisão dos grupos e seleção dos países a serem estudados;
  2. Pesquisa e análise do contexto histórico e geopolítico dos países escolhidos;
  3. Elaboração de um relatório detalhado do ocorrido durante a Primavera Árabe no país escolhido;
  4. Análise das mudanças ocorridas após a Primavera Árabe e o atual estado do país;
  5. Preparação de uma apresentação oral sobre as descobertas e discussões;
  6. Realização do painel de discussão.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, os grupos deverão entregar:

  1. Um relatório escrito detalhado com:

    • Introdução: Contextualização da Primavera Árabe, do país escolhido e a relevância do estudo.
    • Desenvolvimento: Detalhamento da pesquisa realizada, metodologia adotada, análise dos fatos e discussão dos resultados obtidos.
    • Conclusão: Retomada dos pontos principais do trabalho, aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a realização do trabalho.
  2. Apresentação oral sobre as descobertas e discussões durante o painel de discussão.

A apresentação oral e o relatório escritos devem estar interligados, de forma que o relatório escrito forneça o suporte teórico para a apresentação oral e a apresentação oral seja uma representação sintetizada e dinâmica do trabalho realizado.

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