Entrar

Projeto: A Fria Corrida da História

História

Original Teachy

'EF09HI28'

Guerra Fria: Introdução

Contextualização

Pensar a respeito da Guerra Fria não remete somente ao estudo de um conflito entre nações poderosas, mas também à compreensão de como esse período afetou diretamente as relações internacionais, as tendências políticas e culturais e até mesmo as tecnologias que vemos hoje. A Guerra Fria, que teve seu início em 1945 e final em 1991, foi uma série de tensões políticas e militares entre as duas grandes potências da época: Estados Unidos e União Soviética.

Durante essas quase cinco décadas, a política de blocos dividiu o mundo em duas perspectivas ideológicas: capitalista e comunista. Essa divisão gerou não apenas conflitos armados indiretos e corridas armamentistas e espaciais, mas também influenciou a arte, a música, o cinema, as relações de trabalho e as relações diplomaticas entre nações.

A Guerra Fria ainda é um tema relevante e atual, principalmente quando analisamos o cenário político contemporâneo. As relações entre países, a formação de blocos econômicos e alianças militares, bem como as tensões entre grandes potências mundiais podem ter suas raízes rastreadas até este período histórico.

A Guerra Fria também nos permite a compreensão de movimentos migratórios, conflitos étnico-raciais, tensões políticas e disputas por território e recursos naturais que marcam o nosso século. Estudar a Guerra Fria é, em última análise, entender como o impacto desse período molda o mundo em que vivemos hoje.

Para aprofundar o estudo sobre a Guerra Fria, recomendamos o livro "A Guerra Fria: uma história global" de Odd Arne Westad, com uma excelente análise de todo o período. Além disso, o site da BBC Brasil possui um rico arquivo com imagens, vídeos e artigos sobre a Guerra Fria. E uma dica de um documentário que explora o período é "Guerra Fria", disponível na plataforma de streaming Netflix.

Atividade Prática - "A Fria Corrida da História"

Objetivo da Atividade

Os alunos devem encenar uma "corrida" simulando os principais pontos de tensão da Guerra Fria. Isso permitirá que eles entendam o fluxo, a dinâmica e as mudanças ocorridas durante esse período de tempo, além de colocá-los em situações onde devem pensar e agir conforme os líderes da época fizeram.

Descrição Detalhada da Atividade

Após a divisão dos grupos, cada um será responsável por representar um dos dois blocos que protagonizaram a Guerra Fria: Estados Unidos ou União Soviética. O "campo de corrida" será dividido em etapas, que representam eventos ou aspectos significativos da Guerra Fria que devem ser analisados e explorados pelo grupo: Formação de blocos, Guerra da Coréia, Corrida Espacial, Guerra do Vietnã, Queda do Muro de Berlim, etc.

Em cada etapa, o grupo deve:

  1. Pesquisar sobre o evento
  2. Analisar as ações dos Estados Unidos ou União Soviética naquele momento
  3. Discutir entre si e decidir que ação eles teriam tomado se estivessem nessa situação
  4. Apresentar suas decisões e justificá-las

Materiais necessários

  1. Materiais para pesquisa: Computadores com acesso à internet, livros sobre a Guerra Fria, documentários, etc.
  2. Materiais para apresentação: Papel, caneta, cartolinas, marcadores, etc.

Passo a Passo da Atividade

  1. Dividir os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
  2. Cada grupo escolherá um lado para representar (Estados Unidos ou União Soviética).
  3. Apresentar as etapas da corrida e explicar o que cada uma representa.
  4. Os grupos devem começar a pesquisa sobre a primeira etapa.
  5. Após a pesquisa, o grupo deve discutir e decidir qual ação seria tomada.
  6. Em seguida, apresentarão suas decisões e as justificarão perante a classe.
  7. O processo se repete para todas as etapas.
  8. No final, os alunos devem refletir sobre a corrida e discutir as lições aprendidas.

Entregas do Projeto

Após a conclusão da atividade prática, cada grupo deve redigir um relatório contendo:

  1. Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.

  2. Desenvolvimento: Nessa seção, os alunos deverão detalhar o desdobramento da atividade, a pesquisa feita, as justificativas apresentadas em cada etapa e a relação com os conceitos teóricos estudados. Além disso, devem indicar a metodologia utilizada e apresentar de forma clara os resultados da discussão do grupo.

  3. Conclusão: Retomada dos pontos principais discutidos durante a atividade prática, os aprendizados obtidos, e as conclusões retiradas sobre o projeto.

  4. Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a elaboração do projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

O relatório deve ser entregue para avaliação após um mês da data de início do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies