Contextualização
Pensar a respeito da Guerra Fria não remete somente ao estudo de um conflito entre nações poderosas, mas também à compreensão de como esse período afetou diretamente as relações internacionais, as tendências políticas e culturais e até mesmo as tecnologias que vemos hoje. A Guerra Fria, que teve seu início em 1945 e final em 1991, foi uma série de tensões políticas e militares entre as duas grandes potências da época: Estados Unidos e União Soviética.
Durante essas quase cinco décadas, a política de blocos dividiu o mundo em duas perspectivas ideológicas: capitalista e comunista. Essa divisão gerou não apenas conflitos armados indiretos e corridas armamentistas e espaciais, mas também influenciou a arte, a música, o cinema, as relações de trabalho e as relações diplomaticas entre nações.
A Guerra Fria ainda é um tema relevante e atual, principalmente quando analisamos o cenário político contemporâneo. As relações entre países, a formação de blocos econômicos e alianças militares, bem como as tensões entre grandes potências mundiais podem ter suas raízes rastreadas até este período histórico.
A Guerra Fria também nos permite a compreensão de movimentos migratórios, conflitos étnico-raciais, tensões políticas e disputas por território e recursos naturais que marcam o nosso século. Estudar a Guerra Fria é, em última análise, entender como o impacto desse período molda o mundo em que vivemos hoje.
Para aprofundar o estudo sobre a Guerra Fria, recomendamos o livro "A Guerra Fria: uma história global" de Odd Arne Westad, com uma excelente análise de todo o período. Além disso, o site da BBC Brasil possui um rico arquivo com imagens, vídeos e artigos sobre a Guerra Fria. E uma dica de um documentário que explora o período é "Guerra Fria", disponível na plataforma de streaming Netflix.
Atividade Prática - "A Fria Corrida da História"
Objetivo da Atividade
Os alunos devem encenar uma "corrida" simulando os principais pontos de tensão da Guerra Fria. Isso permitirá que eles entendam o fluxo, a dinâmica e as mudanças ocorridas durante esse período de tempo, além de colocá-los em situações onde devem pensar e agir conforme os líderes da época fizeram.
Descrição Detalhada da Atividade
Após a divisão dos grupos, cada um será responsável por representar um dos dois blocos que protagonizaram a Guerra Fria: Estados Unidos ou União Soviética. O "campo de corrida" será dividido em etapas, que representam eventos ou aspectos significativos da Guerra Fria que devem ser analisados e explorados pelo grupo: Formação de blocos, Guerra da Coréia, Corrida Espacial, Guerra do Vietnã, Queda do Muro de Berlim, etc.
Em cada etapa, o grupo deve:
- Pesquisar sobre o evento
- Analisar as ações dos Estados Unidos ou União Soviética naquele momento
- Discutir entre si e decidir que ação eles teriam tomado se estivessem nessa situação
- Apresentar suas decisões e justificá-las
Materiais necessários
- Materiais para pesquisa: Computadores com acesso à internet, livros sobre a Guerra Fria, documentários, etc.
- Materiais para apresentação: Papel, caneta, cartolinas, marcadores, etc.
Passo a Passo da Atividade
- Dividir os alunos em grupos de 3 a 5 pessoas.
- Cada grupo escolherá um lado para representar (Estados Unidos ou União Soviética).
- Apresentar as etapas da corrida e explicar o que cada uma representa.
- Os grupos devem começar a pesquisa sobre a primeira etapa.
- Após a pesquisa, o grupo deve discutir e decidir qual ação seria tomada.
- Em seguida, apresentarão suas decisões e as justificarão perante a classe.
- O processo se repete para todas as etapas.
- No final, os alunos devem refletir sobre a corrida e discutir as lições aprendidas.
Entregas do Projeto
Após a conclusão da atividade prática, cada grupo deve redigir um relatório contendo:
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Introdução: Contextualização do tema, sua relevância e aplicação no mundo real bem como o objetivo deste projeto.
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Desenvolvimento: Nessa seção, os alunos deverão detalhar o desdobramento da atividade, a pesquisa feita, as justificativas apresentadas em cada etapa e a relação com os conceitos teóricos estudados. Além disso, devem indicar a metodologia utilizada e apresentar de forma clara os resultados da discussão do grupo.
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Conclusão: Retomada dos pontos principais discutidos durante a atividade prática, os aprendizados obtidos, e as conclusões retiradas sobre o projeto.
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Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas para a elaboração do projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório deve ser entregue para avaliação após um mês da data de início do projeto.