Contextualização
Para entender a história do Brasil, precisamos considerar vários elementos fundamentais que moldaram nosso passado e tem influência direta no nosso presente, um desses pontos fundamentais é o período republicano. Durante este período, observamos o desenvolvimento de mudanças significativas na forma de governo, na economia, na sociedade e nos movimentos sociais que são cruciais para entender o Brasil de hoje.
Nossa jornada para entender a República Brasileira começa em 1889, com a queda do Império e a proclamação da República. Passamos pela República Velha (1889 - 1930), Era Vargas (1930 - 1945), República Populista (1946 - 1964) e terminamos com o Golpe Militar de 1964. Durante este tempo, o Brasil experimentou uma variedade de transformações políticas, sociais e econômicas que têm um impacto direto na maneira como o Brasil se apresenta hoje.
A história da República é uma história de lutas por direitos civis e sociais, transformações econômicas e o desenvolvimento de uma identidade nacional brasileira. É uma história de tentativas de inclusão e reconhecimento de grupos marginalizados, como negros e indígenas, bem como uma história de urbanização e modernização. Durante este período, várias figuras e eventos históricos se destacam, como a figura de Getúlio Vargas, o golpe militar de 1964 e o movimento dos direitos civis.
A República Brasileira não se limita a uma sequência de eventos políticos e econômicos, mas também é uma história de pessoas, ideias, identidades e lutas. É uma história de como conceitos como democracia, cidadania, trabalho e igualdade foram (re)interpretados e (re)negociados ao longo do tempo. E no fim das contas, é uma história sobre nós, como nação.
Nossa tarefa, portanto, é entender esta história e sua relevância para o Brasil que vivemos hoje. Para nos auxiliar nesta tarefa, podemos buscar informações no seguinte material:
- Brasil Escola: Este site contém uma variedade de artigos sobre diferentes períodos e aspectos da República Brasileira.
- Canal Nostalgia (YouTube): Este canal do YouTube tem uma série de vídeos sobre a história do Brasil, incluindo o período republicano.
- Livro "1889" de Laurentino Gomes: Este livro fornece uma visão detalhada sobre o nascimento da República.
- Livro "Raízes do Brasil" de Sérgio Buarque de Holanda: Este é um clássico da historiografia brasileira que aborda a formação social e política do país.
Atividade Prática
Título da Atividade: "Brasil Republicano: uma caminhada pela história"
Objetivo do Projeto:
Este projeto busca proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre o período republicano brasileiro. Através de pesquisa e montagem de uma Linha do Tempo interativa, os alunos aprenderão sobre os principais eventos, personalidades, movimentos sociais e transformações culturais, econômicas e políticas que ocorreram de 1889 a 1964.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por pesquisar e montar uma Linha do Tempo interativa, utilizando materiais físicos ou digitais, sobre o período republicano brasileiro (1889 a 1964).
A Linha do Tempo deverá incluir os principais eventos, personalidades e transformações ocorridas no período, abordando aspectos políticos, econômicos, culturais e sociais. Alguns exemplos: a Proclamação da República, Getúlio Vargas, o Trabalhismo, a Constituição de 1934, a Era Populista, o Golpe Militar de 1964, entre outros.
Os grupos deverão também abordar a inserção dos negros e dos indígenas na sociedade pós-abolição, a urbanização e a modernização do Brasil, a diversidade, as questões de direitos civis e sociais, entre outros aspectos relevantes.
Cada evento, personagem ou transformação incluído na Linha do Tempo deve ser detalhadamente explicado, com a implementação de um resumo dos fatos, sua importância, consequências e impactos.
Materiais Necessários:
Papel cartão, canetas coloridas, imagens impressas, cola, tesouras para montagem da linha do tempo física. Para a linha do tempo digital, os alunos podem utilizar ferramentas gratuitas disponíveis na internet como o Canva, Prezi entre outros.
Passo a Passo Detalhado:
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Divisão dos grupos e distribuição dos temas: o professor deve dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos e distribuir os temas para cada grupo. Cada grupo ficará responsável por um período específico dentro da República (República Velha, Era Vargas, República Populista).
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Pesquisa: os grupos devem realizar a pesquisa dos temas, procurando entender os principais eventos, mudanças e personagens desse período. Devem ser consultados livros, sites, documentários entre outros materiais que auxiliem na compreensão dos fatos.
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Montagem da Linha do Tempo: os grupos devem usar as informações coletadas para montar a Linha do Tempo, seja ela física ou digital. Os eventos devem estar colocados na linha em ordem cronológica e cada um deve ser acompanhado de uma explicação detalhada.
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Apresentação: cada grupo deverá apresentar a sua Linha do Tempo para a turma, explicando os eventos e destacando a sua importância dentro do contexto histórico.
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Redação do relatório: após a montagem e apresentação da Linha do Tempo, os alunos deverão redigir um relatório detalhado sobre o projeto. O relatório deve conter uma introdução, o desenvolvimento do trabalho, as conclusões e a bibliografia utilizada.
A introdução deve contextualizar o tema e a relevância deste projeto. No desenvolvimento, os alunos devem explicitar a teoria por trás dos temas centrais do projeto, explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e por fim apresentar e discutir resultados obtidos.
Na conclusão, os alunos devem explicitar os aprendizados obtidos e as considerações finais sobre o projeto. Por fim, na bibliografia, os alunos devem indicar as fontes de pesquisa utilizadas para o desenvolvimento do trabalho.
As entregas do projeto incluem a Linha do Tempo interativa (física ou digital) e o relatório detalhado sobre o projeto.