Contextualização
A Crise de 1929, também conhecida como Grande Depressão, foi um conjunto de acontecimentos econômicos e sociais que desencadearam a maior crise econômica global do século XX. Iniciando-se nos Estados Unidos e se alastrando por diversos países, a crise trouxe uma desestabilização econômica sem precedentes, causando uma quebra no sistema capitalista vigente, o que resultou em políticas econômicas e sociais que transformaram o mundo.
A crise teve início com a queda da bolsa de valores de Nova York, também conhecida como "Quinta-feira Negra". Este evento iniciou uma série de falências de bancos, resultando na redução drástica da produção industrial, do comércio internacional e elevando os índices de desemprego. O pânico instaurado pela crise resultou em corridas bancárias, e a falência de diversos bancos afetou drasticamente a economia global.
O impacto da Crise de 1929 não se limitou aos Estados Unidos, pois os efeitos desta quebra foram sentidos em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil. A crise gerou consequências políticas, sociais e econômicas que provocaram mudanças profundas na sociedade e na economia mundial.
Importância da Crise de 1929
A Crise de 1929 constitui um dos principais eventos do século XX devido ao seu impacto global e às mudanças que induziu na economia e na política internacional. Ela marcou o fim de uma era de laissez-faire, ou seja, uma economia onde o governo não interfere nas atividades econômicas, e o início de uma nova era de intervenção do Estado na economia.
A crise também contribuiu para mudanças significativas na estrutura da economia global, na medida em que alguns países, como os EUA, implementaram políticas para reestruturar suas economias e proteger contra crises futuras. Além disso, ela alterou profundamente a forma como as pessoas viam a economia e o capitalismo.
No Brasil, a crise teve um impacto profundo, dada a sua dependência econômica dos EUA, maior comprador do café brasileiro, o principal produto de exportação do país na época. A crise contribuiu para o fim da República Velha e o início da Era Vargas, marcando um novo momento na história política e econômica brasileira.
Atividade Prática: Crise de 1929 e suas repercussões no Brasil
Objetivo
O projeto tem como objetivo aprofundar o entendimento dos alunos sobre a Crise de 1929 e seus impactos no cenário brasileiro e global. Os alunos, em grupos de 3 a 5, irão realizar pesquisas e atividades que os ajudarão a compreender mais plenamente os eventos, contextos, causas e consequências da Crise.
Descrição do Projeto
O projeto será dividido em três etapas principais:
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Pesquisa & Análise: os alunos deverão pesquisar e analisar os eventos que levaram à crise de 1929 e seus impactos globais e no Brasil.
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Narrativa histórica: os alunos irão criar uma narrativa histórica, na forma de uma peça de teatro, que retrate os eventos da crise e suas repercussões.
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Documento escrito: os alunos irão produzir um relatório detalhado, que inclua suas pesquisas, análises, a transcrição da peça de teatro e suas conclusões.
Materiais Necessários
Os materiais necessários para a realização do projeto são:
- Acesso à internet para a realização de pesquisas.
- Livros, revistas e demais materiais que possam contribuir para a pesquisa.
- Papel e caneta para a elaboração do roteiro da peça de teatro.
- Materiais para cenário e figurino, caso optem por uma apresentação presencial da peça.
Passo a passo
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Formação dos grupos: Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5.
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Pesquisa & Análise: Cada grupo deverá pesquisar e estudar sobre a crise de 1929, com foco nos eventos que levaram à crise, os impactos globais e as consequências no Brasil. Esta fase deve durar aproximadamente duas semanas.
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Narrativa histórica - Criação da peça de teatro: Com base na pesquisa, os alunos devem criar um roteiro de peça de teatro que represente de forma lúdica e didática os eventos da crise e suas repercussões. Cada membro do grupo deve participar ativamente na elaboração do roteiro. Os alunos também devem ensaiar e, se possível, gravar ou apresentar a peça para a turma. Esta fase deve durar aproximadamente uma semana.
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Documento escrito: Após a conclusão da peça de teatro, os alunos devem compilar suas pesquisas e análises em um relatório escrito, que deve incluir: Introdução (contextualização do tema e objetivo do projeto), Desenvolvimento (teoria sobre a Crise de 1929, explicação da atividade, metodologia de pesquisa, transcrição da peça teatral), Conclusões (lições aprendidas e a relação entre a atividade prática e a teoria estudada) e Bibliografia (referências utilizadas no projeto). Esta fase deve durar aproximadamente uma semana.
Nota: O projeto estimula a colaboração e trabalho em equipe dos alunos, assim como o aprimoramento de habilidades socioemocionais como gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade.
Entregas do Projeto
Ao final do projeto, cada grupo deverá entregar:
- O roteiro da peça de teatro que desenvolveram, evidenciando a narrativa histórica da Crise de 1929 e seus impactos globais e no Brasil;
- O relatório escrito, contendo todas as seções descritas acima, em formato digital;
- Se possível, um vídeo da apresentação da peça de teatro.
Estas entregas irão permitir aos alunos demonstrar sua compreensão da Crise de 1929 e seus impactos no Brasil de maneira criativa e aprofundada, alinhando a teoria estudada com a prática desenvolvida.