Contextualização
A publicidade faz parte de nosso cotidiano, seja pela televisão, rádio, jornais, revistas, internet e até mesmo nos ambientes urbanos através de outdoors e painéis. Ela é uma forma de comunicação direcionada ao público, com o objetivo de informar e persuadir uma pessoa, um grupo ou a sociedade como um todo sobre um produto, serviço, ideia ou causa. A argumentação, por sua vez, é a arte de convencer e persuadir, que também é amplamente usada na publicidade, além de ser essencial em muitas outras áreas do conhecimento.
Nosso foco será explorar os elementos de publicidade e argumentação. Para isso, é importante entendermos alguns conceitos-chave, como a noção de persuasão, o uso de recursos linguísticos e visuais em publicidade, a construção de argumentos bem fundamentados e a diferenciação entre fatos e opiniões.
Primeiramente, a persuasão é uma técnica amplamente utilizada na publicidade e argumentação para influenciar a opinião, atitude ou comportamento de alguém. No contexto publicitário, ela se dá através de elementos linguísticos e visuais, como escolha de palavras, uso de cores e imagens, tamanho de letras, dentre outros. Segundo, a construção de um argumento envolve a apresentação de uma posição acompanhada de justificativas que a sustentem, ou seja, as evidências ou exemplos. Por fim, a habilidade de discernir fatos de opiniões é fundamental para evitar ilusões e falácias.
A publicidade e a argumentação estão presentes em várias esferas do cotidiano. Desde a escolha do que consumir, eleger um candidato político, até a decisão de qual curso universitário seguir, estamos constantemente sendo influenciados por mensagens publicitárias e argumentos. Nesse sentido, compreender e aprender a usar essas ferramentas pode nos tornar consumidores mais conscientes, cidadãos mais críticos e comunicadores mais eficientes.
Além disso, o estudo desses elementos é fundamental para qualquer pessoa que queira trabalhar na área de comunicação, marketing, vendas, jornalismo, relações públicas e muitas outras. Em resumo, aprender sobre publicidade e argumentação é aprender sobre como nos relacionamos com o mundo e como o mundo se comunica conosco.
Algumas das fontes que podem ser utilizadas para basear e aprofundar o conhecimento dos alunos sobre o tema são:
- Livro "Publicidade: Comunicação Persuasiva" de Bob Stone;
- Livro "Argumentação e Discurso Político" de Olga Pombo;
- Site "Como Funciona a Publicidade - TecMundo" (https://www.tecmundo.com.br);
- Vídeo "O que é argumentação" disponível no YouTube (https://www.youtube.com).
Atividade Prática
Título da Atividade: "Campanha Publicitária: Persuasão e Argumentação em Ação"
Objetivo do Projeto
Este projeto tem como objetivo permitir aos alunos compreender e aplicar os elementos de publicidade e argumentação em um projeto prático, desenvolvendo habilidades de colaboração, gestão de tempo, comunicação, resolução de problemas e pensamento criativo.
Descrição detalhada do Projeto
Os alunos serão divididos em grupos de 3 a 5 elementos e cada grupo será responsável por criar uma campanha publicitária completa para um produto, serviço, ideia ou causa fictícia. O produto, serviço, ideia ou causa será escolhido pelos alunos, permitindo-lhes explorar as suas áreas de interesse. Cada campanha deve incorporar elementos visuais e textuais e deve ser projetada para diferentes mídias, como televisão, internet e impressos. A campanha deve demonstrar o uso efetivo de técnicas de persuasão e argumentação.
Materiais necessários
Computador com acesso à Internet, softwares de design gráfico (se disponível), materiais de escrita (caneta, papel), câmera ou smartphone para a criação de comerciais de vídeo (opcional), livros e recursos online relacionados aos conceitos de publicidade e argumentação.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
- Dividir a turma em grupos de 3 a 5 alunos.
- Cada grupo deve escolher um produto, serviço, ideia ou causa fictícia para a sua campanha publicitária.
- Os alunos devem pesquisar sobre o tema escolhido, bem como conceitos e técnicas de publicidade e argumentação. Sugerimos os recursos indicados na Introdução desse projeto bem como buscar outras fontes confiáveis.
- Os grupos deverão planejar e esboçar ideias para a campanha. O plano deve incluir a identificação do público-alvo, o uso de técnicas de persuasão e argumentação, os recursos visuais e textuais a serem utilizados.
- Cada grupo deve então criar a campanha publicitária, incluindo pelo menos um pôster, um anúncio para redes sociais e um script para um comercial de televisão ou rádio.
- Após a criação da campanha, os alunos devem avaliar o seu trabalho, discutindo em grupo como cada elemento de suas criações utiliza as técnicas de persuasão e argumentação estudadas.
- Os grupos deverão apresentar as suas campanhas para a turma, explicando o processo de criação, os conceitos aplicados e a justificativa de suas escolhas.
- Por fim, cada grupo deve escrever um relatório sobre o projeto, considerando os seguintes tópicos principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
Entregas do Projeto
No final deste projeto, cada grupo deve entregar:
- A campanha publicitária completa (pôster, anúncio para redes sociais e script de comercial de televisão ou rádio).
- Uma apresentação oral da campanha.
- Um relatório escrito do projeto.
O relatório escrito deve conectar os conceitos teóricos estudados com a prática realizada no projeto. A introdução deve contextualizar o tema e sua relevância no mundo real. O desenvolvimento deve explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada e apresentar e discutir os resultados obtidos. A conclusão deve retomar os principais pontos e explicitar os aprendizados obtidos. A bibliografia deve indicar as fontes consultadas durante o projeto.