Entrar

Projeto: Escalas e Proportionalidade: Um Olhar para o Mundo ao Nosso Redor

Matemática

Original Teachy

'EF09MA08'

Relações de Proporcionalidade

Contextualização

Introdução Teórica

No mundo da matemática, a Constante de Proporcionalidade é uma ferramenta fundamental usada para descrever a relação proporcional entre duas grandezas. Em termos simples, uma constante de proporcionalidade é um valor que descreve como uma grandeza varia em relação a outra, mantendo uma proporção constante.

Por exemplo, se tivermos que pintar uma casa e sabemos que precisamos de 5 latas de tinta para pintar uma sala, então a constante de proporcionalidade entre o número de salas e o número de latas de tinta que precisamos é 5. Isso quer dizer que para cada sala adicional a ser pintada, vamos precisar de mais 5 latas de tinta.

Para entender completamente esse conceito, você precisa estar familiarizado com as ideias de grandezas e proporções. Uma grandeza é qualquer coisa que possamos medir ou contar. Uma proporção é uma relação que indica quantas vezes uma grandeza está contida em outra.

Contextualização

Em diversas áreas da nossa vida cotidiana, trabalhamos com grandezas proporcionais sem nem nos darmos conta. No exemplo supracitado, a quantidade de tinta a ser utilizada para pintar um determinado número de salas seguirá uma constante de proporcionalidade. No mundo do comércio, compras no atacado seguem uma proporcionalidade, onde a quantidade de produtos comprados influencia no valor total da compra. Até mesmo no preparo das refeições, a quantidade de ingredientes segue uma relação de proporcionalidade para que o prato fique saboroso!

Além disso, a constante de proporcionalidade é amplamente utilizada em várias áreas do conhecimento, como a física, a química, a biologia, a economia e a engenharia. Isso ocorre porque muitos fenômenos do mundo real seguem relações proporcionais.

Para se aprofundar mais no tema, recomendamos os seguintes recursos:

  1. Proporcionalidade direta e inversa - Mundo Educação
  2. Razões e Proporções - Só matemática
  3. O que é uma constante de proporcionalidade - Professor Ferretto (YouTube)

Atividade Prática

Título da Atividade: Escalas e Proportionalidade: Um Olhar para o Mundo ao Nosso Redor

Objetivo do Projeto

Aplicar o conceito de constante de proporcionalidade para entender e resolver problemas do mundo real através da construção de maquetes. Ao fazer isso, os alunos serão capazes de apreciar a relevância deste conceito em diversas áreas.

Descrição do Projeto

Os alunos serão desafiados a trabalhar em grupos de 3 a 5 pessoas para construir uma maquete que represente uma estrutura real (por exemplo, uma escola, um prédio, um parque, etc). Eles terão que usar o conceito de constante de proporcionalidade para garantir que todas as proporções na maquete estejam corretas em relação à estrutura real. O acesso à internet será necessário para pesquisas e coleta de informações.

Materiais Necessários

  1. Materiais de escritório (canetas, lápis, borrachas, régua, etc).
  2. Papelão, papel cartão ou qualquer outro material que possa ser usado para a construção da maquete.
  3. Itens de decoração para a maquete (tinta, cola, glitter, etc).
  4. Computador ou smartphone com acesso à internet.

Passo a Passo do Projeto

  1. Forme grupos de 3 a 5 alunos.
  2. Cada grupo deve escolher uma estrutura real para representar na maquete.
  3. Os alunos devem pesquisar as dimensões reais da estrutura que escolheram.
  4. Usando o conceito de constante de proporcionalidade, os alunos devem calcular as proporções corretas para cada parte da maquete.
  5. Após calcular todas as proporções, os alunos devem começar a construir a maquete.
  6. Quando a maquete estiver pronta, cada grupo deve apresentar seu trabalho para a classe, explicando como usaram a constante de proporcionalidade para garantir que as proporções estivessem corretas.

Cada grupo terá uma semana para concluir o projeto, que deve ser entregue junto com um relatório escrito contendo as seguintes seções:

  • Introdução: os alunos devem contextualizar a estrutura escolhida para a maquete, explicando sua relevância e como o conceito de constante de proporcionalidade se aplica nesse contexto.
  • Desenvolvimento: os alunos devem descrever os cálculos e o processo de construção da maquete, explicando em detalhes como usaram a constante de proporcionalidade para determinar as proporções. Os resultados obtidos devem ser apresentados e discutidos.
  • Conclusão: os alunos devem discutir o que aprenderam com o projeto, como o trabalho em equipe contribuiu para o resultado final e o que entenderam sobre a constante de proporcionalidade.
  • Bibliografia: os alunos devem listar todas as fontes de informação utilizadas durante o projeto.

Os alunos serão avaliados tanto pelo produto final (a maquete e a apresentação) quanto pelo relatório escrito. Ambos devem demonstrar compreensão e aplicação correta do conceito de constante de proporcionalidade.

Aprender com a prática e aplicar os conceitos matemáticos ao mundo real pode ser uma experiência interessante e gratificante. Vamos colocar nossos conhecimentos em prática!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies