Entrar

Projeto: Números Irracionais: Reta Numérica | Metodologia Digital | Projeto

Matemática

Original Teachy

'EF09MA02'

Números Irracionais: Reta Numérica

Objetivos

- Reconhecer que um número irracional não pode ser escrito na forma de fração de números inteiros.

- Ordenar números reais na reta numérica.

- Aplicar conceitos de números irracionais em situações cotidianas.

- Utilizar ferramentas digitais para representar números irracionais em uma reta numérica.

- Fomentar a colaboração e troca de conhecimentos entre os estudantes.

Você Sabia?

1. Você sabia que o número pi (π) é um número irracional? E se você tentar escrevê-lo como fração, prepare-se para digitar novos milhares de dígitos além dos 3,14 que conhecemos!

2. O número de ouro, denotado por φ (phi), também é irracional. Ele aparece em várias formas na natureza, desde conchas até estruturas arquitetônicas! ️

3. Além do π e do φ, sabia que a raiz quadrada de 2 (√2) é irracional? Isso mesmo! Tente escrevê-la como fração... Bem, melhor você não tentar! 燐

Contextualizando

Antes de mais nada, vocês precisam saber de uma coisa super importante: números irracionais são como aqueles personagens misteriosos que nunca revelam todos os seus segredos! ️‍♂️

Imagine que o mundo dos números é cheio de vizinhos legais e previsíveis. Temos os inteiros, os racionais, todos vivendo em harmonia, quando, de repente, aparecem os números irracionais, cheios de decimais infinitos, que se escondem atrás de uma simples fração. Eles são selvagens, não querem se prender a frações e vão longe além do que qualquer calculadora poderia calcular! ‍♂️

Os números irracionais são essenciais, não só na matemática pura, mas também na vida cotidiana. Saber lidar com eles pode influenciar a arquitetura das coisas que vemos, a criptografia dos códigos que protegem nossos dados e, até mesmo, a estabilidade das pontes e edifícios. Entender os irracionais pode transformar o susto da prova de amanhã num superpoder matemático! 隸‍♂️

Atividade 1: Missão Número Espiral! 

Descrição

Vocês estão prestes a embarcar em uma jornada matemática alucinante como agentes secretos da matemática na Missão Número Espiral! ✨ Nessa atividade interativa, vocês irão criar uma representação digital que une números irracionais a algo visual e intuitivo: a Espiral de Arquimedes! O desafio é criar uma animação interativa que combine matemática e design, mostrando a evolução infinita da espiral ao adicionar números irracionais maiores. Cada passo nessa espiral será um número irracional, e sua representação lembrará a expansão contínua de um mistério numérico. Se preparem para mergulhar de cabeça num mundo onde a matemática é uma arte em movimento!

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramenta de animação (ex: Desmos, Scratch, Code.org)

- Software de design gráfico (ex: Canva, GIMP, ou qualquer gratuito)

- Papel e caneta para esboços

- Calculadora para conferir cálculos

Passo a Passo

  • Dividam-se em grupos menores, cada um ficando responsável por uma seção específica da animação (definição, cálculo, design, programação).
  • Pesquisem e familiarizem-se com a Espiral de Arquimedes e os números irracionais que serão utilizados (π, √2, etc.).
  • Esboçem o design da animação no papel, planejando cada etapa e como os números irracionais serão adicionados e representados.
  • Use a ferramenta de animação escolhida para começar a implementar a espiral, adicionando cada número irracional à medida que a expansão prossegue.
  • Integrem o design gráfico, adicionando elementos visuais que ilustrem cada novo número irracional incorporado.
  • Gravem um vídeo explicativo de 3 a 5 minutos, onde deverão comentar sobre o contexto dos números irracionais, o processo de criação da animação e as reflexões finais.
  • Revisem o projeto em grupo, ajustem eventuais erros e façam uma apresentação para a turma e o professor.

O Que Você Deve Entregar?

O produto final deve ser uma animação interativa que represente a Espiral de Arquimedes e a expansão infinita incorporando números irracionais. A animação deve ser claramente explicada em um vídeo curto (de 3 a 5 minutos) que será compartilhado através de um link acessível digitalmente (ex: Google Drive, YouTube não listado, etc.) e também apresentada para a turma. O vídeo precisa incluir: Introdução: O significado e importância dos números irracionais. Desenvolvimento: O passo a passo da animação, incluindo cada número irracional adicionado e sua representação na espiral de Arquimedes. Conclusão: Uma reflexão sobre o que foi aprendido e como a compreensão dos números irracionais pode ser aplicada na vida real.

Atividade 2: Escape Room dos Números Irracionais! ️‍♀️

Descrição

Preparados para viver uma aventura emocionante, pessoal? Chegou a hora de assumir o papel de detetives matemáticos em um Escape Room Digital! ✨ Juntos, vocês criarão um jogo de escapada online que desafiará outros estudantes a solucionarem quebra-cabeças, enigmas e resolverem desafios envolvendo os números irracionais. Cada canto desse jogo conterá desafios matemáticos que são resolvidos ao entender e aplicar conceitos de números irracionais. A criatividade é a chave! ️

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Plataformas de criação de quizzes e jogos (ex: Google Forms, Kahoot!, Quizizz)

- Ferramentas de design gráfico (ex: Canva, GIMP)

- Papel e caneta para esboçar ideias

- Calculadora para verificação de cálculos

- Muito, mas muito bom humor e criatividade! 

Passo a Passo

  1. Dividam-se em grupos menores e escolham responsabilidades (criação de desafios, design gráfico, programação, etc.).
  2. Pesquisem e aprendam sobre diferentes tipos de enigmas que podem ser incluídos no jogo (problemas de lógica, charadas, equações, etc.) e como associá-los aos números irracionais.
  3. Esboçem o roteiro do jogo no papel, planejando a sequência e a interatividade entre os desafios numéricos.
  4. Utilizem plataformas digitais como Google Forms ou Kahoot! para criar os desafios matemáticos interativos. Cada desafio deve estar equacionado com um número irracional.
  5. Integrem os desafios dentro de uma narrativa única para criar o Escape Room. Por exemplo, os jogadores precisam desbloquear um cofre usando resoluções numéricas!
  6. Utilizem ferramentas de design gráfico para personalizar a aparência do jogo (fundo, personagens, pistas visuais) e ativar a curiosidade dos jogadores.
  7. Testem o jogo entre vocês, ajustando onde necessário. É crucial garantir que todos os enigmas sejam possíveis de resolver e que as dicas fornecidas estejam bem integradas.
  8. Finalizem o jogo e apresentem para a turma, possibilitando que alguns alunos se juntem para testá-lo e fornecerem feedback.
  9. Com base no feedback recebido, façam as modificações necessárias no jogo para garantir que seja uma experiência desafiadora, envolvente e, acima de tudo, educativa.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Escape Room Digital bem estruturado e funcional, onde a coletânea de desafios e enigmas seja capaz de testar o conhecimento dos participantes sobre números irracionais. A entrega final deve conter: Descrição do Jogo: Breve explicação sobre o conceito e o que os jogadores podem esperar. Link de Acesso: Link onde os jogadores poderão acessar e iniciar a aventura. Detalhamento dos Desafios: Lista de desafios e enigmas, explicando como cada um deles está ligado ao tema dos números irracionais. História do Jogo: Uma pequena narrativa ou contexto que embasem a jornada dos jogadores. Apresentação para a Turma: Vídeo ilustrativo de até 10 minutos mostrando o funcionamento do jogo e os desafios existentes.

Atividade 3: Construa Sua Régua dos Maravilhosos Irracionais! 

Descrição

Galera, chegou o momento de se tornarem verdadeiros mestres da régua dos números irracionais!  Nesta atividade inovadora, vocês irão projetar uma régua digital interativa, completamente personalizada, que pode ser usada para ordenar e entender melhor os números irracionais na reta numérica. Cada segmento da régua representará um número irracional, com diferentes colagens de referências visuais, vídeos explicativos e exemplos cotidianos. A ideia é criar uma ferramenta super divertida e eficiente para que todos possam aprender e ensinar sobre esse fascinante universo matemático. Bora se unir e criar algo verdadeiramente incrível? 

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Ferramentas de design gráfico e edição (ex: Canva, GIMP, Inkscape)

- Ferramentas digitais para criação de pôsteres e apresentações (Google Slides, Prezi, etc.)

- Acesso a diferentes materiais multimídia (vídeos educativos, gráficos, fotos)

- Calculadora para verificar cálculos

- Muito papel e caneta para anotações e esboços

Passo a Passo

  1. Dividam-se em grupos menores e revisem as divisões das tarefas (criação de segmentos, design gráfico, editor de vídeo, compilador de informações, etc.).
  2. Pesquisem e definam uma lista dos principais números irracionais (π, √2, etc.) e suas características principais e aplicações práticas.
  3. Esboçem o layout da régua no papel, planejando como cada segmento será organizado, o que será incluído em termos de visualizações, vídeos e descrições.
  4. Coletem e editem as informações complementares: vídeos educativos, desenhos, gráficos, etc. que serão incluídos em cada segmento da régua.
  5. Use uma ferramenta de design gráfico como Canva para criar os segmentos visuais da régua, tomando cuidado para que fiquem intuitivos e fáceis de compreender.
  6. Com a régua digital organizada e os conteúdos inseridos, compile todas as partes em uma única ferramenta, como um slide show do Google Slides ou uma apresentação similar. Certifiquem-se de que a navegação entre os segmentos seja fácil e intuitiva.
  7. Testem a régua com pequenos grupos de colegas ou familiares, e ajustem de acordo com o feedback recebido.
  8. Finalizem o projeto integrando todas as partes, fazendo um vídeo de apresentação curto (3 a 5 minutos) no qual demonstrem o funcionamento da régua e os principais conceitos dos números irracionais. Esse vídeo deve ser acessível online, por exemplo, via Google Drive ou YouTube não listado.
  9. Preparem-se para apresentar o projeto para toda a turma e, talvez, para outras turmas ou pessoas interessadas! ☀️

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Régua Digital Interativa totalmente customizada, acessível e navegável, que permita a visualização e compreensão dos números irracionais na reta numérica. Esta régua irá incluir: Segmentos Representativos: Cada parte da régua deve representar um número irracional específico, destacando sua importância e aplicações. Detalhamento Visual e Multimídia: Inclui gráficos, desenhos, vídeos e outros elementos que facilitem a compreensão e engajem o público. Explicações Contextualizadas: Textos explicativos e exemplos cotidianos que mostrem como esses números são utilizados na vida real. Navegabilidade Intuitiva: Os usuários devem ser capazes de explorar a régua de maneira fácil e intuitiva, obtendo informações ricas e relevantes. Apresentação: Vídeo (3 a 5 minutos) no qual vocês demonstrarão a régua, apresentando os segmentos, suas explicações e as reflexões finais.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies