Entrar

Projeto: Explorando o uso de Orações Subordinadas Adverbiais (OSA)

Português

Original Teachy

'EF09LP04'

Oração Subordinada Adverbial

Contextualização

Orações subordinadas adverbiais (OSA) são uma parte essencial da língua portuguesa, oferecendo uma maneira de tornar nossas sentenças mais complexas e completas. Estas orações, que dependem de uma oração principal para fazer sentido, acrescentam informações que descrevem quando, onde, por que, como ou sob quais condições algo ocorre. É um conceito fundamental que os alunos precisam dominar para se comunicar de maneira eficaz e compreender a estrutura por trás de nossas frases.

Aprender sobre OSA pode parecer uma tarefa assustadora à primeira vista, devido à variedade de tipos e a complexidade de sua estrutura. No entanto, uma vez que você entenda os conceitos básicos, eles se tornam uma ferramenta poderosa para melhorar suas habilidades de escrita e leitura. Essa habilidade é não só importante para o desempenho escolar, mas também é crucial em situações do dia-a-dia, tais como ler um artigo de notícias, escrever um e-mail ou até mesmo conversar com amigos e familiares.

Agora, você pode estar se perguntando: como esses conceitos se aplicam na vida real? Bem, cada vez que lemos um livro, uma notícia ou qualquer outro tipo de texto, encontramos OSA. Compreender sua estrutura e como eles funcionam nos permite entender melhor o contexto e a mensagem que o autor está tentando passar. Além disso, ao escrever, seja um texto acadêmico ou uma simples mensagem para um amigo, o uso correto de OSA nos ajuda a transmitir nossos pensamentos e ideias de forma mais clara e eficaz.

Para se aprofundar no tema, sugerimos a consulta aos seguintes recursos:

  1. "Gramática da Língua Portuguesa", de Maria Helena de Moura Neves. Este livro é uma referência importante para o estudo da gramática e apresenta em detalhes o tema das orações subordinadas.

  2. Brasil Escola. Este site contém uma seção inteira dedicada à gramática, incluindo explicações detalhadas e exemplos de OSA.

  3. Mundo Educação. Outro site com uma explicação completa e uma seção de exercícios para testar e praticar seus conhecimentos sobre OSA.

Atividade Prática: Explorando o uso de Orações Subordinadas Adverbiais (OSA)

Objetivos do Projeto

  1. Aprofundar-se na teoria sobre Orações Subordinadas Adverbiais (OSA), identificando os diferentes tipos e suas funções em um texto.
  2. Desenvolver habilidades de análise e compreensão textual através da identificação de OSA em textos literários.
  3. Exercitar a escrita, produzindo textos que empreguem adequadamente as OSA, construindo uma comunicação mais rica e complexa.
  4. Desenvolver habilidades socioemocionais tais como: trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e pensamento criativo.

Descrição do Projeto

Os grupos de 3 a 5 alunos irão explorar o mundo das OSA em dois cenários: na análise de textos literários e na produção escrita de um conto. O projeto tem uma previsão de duração de um mês e uma carga horária de aproximadamente 5 a 10 horas por aluno.

Materiais Necessários

  1. Livros, jornais, revistas ou textos digitais literários de diferentes gêneros e estilos.
  2. Material de escrita (computador, papel, lápis, borracha).

Passo a passo

Etapa 1: Estudo das Orações Subordinadas Adverbiais

Os alunos irão se aprofundar no estudo das OSA. Com base nos materiais disponibilizados pelo professor e através de pesquisas, os alunos deverão elaborar um resumo sobre OSA, identificando seus diferentes tipos e aplicações.

Etapa 2: Identificação de OSA em Textos Literários

Os alunos escolherão um texto literário e, a partir dele, realizarão a identificação das OSA. Cada OSA encontrada deve ser anotada, incluindo o tipo de OSA e sua função no texto.

Etapa 3: Criação de um Conto

Os alunos deverão criar um conto que utilize diversos tipos de OSA. O conto deve conter pelo menos 500 palavras e deve apresentar uma variedade de OSA, todas devidamente identificadas.

Etapa 4: Redação do Relatório

Os alunos redigirão então um relatório descrevendo suas descobertas e experiências. Este relatório deve incluir:

  1. Introdução: contextualização e a importância das OSA para a construção textual.
  2. Desenvolvimento: resumo da teoria das OSA e discussão das descobertas da análise dos textos literários e da experiência de escrita do conto.
  3. Conclusões: reflexão sobre o processo de aprendizado, os desafios e as conquistas durante o projeto.
  4. Bibliografia: referências dos materiais utilizados durante o projeto.

As entregas do projeto serão o resumo sobre OSA, o texto com as OSAs identificadas, o conto escrito pelo grupo e o relatório final. Esses elementos devem ser apresentados em um portfólio, que deve ser entregue ao professor ao final do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies