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Projeto: Estequiometria: Introdução | Metodologia Digital | Projeto

Química

Original Teachy

'EF09CI02'

Estequiometria: Introdução

Objetivos

- Entender o conceito de estequiometria e sua importância na química.

- Desenvolver as habilidades para resolver cálculos estequiométricos simples.

- Aplicar o conhecimento de mol, massa e número de partículas em situações práticas.

- Fomentar a utilização de ferramentas digitais para solucionar problemas químicos.

- Colaborar em grupo para a criação de conteúdos digitais educativos e inovadores.

Você Sabia?

1.Bolo Queimado ou Perfeito?: Sabia que na produção de um bolo, a estequiometria é fundamental? Misturar ingredientes na quantidade errada pode resultar em desastre culinário! ♨️

2.Fábrica Secreta: Grandes fábricas usam estequiometria para garantir que a produção em massa de medicamentos, alimentos e até mesmo plástico seja precisa e eficiente! 菱

3.Viagem ao Espaço: Para que um foguete decole (e não caia!), a estequiometria é crucial para calcular o combustível necessário e a proporção correta de oxidante. 

Contextualizando

Olá, pessoal!  Prontos para embarcar em uma jornada química fascinante? Vamos explorar o mundo colorido e super funcional da estequiometria! 離

Imagine que vocês são magos da matemática e da química, capazes de transformar simples ingredientes em poções mágicas. Isso é a estequiometria: a magia por trás das reações químicas que transformam matéria de um jeito super previsível, como um alquimista moderno! ‍✨

Agora, pensem em como isso é essencial no nosso dia a dia. Desde a hora que você prepara um bolo para o aniversário do seu melhor amigo até o combustível que faz o foguete sair da atmosfera terrestre! Isso mesmo, sem estequiometria, não teríamos viagens épicas ao espaço! 

E aí, interessante? Estamos aqui para desvendar juntos os segredos das proporções certas das reações químicas, e, de quebra, aplicar tudo isso de forma prática e mega divertida. Vamos começar essa aventura? ️

Atividade 1: Desvendando os Mistérios da Estequiometria com Realidade Aumentada 

Descrição

Preparados para mergulhar em uma experiência de aprendizagem inovadora e super interativa? Nesta atividade, vocês vão criar um aplicativo de realidade aumentada (AR) que irá ajudar a explicar os conceitos de estequiometria de uma maneira super envolvente! Usando a AR, qualquer pessoa poderá apontar seu celular para um cartaz ou imagem específica e ver informações e animações 3D aparecerem, tornando o aprendizado químico literalmente mágico. Dessa forma, vocês vão entender e ensinar sobre estequiometria de uma maneira que é impossível passar batido! ✨

Materiais Necessários

- Celulares com câmera e acesso à internet

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Programa de design gráfico (como Canva ou Figma)

- Conta em uma plataforma AR gratuita (por exemplo, Artivive ou ZapWorks)

- Cartolinas ou papéis grandes

- Canetas coloridas, marcadores, giz de cera

- Acesso a livros ou recursos de química online

- Software de edição de vídeo (opcional)

- Aplicativos de mensagens e chamadas para colaboração (ex: WhatsApp, Google Hangouts)

Passo a Passo

  • 律‍♂️ Fase de Planejamento: Reúnam-se para escolher os conceitos principais da estequiometria que querem abordar no aplicativo. Façam um esboço no papel dividindo as seções e conteúdos que cada uma vai explorar. Utilizem um programa de design gráfico para criar um modelo visual do que desejam criar. Dividam as tarefas conforme as habilidades de cada integrante do grupo.
  • Fase de Criação de Conteúdo Visual: Utilizem a plataforma de design gráfico para criar elementos visuais como infográficos e animações que serão utilizados na AR. Lembrem-se de deixar tudo colorido, divertido e altamente didático! Usem ferramentas de edição de vídeo para criar explicações curtas e claras dos conceitos.
  • Fase de Desenvolvimento do App AR: Criem uma conta em uma plataforma AR gratuita e aprendam a como inserir as animações, vídeos e infográficos na ferramenta. Usem papéis grandes ou cartolinas para criar marcadores físicos que o app vai ler e projetar os conteúdos.
  • Fase de Testes e Feedback: Antes de finalizar, façam testes com diferentes celulares, verificando se a AR está funcionando corretamente. Peçam a amigos e familiares para testar e compartilhar feedback sobre a clareza e facilidade de uso do aplicativo.
  • Lançamento e Apresentação: Finalizem os ajustes e lancem o aplicativo de AR ao público (ou apenas para a turma). Preparem uma apresentação em vídeo ou ao vivo para mostrar o aplicativo, explicando o processo criativo e a importância dos conteúdos apresentados. Lembrem-se de serem claros, didáticos e envolventes!
  • Discussão e Feedback Final: Promova uma discussão em grupo para que todos possam compartilhar suas experiências de criação e uso do aplicativo. Coletem feedback sobre o que os colegas aprenderam e como a ferramenta os ajudou a consolidar os conceitos de estequiometria.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável para esta atividade será um aplicativo de realidade aumentada que ensina diferentes conceitos de estequiometria através de animações 3D, infográficos interativos e vídeos curtos. Cada seção do aplicativo deve abordar um conceito específico (como cálculo de mols, massas e número de partículas) de uma maneira visual e acessível. O aplicativo deve ser disponibilizado em uma plataforma AR gratuita e compartilhado com a turma para reconhecimento e avaliação. Além disso, cada grupo deve entregar uma apresentação em vídeo ou uma demonstração ao vivo do aplicativo, explicando passo a passo o processo de criação e as escolhas de design feitas.

Atividade 2: Laboratório Virtual de Estequiometria: Usando Simulações para Explorar Reações Químicas 離️

Descrição

Nesta atividade, vocês se tornarão cientistas virtuais e criarão um laboratório virtual para simular reações químicas e entender a estequiometria. Com a ajuda de softwares e aplicativos acessíveis, vocês poderão visualizar e manipular reações químicas simuladas de uma maneira extremamente detalhada e realista. A ideia é que cada grupo desenvolva simulações de reações químicas específicas, como a combustão de gases ou a formação de compostos, e que isso seja integrado em um laboratório completíssimo. Mãos à obra, químicos digitais! 邏

Materiais Necessários

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Programas de simulação química (ex: PhET, ChemCollective)

- Software de apresentação (ex: PowerPoint, Google Slides)

- Acesso a videoconferências para colaboração (ex: Google Meet, Zoom)

- Papéis e canetas (para esboçar e planejar)

Passo a Passo

  1. Fase de Planejamento: Reúnam-se para definir as simulações que cada grupo irá criar. Identifiquem as reações químicas específicas e os cálculos estequiométricos que serão abordados (ex: combustão de metano). Planejem como organizarão o laboratório virtual, definindo cada parte que compõe o projeto.
  2. Fase de Criação das Simulações: Utilizem os programas de simulação química para criar as simulações das reações químicas escolhidas. Certifiquem-se de que as simulações mostrem cálculos estequiométricos precisos e sejam visuais e didáticas. Em paralelo, criem as explicações teóricas detalhadas que acompanham cada simulação.
  3. Fase de Integração Virtual: Compilem as simulações em um ambiente virtual único (apresentação de slides ou site). Adicionem links, botões e recursos interativos que permitam ao usuário navegar pelas diferentes simulações e entender a estequiometria por trás de cada reação química. Usem software de apresentação para garantir uma navegação intuitiva.
  4. Fase de Gravação do Vídeo: Preparem e gravem um vídeo de apresentação do laboratório virtual. Nele, expliquem o processo de criação das simulações, falem sobre as descobertas e dificuldades encontradas e destaquem os principais conceitos abordados (mol, massa, número de partículas).
  5. Lançamento e Apresentação: Publiquem o laboratório virtual online e compartilhem o link com a turma. Juntem-se em uma videoconferência para apresentar o laboratório virtual e responder perguntas dos colegas. Realizem uma votação para escolher a melhor simulação, com base na clareza das explicações e na interatividade das simulações.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável para esta atividade será a compilação de diversas simulações de reações químicas criadas pelos grupos, inseridas em um ambiente virtual interativo (como uma apresentação de slides ou um site). Cada simulação deve mostrar cálculos estequiométricos, análises de mols e massas, além de uma explicação visual e teórica detalhada da reação explorada. O laboratório virtual deve ser compartilhado online e apresentado de forma didática e envolvente. Além das simulações, os alunos devem gravar um vídeo de apresentação do projeto, explicando o processo de criação, as dificuldades encontradas e os principais aprendizados.

Atividade 3: Estequiometria em Ação: Investigando Reações Químicas na Vida Real 離

Descrição

Vamos transformar a sala de aula (ou a cozinha, por que não?) em um verdadeiro laboratório. Neste projeto, a turma inteira se unirá para investigar diferentes reações químicas do nosso cotidiano de maneira prática e interativa. Vocês irão preparar e executar experimentos, medir reagentes, observar mudanças, registrar dados e analisar resultados. Para reforçar ainda mais, vamos transformar esses laboratórios em mini séries científicas, criando vídeos educativos que expliquem passo a passo as reações e os cálculos estequiométricos envolvidos. Vamos lá, jovens cientistas! 六‍‍

Materiais Necessários

- Materiais de laboratório (como tubos de ensaio, béqueres, balanças, espátulas, etc.)

- Ingredientes comuns (como vinagre, bicarbonato de sódio, etc.)

- Utensílios de cozinha (como copos, colheres, panelas, etc.)

- Materiais de segurança (óculos de proteção, luvas)

- Computadores ou tablets com acesso à internet

- Smartphones (para gravação de vídeos)

- Aplicativos de edição de vídeo (como iMovie, Adobe Premiere Rush)

- Plataforma de compartilhamento de vídeos (YouTube, Google Drive)

- Softwares para cálculos estequiométricos (Excel, Google Sheets)

- Papéis e canetas (para anotações e rascunhos)

- Acesso a livros e recursos de química online

Passo a Passo

  1. Fase de Planejamento: Reúnam-se para decidir quais reações químicas investigarão e definam os papéis de cada membro do grupo (como pesquisador, responsável pelos materiais, responsável pela segurança, produtor de vídeo). Planejem o cronograma das etapas e dividam as tarefas.
  2. Fase de Experimentação: Preparem os experimentos investigativos, realizando cada etapa com cuidado e medição exata. Gravem vídeos de cada etapa do procedimento, fazendo anotações detalhadas sobre os reagentes, as mudanças observadas e quaisquer problemas que surgirem.
  3. Fase de Gravação: Utilizem os smartphones para gravar vídeos explicativos das reações e cálculos realizados. Criem roteiros e usem apps de edição de vídeos para tornar os vídeos atrativos e didáticos. Certifiquem-se de incluir elementos visuais e gráficos que expliquem os conceitos de mol, massa e número de partículas.
  4. Fase de Cálculos Estequiométricos: Utilizem software de planilhas e calculadoras para resolver os problemas estequiométricos associados às reações. Mostrem cada etapa do cálculo (não esqueçam de incluir as unidades!) e discutam os resultados obtidos.
  5. Fase de Conclusões e Reflexões: Reúnam os dados coletados, os vídeos gravados e as análises estequiométricas para redigir conclusões detalhadas de cada experimento. Reflitam sobre as aplicações práticas dos resultados e possíveis melhorias nos procedimentos.
  6. Fase de Lançamento e Apresentação: Publiquem as mini séries científicas na plataforma de vídeos. Preparem uma apresentação ao vivo ou um vídeo compilado ressaltando as principais descobertas, dificuldades superadas e aprendizados obtidos. Incentivem a interação e o feedback dos colegas e professores para continuar aprimorando seus trabalhos.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável para esta atividade serão mini séries científicas compostas por vídeos detalhando os experimentos realizados, os dados coletados, os cálculos estequiométricos efetuados e as conclusões obtidas. Cada mini série deve conter:

  1. Introdução: Explicação do objetivo do experimento e da reação química investigada.
  2. Metodologia: Passo a passo do experimento, destacando os materiais e etapas do procedimento.
  3. Resultados: Apresentação dos dados observados, incluindo fotos e vídeos das reações.
  4. Análise Estequiométrica: Cálculos detalhados de mol, massa e número de partículas envolvidas na reação.
  5. Conclusão: Reflexão sobre os resultados, aplicabilidade prática das descobertas e sugestões de melhorias no experimento.
  6. Referências: Detalhamento das fontes de dados e informações utilizadas.

As mini séries devem ser postadas em uma plataforma de compartilhamento de vídeos (como YouTube) e o link deve ser compartilhado com a turma. Além disso, preparem uma apresentação em vídeo ou ao vivo para destacar os principais pontos de seus experimentos e desenvolvimentos técnicos ou científicos utilizados. Os vídeos devem ser inovadores, claros, criativos e cientificamente precisos, usando um vocabulário que misture termos técnicos e uma linguagem acessível.

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