Contextualização
A Química é a ciência que estuda a matéria e suas transformações, suas propriedades e as energias associadas a essas transformações. Dentre os diversos ramos que a compõem, a Química Inorgânica é responsável por estudar os compostos que, em geral, não possuem carbono em sua composição, bem como suas reações, propriedades e aplicações. Dentro deste espectro, os principais compostos inorgânicos - ácidos, bases, sais e óxidos - possuem grande relevância, sendo vastamente utilizados em diversos setores da indústria e da pesquisa científica.
Do ponto de vista estrutural, os ácidos são compostos que possuem, em sua estrutura, o grupo funcional hidroxila (OH-) ligado a um átomo de hidrogênio (H+), os sais são formados pela reação de um ácido com uma base e os óxidos são compostos binários do elemento químico oxigênio com outros elementos. Cada um desses compostos apresenta propriedades específicas, que determinam suas aplicações.
Os compostos inorgânicos estão presentes no nosso dia-a-dia de diversas formas. Por exemplo, os ácidos e bases são utilizados na indústria alimentícia e farmacêutica, os sais são utilizados como fertilizantes na agricultura e os óxidos estão presentes em diversos materiais, como vidros e cerâmicas. Conhecer esses compostos e entender suas propriedades é fundamental para a compreensão do mundo ao nosso redor.
Atividade Prática: Explorando Compostos Inorgânicos
Objetivo do Projeto
O objetivo deste projeto é proporcionar aos alunos uma experiência prática na preparação e estudo de propriedades básicas dos principais compostos inorgânicos: ácidos, bases, sais e óxidos.
Descrição do Projeto
Os alunos deverão se organizar em grupos de 3 a 5 integrantes. Cada grupo será responsável por identificar, preparar e estudar um composto inorgânico de cada categoria: um ácido, uma base, um sal e um óxido.
Materiais Necessários
- Materiais básicos de laboratório: béqueres, pipetas, provetas, aparelho medidor de pH, etc.
- Substâncias para síntese dos compostos: substâncias básicas disponíveis no laboratório de química da escola, como hidróxido de sódio, ácido clorídrico, cloreto de sódio, entre outros.
- Óculos de segurança, luvas e jaleco para proteção.
Passo a Passo
- Cada grupo deve escolher os compostos inorgânicos que irão preparar e estudar. Será necessário realizar uma pesquisa preliminar para determinar os métodos de síntese e segurança.
- Com os compostos escolhidos, os grupos devem então planejar e executar a síntese dos compostos em laboratório.
- Após a preparação, cada grupo deve realizar experimentos para estudar as propriedades dos compostos produzidos, tais como pH, solubilidade, reatividade, etc.
- Todos os procedimentos e observações devem ser cuidadosamente anotados para posterior elaboração do relatório.
Documento Escrito
Depois da parte prática em laboratório, cada grupo deverá elaborar um relatório sobre o projeto. O relatório deve conter:
-
Introdução: Aqui, os alunos devem apresentar uma contextualização sobre os compostos inorgânicos, explicando a importância deles em nossa vida cotidiana e na indústria, bem como o objetivo do projeto.
-
Desenvolvimento: Nesta seção, os alunos deverão apresentar a teoria que explica a formação e propriedades dos compostos inorgânicos escolhidos. Em seguida, deverão detalhar os procedimentos experimentais realizados, explicando passo a passo o que foi feito. E, por fim, discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Na conclusão, o grupo deve retomar os principais pontos trabalhados, as dificuldades enfrentadas, os aprendizados e resultados significativos obtidos com o projeto.
-
Bibliografia: Por fim, os alunos deverão indicar todas as fontes de pesquisa utilizadas para a realização do trabalho.
A carga horária para a execução do projeto, incluindo a pesquisa, a realização dos experimentos e a elaboração do relatório, deve ser de aproximadamente 5 a 10 horas por aluno, e o prazo para entrega do relatório é de 1 mês contado a partir da apresentação do projeto.