Contextualização
Química é a ciência que estuda a estrutura, propriedades, composição, reações e transformações da matéria. Em nosso dia a dia, estamos constantemente cercados por fenômenos químicos e físicos, mesmo que nem sempre percebamos. Entender esses fenômenos é uma parte fundamental para compreender o mundo ao nosso redor.
Os fenômenos químicos e físicos são transformações que ocorrem na matéria. O fenômeno físico é uma mudança que ocorre sem alterar a composição da matéria. Exemplos incluem mudanças de estado físico, como congelamento, ebulição, sublimação, etc. Já o fenômeno químico envolve uma mudança na composição da matéria, onde novas substâncias são formadas. Exemplos incluem a combustão, a fermentação, a fotossíntese, etc.
Os fenômenos organolépticos, por outro lado, estão relacionados com as características que podem ser percebidas pelos nossos sentidos, como cor, odor, sabor, textura e o som de uma substância. Eles podem ocorrer tanto em fenômenos físicos quanto químicos.
Contexto e Relevância
Os fenômenos químicos, físicos e organolépticos estão presentes em praticamente todas as atividades humanas. Quando cozinhamos, por exemplo, estamos constantemente envolvidos com esses fenômenos. A água fervendo é um exemplo de fenômeno físico, enquanto o cozimento dos alimentos, que altera sua composição química, é um fenômeno químico. Além disso, as características organolépticas dos alimentos, como seu sabor, cor e textura, estão constantemente mudando durante o processo de cozimento.
Além da cozinha, esses fenômenos também estão presentes em muitos outros contextos. Na indústria, por exemplo, eles são essenciais para a produção de uma enorme variedade de produtos, desde medicamentos até automóveis. Na medicina, o funcionamento do nosso corpo e a ação dos medicamentos também envolvem uma série de fenômenos químicos e físicos.
Atividade Prática
Título: Explorando Fenômenos: Físicos, Químicos e Organolépticos
Objetivo do Projeto:
O objetivo deste projeto é permitir que os alunos observem, classifiquem e expliquem vários fenômenos em termos de suas propriedades físicas, químicas ou organolépticas. Este projeto foi projetado para ser realizado por grupos de 3 a 5 alunos e deve ser concluído em uma semana.
Descrição detalhada do Projeto:
Os alunos serão encarregados de escolher três diferentes atividades cotidianas (por exemplo: cozinhar um ovo, fazer um suco de laranja, abrir uma lata de refrigerante etc). Para cada atividade escolhida, eles deverão observar e documentar os fenômenos físicos, químicos e organolépticos que ocorrem.
Após a realização das atividades, cada grupo deve redigir um relatório detalhado onde eles explicam cada fenômeno observado, classificando-o como físico, químico ou organoléptico. Eles também devem discutir por que eles acreditam que cada fenômeno pertence à categoria escolhida.
Materiais Necessários:
Dependendo das atividades escolhidas pelos alunos, os materiais necessários podem variar. No entanto, o essencial nesse projeto são papel, caneta e uma câmera para documentar as atividades e os fenômenos.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Formação dos grupos e escolha das atividades: Cada grupo de alunos deve escolher três atividades cotidianas em que eles acreditam que poderão observar fenômenos.
- Observação e documentação dos fenômenos: Os alunos devem realizar as atividades escolhidas, observando e documentando todos os fenômenos que ocorrem. Recomenda-se o uso de fotos ou vídeos para capturar cada etapa dos fenômenos.
- Classificação dos fenômenos: Depois de observar os fenômenos, os alunos devem classificá-los como físicos, químicos ou organolépticos, baseando-se nos conceitos teóricos aprendidos.
- Redação do Relatório: Cada grupo deve redigir um relatório detalhado, conforme descrito abaixo.
Entregas do Projeto:
Relatório: O relatório deve ser apresentado no formato de um documento escrito abordando as seguintes seções:
-
Introdução: Em que o aluno deve contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
-
Desenvolvimento: Os alunos devem explicitar a teoria por trás dos fenômenos químicos, físicos e organolépticos, explicar as atividades escolhidas em detalhes, indicar a metodologia utilizada, apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: Os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
O relatório deve ser uma reflexão sobre a experiência do projeto, e deve demonstrar claramente que os alunos compreendem a diferença entre fenômenos físicos, químicos e organolépticos. Além disso, deve demonstrar a capacidade dos alunos de trabalhar colaborativamente e gerenciar seu tempo de forma eficaz.