Contextualização
Introdução
Atualmente, o mundo vive uma crise sem precedentes, que se manifesta nas mudanças climáticas, na perda da biodiversidade, no esgotamento de recursos naturais e na deterioração dos solos e da água. Essa crise é amplamente reconhecida como sendo causada, em grande parte, pela forma insustentável como a humanidade tem se relacionado com a natureza, e em especial pela maneira como a atividade agropecuária tem sido conduzida.
A Agricultura Sustentável surge, então, como uma alternativa à agricultura convencional. Ela é uma forma de produzir alimentos e outros produtos agrícolas que respeita o meio ambiente, consome menos recursos naturais, protege a saúde humana e animal, promove a justiça social e gera um retorno econômico razoável para o produtor.
A Agricultura Sustentável tem como principais objetivos a conservação do solo, da água e do ar; a promoção de sistemas de produção diversificados; o uso eficiente de insumos; a preservação da biodiversidade e a adaptação aos efeitos das mudanças climáticas.
Contextualização
A importância da Agricultura Sustentável não pode ser subestimada. Ela é essencial para garantir a segurança alimentar e nutricional de uma população mundial em crescimento, que deverá ultrapassar 9 bilhões de pessoas em 2050, segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
Além disso, a Agricultura Sustentável é uma ferramenta poderosa para mitigar os efeitos das mudanças climáticas, que já estão tornando mais difícil a produção de alimentos em muitas regiões do mundo. Programas que promovem a Agricultura Sustentável ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) provenientes da agropecuária, a principal fonte desses gases.
Por último, mas não menos importante, a Agricultura Sustentável contribui para a preservação da biodiversidade do planeta, um dos principais desafios do século XXI. Biodiversidade rica é essencial para a resiliência das fazendas e para a segurança alimentar a longo prazo.
Materiais Complementares
Para um aprofundamento maior no tema, são sugeridos os seguintes materiais:
- [Agricultura Sustentável] - Greenpeace Brasil
- [FAO e Agricultura Sustentável] - Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura
- [Conceitos Básicos de Agricultura Sustentável] - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações - MCTIC
- [The State of Food and Agriculture] (Relatório anual da FAO)
Atividade Prática
Projeto Mini-Fazenda Sustentável
Objetivo do Projeto
Os alunos serão desafiados a projetar uma mini-fazenda sustentável para uma comunidade específica, tomando decisões sobre quais culturas cultivar, que tecnologias utilizar, e como gerenciar recursos como solo, água e energia de forma sustentável. Em seguida, deverão apresentar seu projeto em um relatório detalhado que discute suas decisões e fornece uma análise crítica de seus benefícios e desafios.
Materiais Necessários
- Caderno ou folhas de interação, e canetas ou lápis para anotações
- Acesso à internet para pesquisa
- Opcionais: Ferramentas de design gráfico ou programas de design 3D
Descrição Detalhada do Projeto
Os grupos de 3 a 5 alunos terão uma semana para pesquisar, projetar e redigir um relatório sobre suas mini-fazendas sustentáveis. Cada grupo deve considerar fatores como:
- O uso eficiente de recursos (por exemplo, implementando sistemas de irrigação por gotejamento ou técnicas de conservação do solo)
- A diversidade de cultivos (para promover a biodiversidade e a segurança alimentar)
- O uso de tecnologias (como a energia solar ou biológica para a geração de energia)
- A escolha de culturas (inclusive considerando aspectos como o valor nutricional, as condições de crescimento e a demanda do mercado)
Os alunos devem considerar as necessidades e recursos da comunidade para a qual estão projetando a mini-fazenda. Eles precisam justificar suas escolhas com base em princípios de agricultura sustentável, como eficiência do uso de recursos, manutenção da biodiversidade e preservação da qualidade do solo.
Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade
- Na primeira hora, os grupos devem pesquisar sobre a agricultura sustentável e questões-chave relacionadas à agropecuária em específico.
- Em seguida, cada grupo definirá as bases de seu plano. Eles precisarão identificar a comunidade para a qual estão projetando a mini-fazenda e começar a moldar seu projeto considerando as necessidades e recursos dessa comunidade.
- Depois de terem uma ideia básica, os alunos devem começar a pesquisar mais sobre as tecnologias, métodos e culturas que poderiam incorporar em sua mini-fazenda. Eles devem considerar os prós e contras de cada opção e justificar suas escolhas com base em princípios de agricultura sustentável.
- Ao longo das próximas duas horas, os alunos devem se concentrar em escrever seu relatório. Eles deverão descrever em detalhes a estrutura de suas mini-fazendas, justificar suas decisões e discutir os benefícios e desafios associados às suas escolhas.
Os alunos devem garantir que suas entregas estejam em linha com os objetivos deste projeto e que abordem os pontos-chave relevantes. O relatório escrito deve ser bem estruturado, mostrar um bom entendimento dos conceitos, ter uma justificativa clara para as decisões feitas durante a elaboração do projeto, e deve conter as seguintes seções:
- Introdução: Deve contextualizar a comunidade para a qual a mini-fazenda está sendo projetada e qual o objetivo do projeto.
- Desenvolvimento: Deve incluir a descrição detalhada da mini-fazenda, explicando suas características e os princípios de agricultura sustentável que estão sendo aplicados. Aqui, os alunos também podem citar as vantagens de sua proposta em relação a uma fazenda convencional.
- Conclusões: Aqui, os alunos devem argumentar sobre os benefícios de sua proposta, assim como discutir os desafios e como pretendem superá-los.
- Bibliografia: Esta seção deve conter todas as referências usadas durante a elaboração do projeto.