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Projeto: Revivendo a Mesopotâmia através da Arte

Artes

Original Teachy

'EM13LGG601'

Arte: Mesopotâmia Antiga

Contextualização

A arte na Mesopotâmia é uma representação das civilizações que floresceram entre os rios Tigre e Eufrates, no atual território do Iraque, a partir de 3500 a.C. Essas sociedades, que incluíam os sumérios, acádios, assírios e babilônios, deixaram uma herança artística rica e diversificada que nos permite ter uma visão mais clara de seu modo de vida, crenças, rituais e conceitos estéticos.

No estudo da arte mesopotâmica, podemos abordar diversos tópicos que vão desde a arquitetura monumental, como zigurates e palácios, até a escultura, passando pela cerâmica, joalheria, metalurgia e escrita cuneiforme. A compreensão dessas expressões artísticas permite-nos relacioná-las com os acontecimentos históricos da região, e entender como a arte foi uma ferramenta de poder e legitimação para os governantes mesopotâmicos.

Importância do Estudo da Arte Mesopotâmica

Entender as artes da Mesopotâmia nos ajuda a perceber a complexidade e sofisticação das primeiras civilizações urbanas da história. Em uma época tão remota, essas sociedades foram capazes de desenvolver técnicas e estilos artísticos que ainda hoje nos surpreendem pela sua beleza e significado. Além disso, a arte da Mesopotâmia teve uma grande influência na arte de outras culturas, como os gregos, que são geralmente considerados como os principais protagonistas da arte ocidental.

Ao estudar a arte mesopotâmica, também podemos desenvolver uma consciência crítica sobre nosso próprio contexto cultural e artístico. Veremos que muitas das formas e temas que consideramos "modernos" ou "ocidentais" têm suas origens na antiguidade mesopotâmica, e que a arte não é um fenômeno isolado, mas está profundamente entrelaçada com a sociedade, a política, a economia e a religião.

Atividade Prática: "Revivendo a Mesopotâmia através da Arte"

Objetivo do Projeto

O projeto tem como objetivo proporcionar aos alunos uma imersão na cultura e na arte mesopotâmica. Através da criação de um museu virtual, os alunos irão pesquisar, discutir e representar diferentes aspectos da arte mesopotâmica, incluindo arquitetura, escultura, escrita cuneiforme e artefatos do cotidiano. A ideia é estimular a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

Descrição detalhada do Projeto

Em grupos de 3 a 5, os alunos serão convidados a construir um "Museu Virtual da Mesopotâmia". Cada grupo irá se concentrar em um tema específico relativo à arte mesopotâmica: arquitetura, escultura, escrita cuneiforme e artefatos do cotidiano. O museu virtual será construído utilizando uma plataforma online de sua escolha (PowerPoint, Prezi, etc.) e deve incluir imagens, textos e, se possível, recursos multimídia como vídeos e simulações interativas.

Materiais Necessários

  • Acesso à internet
  • Plataforma de criação de apresentações (PowerPoint, Prezi, etc.)

Passo a Passo para Realização da Atividade

  1. Pesquisa e Planejamento: Primeiramente, os alunos farão uma pesquisa aprofundada sobre o tema escolhido. Durante essa etapa, os alunos devem organizar e dividir as tarefas entre os membros do grupo.

  2. Seleção e Análise de Obras: Após a pesquisa inicial, os alunos vão selecionar as obras que irão compor seu museu virtual. Cada obra deve ser acompanhada de uma análise que explique seu contexto histórico, suas características artísticas e seu significado.

  3. Criação do Museu Virtual: Com as pesquisas feitas e as obras escolhidas, os alunos começarão a construção do museu virtual. O museu deve ser dividido em seções que correspondem às diferentes obras ou tipos de obras, e cada seção deve conter imagens e textos que explicam e contextualizam as obras.

  4. Revisão e Aprimoramento: Depois de uma primeira versão do museu virtual, os alunos devem revisar e aprimorar seu trabalho. Isso pode envolver a correção de erros, a adição de mais informações ou a melhoria da apresentação visual.

  5. Apresentação e Discussão: Por fim, cada grupo apresentará seu museu virtual para a classe. Essa será uma oportunidade para compartilhar o que aprenderam e receber feedback dos colegas e do professor.

  6. Relatório Final: Paralelo ao desenvolvimento do museu virtual, cada grupo deve preparar um relatório escrito sobre o projeto. Este relatório deve conter uma introdução (com a contextualização do tema escolhido e a importância da arte mesopotâmica), o desenvolvimento (com a descrição e explicação das obras selecionadas, a metodologia utilizada e os resultados obtidos) e a conclusão (com os aprendizados e conclusões do grupo sobre o projeto). A bibliografia utilizada também deve ser indicada.

Entregas do Projeto

Ao final do projeto, os alunos deverão entregar dois produtos principais:

  1. Museu Virtual da Mesopotâmia: Este é o produto principal do projeto, e deve refletir o entendimento dos alunos acerca do tema escolhido, bem como a sua capacidade de sintetizar e apresentar informações de maneira clara e atraente.

  2. Relatório Final: Este documento deve conter uma descrição detalhada do processo de realização do projeto, desde a pesquisa inicial até a conclusão. O relatório deve ser estruturado em quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia. Este relatório é uma oportunidade para os alunos refletirem sobre o que aprenderam durante o projeto, e para eles demonstrarem suas habilidades de pesquisa, escrita e pensamento crítico.

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