Entrar

Projeto: Reino Plantae: Plantas | Metodologia Digital | Projeto

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Reino Plantae: Plantas

Objetivos

- Identificar e diferenciar as plantas do Reino Plantae e de outros reinos.

- Conhecer a estrutura básica das plantas e suas funções vitais.

- Identificar e descrever os principais subgrupos do Reino Plantae, compreendendo suas características distintas.

- Usar tecnologias digitais para registrar, identificar e disseminar informações sobre plantas.

- Trabalhar em equipe de forma colaborativa, respeitando opiniões e dividindo tarefas.

Você Sabia?

1.  Quer uma superdica natural? Sabia que existe uma planta que pode literalmente explodir na sua cara? 勞 O Bocconia frutescens tem vários arbustos pequenos que, ao secar, lançam suas sementes a grandes alturas! Assusta, mas é uma beleza natural .

2. ️ Alguma vez você já pensou que 'plantei bananeira' envolvia literalmente plantar uma bananeira? No caso das bananas, você sabia que elas são classificadas como plantas herbáceas?  Sim, você não está enganado! São plantas, não árvores! 

3.  Sabia que algumas plantas são verdadeiros mestres da camuflagem?  As orquídeas 'fantasma' parecem simplesmente desaparecer em uma floresta densa! Tipo um mágico da natureza!

Contextualizando

 Imaginem um mundo sem as plantas – sem a fotossíntese há bilhões de anos, não haveria oxigênio para respirar, pastagens para os bichos, nada para sustentar a base de nossas cadeias alimentares! As plantas literalmente salvam o dia, todos os dias! 

✨ Mas por que as plantas são TÃO importantes? Primeiro, são os únicos seres vivos que podem produzir seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Sem elas, não teríamos aquela maravilhosa e refrescante chuva de oxigênio que adoramos respirar. E, coloque aí alguns legumes e frutas na sua dieta, grãos para seu pãozinho de cada dia, pois adivinhe: TODOS eles vêm de plantinhas. 

 Além disso, as plantas são as campeãs da adaptação!  Com raízes que vão beber água no mais profundo do solo, elas se esticam para pegar aqueles preciosos raios de sol e, mesmo sem pernas (sim, sem pernas!), algumas conseguem mudar de lugar. São seres incríveis, subestimados e essenciais para a vida como o kaki, esse fruto delicioso que, spoiler, também vem de planta! 

Atividade 1: Observatório Botânico: A Vida Secreta das Plantas 

Descrição

Nesta atividade incrível, toda a turma (você e todos os seus colegas) irão se tornar exploradores e cientistas em um Observatório Botânico Virtual! Vocês terão a missão de criar um banco de dados digital interativo sobre diferentes espécies de plantas utilizando textos, fotos, vídeos e gravações sonoras. Será uma imersão total no fascinante Reino Plantae, onde vocês vão descobrir detalhes incríveis sobre a vida das plantinhas. O objetivo é que, ao final, tenhamos um portfólio coletivo que destaque a importância de cada espécie, suas características, adaptações e papel no ecossistema.

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, etc.)

- Aplicativos de anotações (Google Keep, OneNote, etc.)

- Ferramentas de edição de vídeo (Kapwing, iMovie, etc.)

- Ferramentas de criação de site ou blog (Wix, Google Sites, WordPress)

- Câmeras ou smartphones para tirar fotos e gravar vídeos

- Aparelhos para gravar e editar áudio (celulares, computadores, etc.)

- Microscópios (opcionais, se disponíveis na escola)

- Herbário eletrônico (se disponível, ou podem usar aplicativos como iNaturalist)

Passo a Passo

  • Semana 1: Dividam a turma em subgrupos, cada um responsável por pesquisar uma espécie de planta diferente. Comecem a coletar informações e organizem-nas em anotações digitais.
  • Até Final da Semana 1: Criem uma página da espécie no site/blog, incluindo as primeiras informações, imagens iniciais e curiosidades. Planejem vídeos e gravações a serem feitos na próxima semana.
  • Semana 2: Cada subgrupo faz visitas 'campo' (dentro da escola, em parques locais – sempre com orientação e permissão) para coletar fotos e gravar vídeos das plantas.
  • Até Final da Semana 2: Postem os vídeos e gravações ao vivo no Instagram ou outra rede social da classe para engajar colegas e familiares. Organizem as fotos e vídeos no site/blog do Observatório Botânico.
  • Semana 3: Comecem a analisar as informações coletadas e a agregar mais detalhes nos posts de cada espécie. Usem ferramentas de edição para montar vídeos explicativos e áudios.
  • Final da Semana 3: Finalizem os posts e documentem o processo no site/blog. Testem a interatividade dos links e perguntas do site. Se necessário, façam ajustes finais e publicações.
  • Semana 4: Divulguem amplamente para a comunidade escolar, incentivando visitas, perguntas e feedback. Incluam respostas a possíveis dúvidas ou curiosidades recebidas.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável deste projeto será um Observatório Botânico Interativo hospedado em um site e atualizado semanalmente ao longo de 4 semanas. O site/blog deve conter:* Página Inicial com uma breve introdução ao projeto e links para as seções principais;* Páginas ou Postagens dedicadas a cada espécie de planta observada, detalhando suas características morfológicas, funções vitais, importância ecológica, adaptações e curiosidades;* Vídeos demonstrativos ou de campo sobre cada espécie;* Perguntas e respostas interativas para os visitantes, estimulando sua reflexão e aprendizado.
O Observatório Botânico deve ser engajador, informativo e visualmente atraente. Usem suas habilidades criativas e digitais para garantir que ele seja educativo e divertido para todos os visitantes!

Atividade 2: Missão Planeta Verde: Expedição Virtual Interativa 

Descrição

 Aventura, mapas misteriosos e muita curiosidade no ar!  Esta atividade vai transformar toda a turma em uma equipe de cientistas exploradores, prontos para embarcar em uma viagem pelo Mundo Verde! Vocês criarão uma Expedição Virtual Interativa (com ajuda da tecnologia) para descobrir plantas de diferentes regiões do planeta. Cada grupo de alunos terá a missão de pesquisar, documentar, criar e explicar tudo o que encontrar. 六‍六‍ Venham com a gente nessa jornada empolgante para mapear e revelar os segredos das plantas que habitam diversos cantos do nosso planeta, conectando ciência, tecnologia e diversão!

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Acesso a aplicativos de redes sociais (Instagram, TikTok, Twitter, etc.)

- Cadernos, papel e caneta ou aplicativos de anotações (Google Keep, OneNote, etc.)

- Câmeras ou smartphones para tirar fotos e gravar vídeos

- Aplicativos de edição de vídeo (Kapwing, iMovie, etc.)

- Computadores ou tablets para edição e conteúdo digital

- Microscópios (opcionais, se disponíveis)

- Acesso a bibliotecas e livros digitais sobre botânica

- Ferramentas de criação de sites ou blogs (Wix, Google Sites, WordPress)

Passo a Passo

  1. Divisão de Responsabilidades: Dividam a turma em subgrupos. Cada subgrupo será responsável por uma determinada região do globo terrestre para pesquisa. 
  2. Pesquisa Inicial: Cada subgrupo deve começar pesquisando as características gerais das plantas da região escolhida – usando a internet, livros disponíveis, etc.
  3. Planejamento da Expedição: Definam como será a documentação e o conteúdo da expedição. Planejem os locais de 'campo' em parques locais ou, se permitido, na escola.
  4. Registro das Descobertas: Durante as saídas ao campo, documentem todas as plantas encontradas (fotos, vídeos, gravações sonoras). Registrem não apenas a planta, mas também o ambiente, clima e outras plantas ao redor.
  5. ️ Edição de Vídeos e Imagens: Usem aplicativos de edição para criar um conteúdo visualmente atraente. Seja criativo! Pense em efeitos especiais, narrações divertidas e roteiros cativantes.
  6. Publicação de Stories ao Vivo (Opcional): Para interagir com a comunidade escolar, façam uma sessão de perguntas e respostas (Q&A) ao vivo no Instagram ou outra rede social da turma.
  7. Criação do Portal Botânico: Utilizem ferramentas de criação de sites ou blogs para consolidar todo o conteúdo (documentos de campo, vídeos, fotos, informações) de forma organizada em um site único.
  8. ️ Interação com Visitantes: Incluam seções interativas com quizzes, jogos e perguntas para que visitantes do site possam testar seus conhecimentos botânicos.
  9. Divulgação: Promovam a Expedição Virtual nas redes sociais e em outros canais da escola. Incentivem visitas e interações no site.
  10. Feedback e Melhoria: Revisem o conteúdo publicado, aceitem feedback de colegas e visitantes, e façam ajustes finais para tornar a experiência ainda melhor.

O Que Você Deve Entregar?

 Entregável Final: Uma Expedição Virtual Interativa documentada e publicada em um site ou blog, completo com:

Mapa Interativo Global: Mostrando todas as plantas descobertas e seus locais de origem (com links para mais informações). Relatórios de Campo Escritos: Detalhando as características, importância e adaptações das plantas observadas, acompanhados de fotos e vídeos. Vídeos Educativos: Produzidos pelos alunos, explicando as descobertas e incluindo curiosidades e efeitos visuais. Seções Didáticas: Com perguntas e respostas, jogos interativos para visitantes e guias botânicos.

Este entregável deve ser engajador, educativo e visualmente atrativo para estimular visitas e interações. Utilizem toda a criatividade tecnológica para transformar a botânica em uma aventura divertida!

Atividade 3: Documentário Vivo: A Planta que Salva o Mundo! 

Descrição

Vocês estão prestes a se tornar cineastas botânicos!  Nessa atividade, a turma inteira vai unir forças para criar um incrível Documentário Vivo sobre as plantas que salvam o mundo no dia a dia!  Cada grupo de alunos vai escolher um 'herói verde' – uma planta especial ou subgrupo de plantas – e vai mergulhar fundo em sua história, utilidades, importância ecológica e segredos. ️ O objetivo é produzir um documentário interativo e inovador, cheio de insights científicos, histórias interessantes e muito, muito conteúdo digital. Essa jornada vai unir ciência, arte e tecnologia em um produto final que vai surpreender e informar a todos!

Materiais Necessários

- Celulares com acesso à internet

- Câmeras ou smartphones para gravação

- Computadores ou tablets para edição de vídeo

- Aplicativos de edição de vídeo (como Kapwing, iMovie, etc.)

- Acesso a redes sociais (Instagram, TikTok, etc.)

- Aplicativos de pesquisa (Google, TED Talks, etc.)

- Cadernos, papel e caneta ou aplicativos de anotações (Google Keep, OneNote, etc.)

- Acessórios para gravação (tripés, microfones, etc.) (opcionais, mas úteis)

Passo a Passo

  1. Semana 1: Dividam a turma em subgrupos. Cada grupo deve escolher um 'herói verde' ou subgrupo de plantas para pesquisar (ex: maravilhas medicinais, super-alimentos vegetais, biomas ecológicos, etc.).
  2. Pesquisa Inicial: Cada subgrupo deve começar pesquisando sobre seu tema, incluindo a história, as características, as adaptações e a importância do 'herói verde' escolhido. Usem fontes confiáveis e anotem todas as informações.
  3. Roteirização: Criem um roteiro detalhado para o documentário, organizando o conteúdo em partes como: introdução, apresentação do 'herói verde', entrevistas, vídeos e cenários de campo, etc.
  4. Gravação e Coleta de Material: Realizem gravações de vídeos, tirem fotos e reúnam todo o material necessário. Cada grupo deve gravar pelo menos uma cena em que contrasta a planta em manuseio com a imagem dela pronta para a venda (em supermercados, farmácias, etc.).
  5. Edição de Vídeos: Usem aplicativos de edição para montar o documentário. Incluam animações, narrações, entrevistas e fatos interessantes. Todos devem participar da edição para compartilhar ideias e habilidades.
  6. Publicação: Hospedem o documentário finalizado em uma plataforma de vídeos (como YouTube) ou em um site/blog. Adicionem seções interativas para engajar o público (como quizzes ou desafios de perguntas e respostas).
  7. Divulgação: Promovam o documentário nas redes sociais, incentivando colegas, familiares e a comunidade escolar a assistirem e participarem dos desafios interativos.
  8. Feedback e Ajustes: Recebam o feedback do público, façam ajustes finos no documentário e garantam que todas as partes estejam bem integradas e compreensíveis.

O Que Você Deve Entregar?

️ Entregável Final: Um Documentário Vivo interativo, hospedado em uma plataforma como YouTube ou Google Sites, composto por:

Introdução: Curta apresentação do tema do documentário. Heróis Verdes em Destaque: Seções com plantas e subgrupos escolhidos, detalhando suas características, importância e histórias. Depoimentos: Entrevistas (fictícias ou reais) com 'especialistas' sobre as plantas analisadas. Cenários Naturais: Vídeos e fotos de campo, mostrando as plantas em seu habitat natural e suas adaptações especiais. Interatividade: Quizzes, perguntas e respostas, e desafios para espectadores testarem seus conhecimentos.

O documentário deve ser engajador, visualmente atraente e cientificamente preciso. Utilizem toda a sua criatividade para tornar o conteúdo informativo e divertido!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies