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Projeto: Reino Protista: Protozoários e Algas | Metodologia Digital | Projeto

Biologia

Original Teachy

'EM13CNT202'

Reino Protista: Protozoários e Algas

Objetivos

- Compreender as características e tipos de protozoários e algas.

- Identificar as principais doenças causadas por protozoários.

- Aprender como as algas contribuem para o ambiente.

- Desenvolver habilidades de pesquisa científica e colaboração.

- Utilizar tecnologias digitais para criar conteúdo educativo e interativo.

- Aplicar o conhecimento adquirido para criar conscientização sobre a importância de protozoários e algas.

Você Sabia?

1. Você sabia que as algas podem ser tão variadas que algumas chegam a parecer bambu?  Sim, são quase como mini florestas aquáticas!

2. Alguns protozoários são tão pequenos que você precisaria de um microscópio muito potente para vê-los. Já imaginou o tamanho desses beiços? 

3. E tem mais: protozoários estão por aí nos esgotos, barrigas, lagoas... Pessoal, é um verdadeiro mundo subterrâneo digno de um filme de ficção científica! 裂

Contextualizando

 Bem-vindos ao incrível mundo dos protozoários e das algas!  Vocês já se perguntaram como um pontinho tão pequeno pode ter um impacto tão grande em nossas vidas? Os protozoários e as algas são pequenos heróis e vilões do Reino Protista, agindo em nossos sistemas biológicos e no equilíbrio ecológico. Dos esgotos da cidade aos rios mais cristalinos, eles estão lá, fazendo o que fazem melhor: sobreviver e influenciar o ambiente ao redor.

Então, por onde começar? 樂 Protozoários são organismos unicelulares e móveis que podem ser tanto parasitas quanto produtores. Alguns são glamourosos (sim, glamourosos!) e ajudam a quebrar o material orgânico em nossos ecossistemas. Já outros decidiram nos fazer uma visita indesejada e causar doenças sérias. Vai encarar um torneio de Krav Maga contra esses micro-heróis? 

Agora, as algas não ficam atrás!  Elas são nossos aliados verdejantes, essenciais para a produção de oxigênio e como base da cadeia alimentar aquática. Sem mencionar que, quem sabe, o pãozinho com algas esteja na moda em 2030! Entenda através das atividades interativas e digitais que temos preparado o quanto esses organismos são fascinantes e, principalmente, a importância que eles têm em nossas vidas. Prontos para embarcar nessa aventura biológica? 

Trabalho 1: Mega Documentário Interativo: Explorando o Reino Protista 

Descrição

Vocês estão prestes a produzir um Mega Documentário Interativo sobre o Reino Protista, focando nos protozoários e nas algas! O objetivo do projeto é aprofundar o conhecimento adquirido em aula de maneira criativa e dinâmica. Como um único grupo, vocês vão se organizar para filmar, editar e publicar um documentário que será espalhado nas redes sociais e na comunidade escolar. Este desafio vai exigir a colaboração de todos, desde roteiristas a editores, e vai permitir uso de tecnologias digitais e muita criatividade! ✨

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera (mesmo de baixa resolução)

- Computadores ou notebooks com software de edição de vídeo (ex: Filmora, iMovie, Adobe Premiere)

- Microfones, fones de ouvido e equipamentos básicos de gravação

- Ferramentas de criação de roteiro (Google Docs, Canva)

- Plataforma de publicação de vídeos (YouTube, TikTok, Instagram Reels)

- Conta em um serviço de reuniões online para colaboração (Google Meet, Zoom)

- Material de escrita (papel, canetas)

- Conta em serviços de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive)

Passo a Passo

  • Dividam a turma em subgrupos, cada um ficará responsável por uma área de enfoque (exemplo: tipos de protozoários, importância das algas, doenças causadas por protozoários, etc.)
  • Dentro dos subgrupos, dividam as tarefas entre roteiristas, atores, editores e responsáveis pela publicação nas redes sociais fictícias.
  • Utilizem ferramentas de criação de roteiro para desenvolver o texto do documentário. Cada subgrupo deve elaborar seu roteiro, revisando em conjunto e integrando todas as partes em um roteiro mestre.
  • Gravem as cenas necessárias, tomando cuidado com a qualidade do áudio e vídeo. As cenas podem ser gravadas com os celulares ou tablets dos alunos, por isso, usem espaços bem iluminados e silenciosos.
  • Editem o material gravado, adicionando titulações, efeitos sonoros e música para tornar o documentário mais dinâmico e educativo.
  • Gerenciem a integração das partes, unificando todas as áreas de enfoque em um único documentário coerente.
  • Realizem uma revisão final conjunta de todo o documentário para garantir a coesão e a qualidade do trabalho.
  • Publiquem o documentário em uma plataforma de vídeo fictícia (recomendamos usar, por exemplo, um canal fictício do YouTube ou TikTok).
  • Coletem feedback dos colegas e professores, analisando criticamente os pontos fortes e o que pode ser melhorado no documentário.
  • Finalizem o projeto com uma apresentação do documentário e dos processos realizados, destacando os aprendizados e desafios enfrentados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Mega Documentário Interativo de 10 a 15 minutos sobre o Reino Protista. O documentário deve ser dividido em seções, cada uma enfocando em um aspecto específico dos protozoários ou das algas.

A entrega deve incluir:

  • Organização do grupo e distribuição de tarefas;
  • Roteiro escrito e revisado;
  • Gravação de cenas apropriadas (uso de crachás, fundo de cenas, boas práticas de gravação, etc.);
  • Edição de vídeo com titulações, efeitos sonoros e música;
  • Publicação do documentário em uma rede social simulada (como YouTube/TikTok fictício) ou diretamente na conta da escola;
  • Feedback coletado e incluído como anexo no projeto final.

O critério principal para avaliação será a integração de conceitos científicos com criatividade e a capacidade de comunicação dos alunos.

Trabalho 2: Missão Vírus e Bactérias 裂

Descrição

Prepare-se para uma Missão Vírus e Bactérias super dinâmica e interativa!  Mas calma, não vamos tratar de super-heróis ou vilões dos quadrinhos, e sim de seres microscópicos que podem ser tanto amigos quanto inimigos dos seres vivos na Terra. Neste projeto, toda a turma trabalhará como uma equipe de cientistas empenhados em pesquisar, explorar e disseminar informações sobre vírus e bactérias. O desafio é criar um jogo de realidade aumentada ou virtual (usando plataformas como, por exemplo, Arloopa ou Merge Cube) que ajude a conscientizar as pessoas sobre a importância de prevenção e tratamento das doenças causadas por esses micro-organismos. Será uma verdadeira aventura científica e tecnológica, onde cada um terá um papel fundamental na construção dessa experiência inovadora. 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera (mesmo de baixa resolução)

- Computadores ou notebooks com acesso à internet

- Dispositivos de realidade virtual ou aumentada (opcional, mas recomendado)

- Microfones, fones de ouvido e equipamentos básicos de gravação

- Ferramentas de criação de conteúdo AR/VR (como Arloopa, Merge Cube)

- Ferramentas de criação de roteiro (Google Docs, Canva)

- Plataforma de desenvolvimento de jogos e experiências digitais (por exemplo, Unity3D, Scratch)

- Conta em serviços de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive)

- Material de escrita (papel, canetas)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em subgrupos, cada um focado em aspectos específicos do projeto, como roteiro, design, programação, teste e revisão.
  2. Realizem uma pesquisa aprofundada sobre vírus e bactérias. Compilem informações importantes, organizando-as em um documento compartilhado.
  3. Desenvolvam um roteiro que estruture o conteúdo educativo e os desafios que serão apresentados no jogo de AR/VR. O roteiro deve ser dinâmico e envolvente.
  4. Comecem a prototipar o jogo usando ferramentas de design e criação de AR/VR. Testem a jogabilidade e a usabilidade constantemente durante o desenvolvimento.
  5. Gravem e adicione conteúdos educativos, como vídeos explicativos e locuções, para tornar o jogo mais interativo e instrutivo.
  6. Incorporem quizzes e desafios interativos ao jogo, explorando os conceitos de maneira divertida e educativa.
  7. Realizem uma rodada de teste interna com a turma para coletar feedback. Façam ajustes necessários com base nas sugestões recebidas.
  8. Desenvolvam uma seção de feedback no jogo, para que os jogadores possam avaliá-lo e sugerir melhorias.
  9. Finalizem o jogo e realizem uma apresentação detalhada para a turma, destacando o que foi aprendido, as ferramentas utilizadas e os desafios encontrados.
  10. Publiquem o jogo em uma plataforma AR/VR (ex: Arloopa) ou disponibilizem o código-fonte para download, permitindo que uma audiência mais ampla acesse e se divirta aprendendo sobre vírus e bactérias.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será um Jogo de Realidade Virtual ou Aumentada em forma de um aplicativo educativo focado em como prevenir e tratar doenças causadas por vírus e bactérias. O jogo deve incluir:

  • Introdução: Descrição do projeto e contexto geral
  • Seções Educativas: Explicação de conceitos sobre vírus e bactérias
  • Desafios Interativos: Quizzes e jogos educativos sobre as temáticas
  • Dicas de Prevenção e Tratamento: Informações práticas e reais
  • Finalização e Score: Encerramento do jogo e pontuação obtida
  • Feedback Digital: Formulários online para feedback dos jogadores

O jogo deve ser testado internamente pelo menos duas vezes antes da publicação e revisado com base no feedback recebido. É fundamental que o aplicativo final seja acessível, educativo e, acima de tudo, divertido!

Trabalho 3: Caminho do Conhecimento: A Webserie Científica ‍

Descrição

Prepare-se para embarcar em um emocionante projeto científico e artístico: a criação de uma Webserie Científica Interativa! Nesta atividade, você e toda a turma vão se tornar roteiristas, atores, diretores e editores de uma websérie que explora o fascinante mundo dos protozoários e das algas. A missão é produzir uma série de vídeos curtos, divertidos e educativos, que ajudem a disseminar informações sobre esses organismos, suas características e doenças associadas. Como um grande grupo unido, vocês vão criar, filmar e editar episódios que abordam diferentes aspectos biológicos, ecológicos e médicos.

Ao final do projeto, o compilado desses episódios resultará em um canal no YouTube simulado com potencial para conscientizar não só a turma, mas amigos, familiares e a comunidade escolar. Vamos mergulhar nessa jornada de descobertas e criatividade? 

Materiais Necessários

- Celulares ou tablets com câmera (mesmo de baixa resolução)

- Computadores ou notebooks com software de edição de vídeo (ex: Filmora, iMovie, Adobe Premiere)

- Microfones, fones de ouvido e equipamentos básicos de gravação

- Ferramentas de criação de roteiro (Google Docs, Canva)

- Campos abertos ou espaços verdes para cenas externas

- Plataforma de publicação de vídeos (YouTube fictício)

- Conta em serviços de compartilhamento de arquivos (Google Drive, OneDrive)

- Material de escrita (papel, canetas)

Passo a Passo

  1. Dividam a turma em grupos, cada um ficando responsável por um episódio específico da websérie (ex: protozoários parasitas, algas como fonte de alimento, doenças causadas por protozoários).
  2. Dentro dos grupos, definam as funções (roteiristas, diretores, atores, editores) e comecem a elaborar o roteiro do episódio. Usem ferramentas online de criação de roteiros para colaborar de forma eficaz.
  3. Planejem as gravações, decidindo locais e figurinos. Lembrem-se de focar em locais seguros e práticos para as filmagens.
  4. Realizem as gravações dos episódios, garantindo boa iluminação e qualidade de som. Sejam criativos e usem recursos disponíveis! ‍
  5. Editem os vídeos gravados, adicionando titulações, efeitos sonoros e música para tornar a websérie envolvente. Testem as interfaces interativas que serão incluídas.
  6. Gerenciem a integração dos episódios, garantindo que a websérie mantenha uma estrutura coesa e interessante.
  7. Criem uma introdução para a webersérie (ou trailer) que seja cativante e motive as pessoas a assistirem.
  8. Publiquem os episódios no canal fictício do YouTube e promovam o compartilhamento com colegas, amigos e familiares.
  9. Coletem feedback dos espectadores através de comentários e/ou questionários. Analisem as respostas para aprimorar a websérie.
  10. Finalizem o projeto com uma apresentação detalhada do canal no YouTube e dos processos utilizados, destacando os aprendizados e desafios enfrentados.

O Que Você Deve Entregar?

O entregável será uma Webserie Científica Interativa composta de diversos episódios curtos (cerca de 5 a 10 minutos cada), organizados em um canal fictício no YouTube. A série deve incluir:

  • Introdução: Apresentação do projeto e do que será abordado na websérie.
  • Episódios educativos: Cada episódio deve abordar um tópico específico, como tipos de protozoários, importância das algas, doenças causadas por protozoários, etc.
  • Elaboração didática: Utilização de exemplos práticos, ilustrações claras e locuções adequadas para garantir a compreensão do público.
  • Interatividade: Inclusão de quizzes e desafios que os espectadores possam responder através de comentários para engajar o público.
  • Feedback digital: Promoção de questionários de feedback nos episódios para coletar sugestões de melhorias dos espectadores.

O principal critério de avaliação será a qualidade da informação transmitida de forma criativa, interativa e acessível. A turma receberá feedback de colegas e professores para aprimorar a websérie.

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