Contextualização
Em qualquer aspecto de nossas vidas, seja pessoal, social ou profissional, precisamos ser capazes de expressar nossas ideias de forma clara e convincente. Um dos componentes mais importantes para fazer isso com sucesso é construir um argumento sólido. Essa habilidade não é apenas uma ferramenta essencial para os debates, mas também para o dia a dia trabalho, como ao apresentar uma ideia para um projeto, escrever uma redação, pintar um quadro e até mesmo fazer um post numa rede social.
A arte de argumentar não é apenas expressar um ponto de vista, mas é considerada uma forma de persuasão lógica e sistemática que envolve a apresentação de evidências, o uso efetivo da lógica e a criação de um caso convincente. Isso inclui compreensão da importância de uma estrutura de argumento, identificação das partes principais do argumento, formulação de uma tese clara, seleção e apresentação adequada de premissas e evidências e habilidade de refutar oposições, entre outros.
Introdução
Ao trabalhar no domínio da estrutura de um argumento, daremos ênfase à compreensão da sua importância, aprendendo a identificar as principais partes e a formular uma tese clara. Abordaremos também a arte de selecionar e apresentar provas e evidências, e desenvolveremos a habilidade de refutar oposições. Finalmente, fizaremos com que vocês possam elaborar uma conclusão persuasiva e usar a lógica de forma eficaz.
Todo argumento bem estruturado começa com uma tese, que é a afirmação central do argumento. Em seguida, é apoiado por evidências e / ou premissas que o sustentam. E finalmente, o argumento é concluído reafirmando a tese e resumindo os principais pontos. É essencial entender como essas peças se encaixam para construir e apresentar um argumento lógico e persuasivo.
A capacidade de argumentar de forma eficaz é uma habilidade vital a ser aprendida e cultivada. Não apenas nos permite expressar nossas opiniões e pontos de vista de maneira eficaz, mas também nos fornece as ferramentas necessárias para analisar e refutar os argumentos dos outros.
Materiais extras
Para complementar este projeto, recomendo que acessem os seguintes materiais:
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"An Introduction to Logic and Scientific Method" de Morris R. Cohen e Ernest Nagel. Este livro formula as bases lógicas necessárias para o entendimento da estrutura dos argumentos.
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[Este curso] gratuito do Coursera chamado "Understanding Arguments: An Introduction to Informal Logic".
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O vídeo de Julian Northbrook, ["How to Argue - Philosophical Reasoning: Crash Course Philosophy #2"] disponível no YouTube.
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"The Art of Deception: An Introduction to Critical Thinking" de Nicholas Capaldi, um livro que ensina como identificar e desmontar sofismas e argumentos enganosos.
Atividade Prática
Debate simulado: Desconstruindo e Construindo Argumentos
Objetivo do Projeto
O objetivo desta atividade é praticar a elaboração de argumentos estruturados e ao mesmo tempo, aplicar o pensamento crítico para analisar e refutar argumentos. O projeto envolverá a pesquisa, desenvolvimento e apresentação de um argumento, bem como a construção lógica contra um argumento apresentado por grupos adversários.
Materiais Necessários
- Acesso à Internet
- Material para anotações
- Quadro
- Livros e artigos sobre o tema escolhido
Descrição Detalhada do Projeto
Serão formados grupos compostos por três a cinco alunos. Cada grupo irá escolher um tópico de interesse atual e relevante (por exemplo, mudança climática, vacinação, educação, políticas governamentais, etc.).
São previstas quatro fases para a atividade - pesquisa sobre o tópico, desenvolvimento da estrutura argumentativa, apresentação e debate entre grupos.
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Pesquisa: Cada grupo deve pesquisar extensivamente sobre o tópico escolhido. Durante a pesquisa, eles devem focar em fontes confiáveis que forneçam evidências e informações para apoiar sua tese.
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Desenvolvimento da Estrutura Argumentativa: Após a pesquisa, cada grupo deverá desenvolver sua estrutura de argumento. Devem claramente identificar sua tese, as premissas e evidências que sustentarão sua tese, como refutarão potenciais oposições e como elaborarão uma conclusão persuasiva.
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Apresentação: Depois de desenvolverem suas argumenções, cada grupo apresentará seu argumento. Durante a apresentação, cada componente do argumento deve ser claramente expressado e explicado.
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Debate: Após as apresentações, os grupos entrarão numa fase de debate, na qual questionarão e refutarão os argumentos uns dos outros. Cada grupo deve utilizar habilidades de pensamento crítico para questionar a estrutura argumentativa do grupo adversário, identificar suas falhas e sugerir contra-argumentos.
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
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Formação de grupos e escolha do tema: Formem grupos de 3 a 5 alunos. Escolham um tema de relevância atual.
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Pesquisa: O próximo passo é pesquisar extensivamente sobre o tópico escolhido. Usem fontes confiáveis para encontrar evidências e informações que apoiem a tese de vocês.
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Desenvolvimento da Estrutura Argumentativa: Após coletarem as evidências e informações, iniciem o desenvolvimento da estrutura argumentativa. Identifiquem e formulem claramente a tese, as premissas e evidências, as possíveis refutações e a conclusão. Este passo deve ser revisado várias vezes para garantir que a estrutura argumentativa esteja sólida.
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Apresentação: Agora, cada grupo deve apresentar o outro argumeto desenvoldido. Assegurem, durante essa apresentação, que cada componente do argumento foi apresentado com clareza e que a lógica por trás das sequências de pensamentos é evidente e direta.
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Debate: Por fim, será a vez do debate. Responda às questões do grupo oponente e refuta seus argumentos com contra-argumentos sólidos e bem estruturados.
Entregas do Projeto
Ao final dessa atividade, cada grupo deve produzir um relatório detalhado em forma de documento escrito sobre todo o processo, que deve ser dividido em quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia utilizada.
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Introdução: Apresente o tema escolhido, sua relevância e aplicação no mundo real e o propósito do projeto.
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Desenvolvimento: Essa seção deve explicar a teoria por trás da estrutura do argumento, detalhar como a atividade foi realizada, indicar a metodologia utilizada e, por fim, apresentar os resultados obtidos. Ela deve incluir a formulação da tese, as premissas e as evidências utilizadas, as refutações feitas durante a fase de debate e a conclusão de cada argumento.
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Conclusão: Recapitule os pontos principais, destaque os aprendizados adquiridos e estabeleça as conclusões sobre o projeto. Discuta o que funcionou bem na estrutura do argumento e onde o grupo encontrou dificuldades.
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Bibliografia: Liste as fontes utilizadas na pesquisa do projeto, incluindo livros, páginas da web, vídeos, etc.
Vocês não estão apenas fazendo um relatório objetivo - essa é uma oportunidade para refletir sobre a experiência e demonstrar uma compreensão clara da estrutura de um argumento. O relatório deve ser tão completo e detalhado quanto possível.
O projeto deve durar aproximadamente duas semanas, considerando o tempo necessário para pesquisa, formação da estrutura do argumento, apresentação e debate, além da redação do relatório.