Contextualização
A ética é o estudo filosófico dos valores morais que guiam o comportamento humano. A busca pela virtude, a análise do bem e do mal, a reflexão sobre o dever e a responsabilidade, tudo isso faz parte do amplo alcance da ética como campo de estudo. A importância dessa área se estende além das academias e tem implicações profundas para a sociedade em geral. Nossas decisões éticas moldam nossa conduta pessoal, social e profissional.
O estudo e o debate sobre ética podem ser complexos e desafiadores. Frequentemente, nos deparamos com questões éticas que não têm respostas claras e definitivas. Em muitos casos, argumentos igualmente válidos podem ser feitos de ambos os lados de uma questão. Isso pode tornar o debate ético uma experiência intensa, envolvente e reveladora. Ao mesmo tempo, é uma oportunidade valiosa para explorar diferentes perspectivas, aprimorar nossa habilidade de pensar criticamente e desenvolver nosso próprio senso de ética.
Introdução
O "Debate Ético" no contexto de um Clube de Debate é uma oportunidade fascinante para nos debruçarmos sobre essas questões. Aqui, são explorados argumentos e perspectivas complexas, desafiadoras e muitas vezes controversas. Ao equipar os alunos com a compreensão e as habilidades necessárias para avaliar os princípios orientadores do comportamento humano e identificar e argumentar criticamente sobre questões de certo e errado, o "Debate Ético" amplia nosso horizonte de conhecimento e sensibilidade éticos.
Com este projeto, queremos que você explore o mundo complexo do debate ético e aprenda a formular argumentos sólidos baseados em princípios éticos. Nosso objetivo é não apenas aumentar sua compreensão teórica, mas também aperfeiçoar suas habilidades práticas em debate e argumentação. Queremos ajudá-lo a desenvolver um compromisso pessoal com a ética e integrá-lo em todos os aspectos da sua vida.
Nossa jornada no "Debate Ético" será uma fascinante exploração dos princípios e dilemas éticos, da arte da argumentação e do desafio de se posicionar com integridade em questões morais complexas.
Materiais complementares
Para complementar sua compreensão do tema, sugerimos os seguintes recursos:
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[Ética: Uma Breve Introdução]Ética-Uma-Breve-Introdução/dp/8580332803) por Simon Blackburn: Este pequeno livro fornece uma visão geral da ética, examinando questões como a natureza do bem e do mal, o objetivo da vida moral, direitos e responsabilidades, e a natureza do caráter moral.
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[Dan Ariely: Nosso senso errado de certo e errado] Nesta perspicaz palestra TED, o psicólogo Dan Ariely explora por que as pessoas agem de maneira antiética e o que podemos fazer para melhorar nosso próprio senso moral.
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[The Ethics Centre] Este site australiano oferece uma rica matriz de recursos sobre ética, incluindo artigos, podcasts e uma ferramenta interativa que ajuda a navegar por dilemas éticos.
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[Yale Open Courses: Filosofia Moral] Este curso livre de Yale, disponível gratuitamente online, explora profundamente a filosofia moral através de uma variedade de tópicos, de utilitarismo e liberalismo a tradições religiosas e feministas.
Acesse esses recursos para enriquecer seus debates, entender diferentes perspectivas e aprofundar seu conhecimento e compreensão da ética.
Atividade Prática
Desbravando Dilemas: Uma Jornada pelo Debate Ético
Objetivo do Projeto: Neste projeto, os alunos vão explorar e discutir questões éticas complexas através do desenvolvimento de um debate estruturado. O objetivo é aplicar a compreensão teórica de ética na prática da argumentação, desenvolver habilidades críticas de pensamento e aprofundar a consciência ética pessoal de cada aluno.
Materiais Necessários: Recursos Online (Artigos, Vídeos, etc.), Ferramentas de Comunicação (Plataformas de Videoconferência ou Sala de Aula), Tempo para Pesquisa e Preparação.
Tamanho do Grupo: 3 a 5 alunos.
Duração do Projeto: Um mês.
Descrição Detalhada do Projeto
Nesse projeto, os grupos de estudantes assumirão ambos os lados de um dilema ético proposto, preparando e realizando um debate formal. Cada time deve se preparar para defender um ponto de vista escolhido através de pesquisa extensiva. No centro dessa pesquisa devem estar os princípios éticos aplicados, as implicações de suas decisões e a localização de sua posição no espectro dos pensamentos teóricos estudados.
Passo a Passo
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Escolha do Dilema Ético: Escolha um dilema ético para ser debatido (a escola pode fornecer uma lista de dilemas ou permitir que os alunos criem os seus). Por exemplo: "Deve ser legalizado o uso recreativo de drogas?" ou "Os animais têm direitos equivalentes aos dos seres humanos?".
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Pesquisa e Preparação: Realize uma pesquisa extensiva sobre o seu lado do dilema ético, abrangendo tanto argumentos factuais quanto éticos. Trabalhe os diferentes pontos de vista baseados em princípios éticos, sejam eles deontológicos, consequencialistas, etc., aplicando a teoria à prática.
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Criação de Argumentos: Crie argumentos bem desenvolvidos baseados em princípios éticos. Lembre-se de trabalhar de maneira respeitosa e civilizada, considerando e valorizando a perspectiva do "outro lado".
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Ensaios do Debate: Ensaie com o seu grupo, praticando diferentes argumentos e contra-argumentos, focando sempre na argumentação sólida e fundamentada em princípios éticos.
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Debate Formal: Realize um debate formal com os outros membros do clube, apresentando seus argumentos, rebatendo as críticas e defendendo a posição escolhida.
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Reflexão Pós-Debate: Faça uma avaliação reflexiva do debate. O que você aprendeu? Quais pontos do seu argumento foram mais fortes? O que você poderia ter feito de maneira diferente? Quais foram os pontos fortes do argumento do outro time? Como você percebe a sua própria postura ética após o debate?
A entrega final do projeto deve incluir o seguinte:
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Relatório Escrito: Cada grupo deve apresentar um relatório escrito detalhado do projeto. Este relatório deverá incluir uma introdução contextualizando o dilema ético escolhido e sua relevância, um desenvolvimento explicando a teoria utilizada nos argumentos, uma descrição detalhada da atividade e a metodologia utilizada, apresentação e discussão dos resultados, conclusões retiradas sobre o projeto e a bibliografia utilizada.
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Vídeo do Debate: Além do relatório, os alunos devem apresentar um vídeo do debate realizado. Isso servirá como uma evidência do trabalho em equipe e compromisso com a ética durante todo o processo.
Os alunos devem ter o cuidado de conectar o relatório escrito com o debate prático realizado, explicitando em detalhes no desenvolvimento os argumentos utilizados, os princípios éticos que embasaram tais argumentos e as correspondentes escolas do pensamento ético. Os aprendizados pessoais, as reflexões e observações sobre a experiência deve ser esmiuçada na conclusão do relatório.