Entrar

Projeto: "O Grande Debate: Desconstruindo Falácias"

Clube de Debates

Original Teachy

Argumentação Lógica

Contextualização

A argumentação lógica é um dos pilares fundamentais do pensamento analítico, do debate e da discursividade em geral. Podemos dizer que um argumento consiste em afirmativas, declarativas, hipóteses ou premissas que conduzem, por meio de um raciocínio, a uma conclusão. Esse processo segue uma estrutura lógica e específica que, quando bem realizada, atribui força e validade a argumentos.

Os princípios fundamentais desta estrutura se encontram na validade e solidez de um argumento. Validade se refere à estrutura do argumento: se as premissas são verdadeiras, a conclusão também deve ser. Em contrapartida, solidez avalia não apenas a estrutura mas também se as premissas são verdadeiras. Isso implica que um argumento sólido deve ser também válido.

Além de compreender essas estruturas lógicas, desenvolvemos habilidades analíticas para decompor argumentos em partes constituintes e os avaliamos no que se refere à forma e conteúdo. E vai ainda mais além; com o domínio desses conceitos, somos capazes de construir argumentos convincentes e coesos que respeitam princípios de raciocínio válido.

A sociedade contemporânea, especialmente nas mídias sociais e no âmbito político, está repleta de argumentos e debates. Infelizmente, também é um terreno fértil para a disseminação de falácias, argumentos baseados em lógica falha ou enganosa. Portanto, a possibilidade de identificar, desconstruir e rebater esses argumentos se torna uma ferramenta poderosa para a cidadania.

Na verdade, a argumentação lógica tem aplicações em todas as facetas da vida, desde tomadas de decisões pessoais até discussões profissionais ou públicas. Deste modo, o domínio da argumentação lógica desenvolve pensadores críticos e comunicadores eficazes, elementos cruciais para a formação do cidadão moderno em uma sociedade democrática.

Aconselhamos que os alunos complementem seu estudo consultando o livro "Introdução à Lógica" de Irving M. Copi, disponível na biblioteca da escola, e assistam a vídeos no canal do YouTube "Wireless Philosophy" que contém uma série de vídeos educativos sobre filosofia e lógica. Além disso, vocês também podem encontrar diversos exemplos de argumentação lógica na prática como em debates públicos, artigos de opinião, cortes judiciais, etc.

Atividade Prática

"O Grande Debate: Desconstruindo Falácias"

Objetivo do Projeto

Este projeto tem como objetivo principal que os alunos consigam identificar, analisar e debater sobre falácias argumentativas encontradas em discursos reais a partir dos princípios da argumentação lógica. Espera-se que, além de promover a compreensão aprofundada desses princípios, a atividade auxilie o desenvolvimento de habilidades para a desconstrução de argumentos falaciosos em situações práticas.

Materiais Necessários

  • Notas de aula
  • Livro "Introdução à Lógica" de Irving M. Copi
  • Acesso à internet para assistir vídeos e pesquisas
  • Papel e caneta ou programa de texto para a criação e redação do relatório final
  • Equipamento para gravação do debate (opcional)

Descrição Detalhada do Projeto

Os alunos, em grupos de 3 a 5, terão que investigar discursos públicos procurando por argumentos que encapsulam uma falácia lógica. Tais discursos podem ser encontrados em vídeos de debates políticos, artigos de opinião, vídeos de discussões acadêmicas na internet, entre outros.

Após a escolha do discurso que será analisado, o grupo precisará identificar a falácia em questão, desconstruí-la e criar uma argumentação lógica válida que possa ser utilizada para refutá-la.

Os grupos então apresentarão suas descobertas em forma de debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar seu argumento e também refutar o argumento de outro grupo. O formato do debate poderá ser presencial ou gravado em vídeo, de acordo com a avaliação do professor.

Por fim, deverão desenvolver um relatório detalhando todo o processo realizado, desde a escolha do discurso, a identificação da falácia, a desconstrução dela e a construção do argumento para a refutação.

Passo a Passo Detalhado para a Realização da Atividade

  1. Formar grupos de 3 a 5 estudantes e explicar as regras da atividade e as datas de entrega.
  2. Cada grupo deve escolher um discurso público que contenha ao menos uma falácia lógica.
  3. Identificar a falácia presente no discurso escolhido.
  4. Desconstruir a falácia e criar uma argumentação lógica válida e sólida para refutá-la.
  5. O grupo deve preparar-se para apresentar o trabalho em formato de debate.
  6. Realização dos debates.
  7. Após o debate, o grupo deve elaborar um relatório detalhado e consistente sobre o trabalho realizado.

Os grupos devem entregar os seguintes itens:

  1. Link do discurso escolhido ou cópia do discurso em formato de texto.
  2. Descrição detalhada do processo de identificação da falácia e construção do argumento (parte disso deverá ser apresentada no debate).
  3. Gravação do debate ou apresentação presencial do debate.
  4. Relatório final com a descrição completa do projeto, incluindo a reflexão e insights obtidos durante o processo.

O trabalho demandará em torno de duas a quatro horas de estudo por aluno e deve ser entregue ao final de uma semana, incluindo o dia do debate.

Conectando as Entregas do Projeto com a Atividade Proposta

O relatório final deve ser um documento escrito de aproximadamente 5 a 10 páginas que reflita os processos pelos quais o grupo passou durante o projeto. Este documento deverá conter:

  • Introdução: Contextualização do tema, escolha do discurso, descrição da falácia identificada, objetivo e relevância do projeto.

  • Desenvolvimento: Descrição detalhada dos processos de identificação da falácia, desconstrução dela, construção do argumento refutativo e preparação para o debate. Aqui, os alunos devem se aprofundar na teoria por trás desses processos e discutir os resultados obtidos.

  • Conclusões: Retomada dos pontos principais, aprendizados obtidos e conclusões retiradas sobre o projeto.

  • Bibliografia: Indicação das fontes utilizadas no trabalho como livros, vídeos, páginas da internet.

Assim, o relatório final será a consolidação dos aprendizados, reflexões e experiências do grupo durante a realização da atividade prática.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies