Entrar

Projeto: Projeto BullySTOP: Pesquisa, Debate e Ação

Clube de Debates

Original Teachy

Debate Prático: A questão do bullying nas escolas

Contextualização

O bullying é uma questão social que existe em muitas formas e contextos, destacando-se especialmente no ambiente escolar, onde afeta significativamente o well-being de alunos e o ambiente educacional como um todo. Bullying é um comportamento intencionalmente prejudicial, repetitivo e sistemático perpetrado no âmbito das relações interpessoais e caracterizado por um desequilíbrio de poder. Esse fenômeno pode se manifestar de várias maneiras, incluindo agressão física, verbal, social (exclusão, fofoca, etc.) e cibernética.

O entendimento da extensão do bullying vai além da definição da palavra. A análise requer a compreensão do bullying sob diversas lentes: a psicológica, a sociológica e a educacional, para mencionar algumas. A partir de uma perspectiva psicológica, exploramos os efeitos do bullying no comportamento e na saúde mental dos indivíduos envolvidos e seus pares. De uma visão sociológica, examinamos como padrões de interação social e hierarquias de poder contribuem para o fenômeno. Enquanto na perspectiva educacional, consideramos como as políticas e práticas escolares podem ajudar a prevenir o bullying e lutar contra ele.

Importância do Tema

O bullying nas escolas é um problema global urgente, com impactos profundamente negativos. Pode prejudicar a saúde física e mental, o bem-estar social e o desempenho acadêmico das vítimas, assim como criar um ambiente escolar tóxico para todos os envolvidos. Entender a extensa natureza deste problema pode ajudar a desenvolver políticas e estratégias eficazes de prevenção e intervenção.

A discussão sobre o bullying tem uma aplicação prática imediata para o ambiente escolar, para o bem-estar dos alunos e para a qualidade do ensino e aprendizagem. Além disso, é um excelente exemplo tangível de como a interação social e os atos individuais podem ter um impacto significativo sobre a comunidade como um todo. Esta visão holística interdisciplinar estimulará o pensamento crítico e a conscientização dos alunos, mas também sua empatia e responsabilidade social.

Materiais de Apoio

  1. Livros

    • "Bullying at School: What We Know and What We Can Do" por Dan Olweus.
    • "School Bullying: Insights and Perspectives" por Peter K. Smith e Sonia Sharp.
  2. Documentários

    • "Bully" (2011) dir. Lee Hirsch.
  3. Websites

    • [StopBullying.gov]
    • [Anti-Bullying Pro (UK)]
    • [Kids Helpline (Australia)]
  4. Artigos Acadêmicos

    • "Bullying in school: The traumatic effects of bullying on children" por Crick, N.R., & Bigbee, M.A. (1998), disponível no PsycINFO.
    • "School Bullying: Development and Some Important Challenges" por Smith, P.K. (2013), disponível no Annual Review of Psychology.

Atividade Prática

Projeto BullySTOP: Pesquisa, Debate e Ação

Objetivos do Projeto

  1. Conduzir uma pesquisa aprofundada sobre o bullying em diferentes contextos escolares.
  2. Analisar criticamente os dados coletados e formular argumentos baseados em evidências.
  3. Organizar e participar de um debate sobre os diferentes aspectos do bullying e as estratégias de prevenção e intervenção.
  4. Reunir a informação coletada e os pontos discutidos no debate para criar um plano de ação contra o bullying.

Materiais Necessários

  1. Computadores com acesso à internet para pesquisa.
  2. Materiais de escritório para tomar notas e organizar ideias.
  3. Espaço adequado para a realização do debate.
  4. Câmera para gravar o debate (opcional).
  5. Software de edição de texto para a elaboração do relatório e do plano de ação.

Descrição Detalhada do Projeto

O projeto será realizado por grupos de 3-5 alunos e consiste em três partes principais: pesquisa, debate e ação. O projeto deve ter duração de aproximadamente 3 a 4 semanas, com cada grupo de alunos dedicando pelo menos 12 horas de trabalho em cada fase.

Fase de Pesquisa:

Nesta etapa, os alunos irão realizar uma pesquisa detalhada e aprofundada sobre o bullying, utilizando diversas fontes de informação como livros, artigos acadêmicos, sites, documentários, entre outros. Eles procurarão entender o que é o bullying, suas diferentes formas, as causas, os efeitos na vida dos envolvidos e na escola, e as estratégias existentes para prevenir e responder a esses incidentes. Cada grupo de alunos fará uma apresentação de suas descobertas para a turma.

Fase de Debate:

Após uma ampla pesquisa, os alunos irão participar de um debate sobre o bullying. Cada grupo receberá um papel ou perspectiva específica (vítima, agressor, espectador, professor, administrador da escola, etc.) ou uma questão particular relacionada ao bullying para defender. Durante o debate, os alunos devem mostrar a capacidade de formar argumentos embasados e respeitar a opinião dos outros.

Fase de Ação:

Com base no conhecimento adquirido e nas discussões realizadas durante o debate, os alunos deverão propor um plano de ação para prevenir e combater o bullying em seu próprio ambiente escolar. Este plano deve ser prático e realizável, levando em conta as limitações e recursos da escola.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Primeira Semana: Pesquisa
  • Os alunos formarão grupos de 3-5 e iniciam o trabalho de pesquisa. Cada grupo deve documentar suas descobertas e organizar bem suas fontes, já que essas informações serão utilizadas para preparar a apresentação, o debate e o plano de ação.
  1. Segunda Semana: Apresentações
  • Cada grupo fará uma breve apresentação para a turma sobre suas descobertas. Essas apresentações além de ajudar a consolidar o conhecimento adquirido, servirá para compartilhar informações e preparar a turma para o debate.
  1. Terceira Semana: Debate
  • Os alunos se prepararão para o debate, planejando seus argumentos à luz das informações coletadas. Durante o debate, cada grupo deve garantir que sua posição seja compreendida e respeitada, demonstrando boas habilidades de argumentação e escuta ativa.
  1. Quarta Semana: Plano de Ação e Conclusões
  • Na última fase do projeto, os alunos utilizarão suas descobertas e experiências de debate para propor um plano de ação contra o bullying em seu próprio ambiente escolar. O plano de ação deve ser detalhado, realista e acompanhado por um relatório de projeto completamente documentado.

Entregas do Projeto

À medida que o projeto avança, os alunos devem atentar-se para documentar e refletir sobre todo o processo. Eles devem fazer anotações detalhadas e reflexões sobre todas as fases do processo: pesquisa, debate e elaboração do plano de ação.

Os alunos devem escrever um relatório completo sobre o projeto que inclua:

  1. Introdução: Uma visão geral do projeto, incluindo o problema do bullying, os objetivos do projeto e a importância do tema.
  2. Desenvolvimento: Uma descrição detalhada da pesquisa realizada, dos argumentos apresentados durante o debate e dos passos tomados para elaborar o plano de ação. Deve incluir reflexões sobre a experiência da pesquisa e do debate, bem como a discussão dos resultados e observações feitas.
  3. Conclusões: Uma reflexão sobre o que os alunos aprenderam com o projeto, como suas visões sobre o bullying mudaram e como eles podem aplicar este aprendizado no futuro. Esta seção deve também apresentar o plano de ação proposto e sua justificativa.
  4. Bibliografia: Uma lista de todas as fontes de informação consultadas durante a fase de pesquisa.

O relatório final do projeto e o plano de ação serão as entregas finais que serão avaliadas.

Além do relatório, o plano de ação representa uma contribuição importante para o projeto. Ele é um testamentário tangível do que os alunos aprenderam e uma proposta valiosa para a escola implementar. Portanto, um plano de ação bem concebido e convincente é fundamental para o sucesso do projeto.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies