Entrar

Projeto: Projeto "Pesquisa, Preparo e Debate!"

Clube de Debates

Original Teachy

Pesquisa e Preparação para debates

Contextualização

A arte do debate tem sido uma parte fundamental da educação ao longo da história. Desde as antigas escolas de retórica grega até nossas modernas salas de aula e fóruns de discussão, o estudo e a prática do debate auxiliam no desenvolvimento do pensamento crítico, da capacidade de pesquisa e da comunicação eficaz.

A pesquisa e a preparação para debates, especificamente, desempenham um papel crucial neste processo. A capacidade de realizar pesquisas eficazes e preparar argumentos de forma organizada não é apenas uma habilidade valiosa em debates, mas também é transfere para outras disciplinas acadêmicas e situações da vida real.

Em nosso mundo cada vez mais globalizado e interconectado, a necessidade dessa competência só aumenta. As competências de pesquisa e preparação para debates ajudam na compreensão dos ambientes sociais, políticos e econômicos em constante mudança, facilitando a avaliação e discussão de questões críticas de todos os tipos.

Introdução Teórica

Os estudantes irão aprender a importância e a aplicação de algumas habilidades chaves necessárias para debates eficientes. Em primeiro lugar, será abordada a Habilidade de Pesquisa, que envolve a busca por informações relevantes e credíveis a partir de diversas fontes - livros, artigos acadêmicos, internet, etc.

Em segundo lugar,portanto, será necessário dominar a Avaliação Crítica das Fontes, verificando a credibilidade, objetividade, precisão e relevância da informação coletada para o debate. Essa é uma habilidade transferível essencial, que é extremamente útil em muitas situações onde é necessário avaliar a confiabilidade de alguma afirmação.

As seguintes habilidades que serão foco do nosso aprendizado são a Organização e Síntese de Informações e o Desenvolvimento de Argumentos. Estas habilidades são necessárias para organizar a informação de forma lógica e coerente, além de desenvolver argumentos coerentes e persuasivos a partir das informações coletadas.

Por fim, mas definitivamente não menos importante, os alunos aprenderão sobre a Antecipação de Contrapontos, gerenciamento de tempo e comunicação eficaz, habilidades críticas na competição de debates.

Materiais Complementares

Para uma melhor compreensão e aprofundamento dos conceitos chave que serão trabalhados, aqui estão algumas sugestões para materiais complementares:

  1. Livro: “The Art of Argument” de Aaron Larsen, Shelly Johnson, and Christ Perrin. Este livro oferece uma introdução detalhada à arte do argumento, cobrindo muitos dos conceitos-chave que serão discutidos ao longo deste projeto.

  2. Vídeo: [“How to Debate: The Art of Research and Preparation”] no YouTube. Este vídeo oferece conselhos concretos e estratégias para a pesquisa e a preparação eficazes para debates.

  3. Website: [Middle School Public Debate Program’s Guide to Debate] Este guia fornece uma visão geral abrangente do debate, incluindo seções detalhadas sobre pesquisa e preparação.

Atividade Prática

Projeto "Pesquisa, Preparo e Debate!"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é oferecer aos alunos uma experiência prática da pesquisa e preparação para um debate. Eles irão desenvolver e aprimorar suas habilidades de pesquisa, avaliação crítica, organização de informações, desenvolvimento de argumentos, antecipação de contrapontos, comunicação eficaz e gerenciamento de tempo.

Materiais Necessários

  1. Acesso à internet para conduzir pesquisas.
  2. Material para anotações (papel, caneta, editor de texto, etc.)
  3. Câmera para gravar as apresentações (opcional).

Descrição Detalhada do Projeto

Este é um projeto para grupos de 3 a 5 alunos, com duração prevista de 5 a 10 horas para cada participante. O assunto do debate será selecionado aleatoriamente entre os indicados pelos alunos no início do projeto. Cada grupo terá um mês para completar todas as etapas do projeto.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Seleção do tema - Cada grupo deve sugerir três temas possíveis para o debate. Dentre as sugestões, o professor selecionará um tema aleatóriamente para cada grupo.

  2. Pesquisa - Os alunos devem conduzir uma pesquisa abrangente sobre o tema escolhido, utilizando uma variedade de fontes confiáveis e relevantes.

  3. Avaliação crítica das fontes - Os alunos devem avaliar a credibilidade, objetividade, precisão e relevância de cada fonte utilizada.

  4. Organização e síntese das informações - Os alunos devem organizar as informações coletadas de forma lógica e coerente.

  5. Desenvolvimento dos argumentos - Cada membro do grupo deve desenvolver pelo menos um argumento forte baseado nas informações coletadas.

  6. Antecipação dos contrapontos - Considerando seus argumentos e o conhecimento adquirido sobre o tema, cada grupo deve prever possíveis contrapontos que podem ser apresentados pelos opositores e preparar refutações apropriadas.

  7. Prática do debate - Os grupos irão praticar suas apresentações, ajustando a entrega dos argumentos, a comunicação verbal e não verbal, e o gerenciamento do tempo.

  8. Apresentação do debate - No final do projeto, cada grupo irá apresentar seu debate. Eles podem optar por gravar sua apresentação e enviá-la em vídeo ou realizar o debate ao vivo.

Entregas do Projeto

Documento Escrito

Os alunos devem preparar um documento escrito que relata todo o processo do projeto. O documento deve ser dividido em quatro seções principais:

Introdução - Nesta seção, os alunos devem explicar o tema escolhido para o debate, sua relevância e aplicação no mundo real, o objetivo do projeto e a importância de habilidades como pesquisa e preparação para debates.

Desenvolvimento - Esta seção deve detalhar todo o processo de pesquisa, avaliação crítica das fontes, organização e síntese das informações, desenvolvimento dos argumentos e antecipação dos contrapontos. Os alunos também devem explicar a metodologia utilizada durante a pesquisa e desenvolvimento dos argumentos e discutir os resultados obtidos.

Conclusão - Os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais e explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.

Bibliografia - Os alunos devem indicar todas as fontes que utilizaram durante o projeto.

Apresentação do Debate

Além do documento escrito, os alunos também devem apresentar o resultado da sua pesquisa e preparação através do debate em si. O debate pode ser apresentado ao vivo ou em formato de vídeo, de acordo com a escolha dos alunos.

O importante é que a apresentação demonstre efetivamente suas habilidades de pesquisa, organização, desenvolvimento de argumentos, antecipação de contrapontos e comunicação.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies