Contextualização
A democracia é uma forma de governo onde o poder político está nas mãos do povo. Originada nas antigas cidades-estado gregas, especialmente em Atenas, a democracia tem como base a ideia de que todos cidadãos têm direito igual de influenciar as decisões que afetam suas vidas.
Os princípios fundamentais da democracia incluem igualdade, direitos humanos, liberdade de expressão, e participação política igualitária. No entanto, existem diferentes manifestações da democracia. Isso inclui a democracia direta, onde todos os cidadãos têm o direito de votar em todas as decisões; a democracia representativa, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome; a democracia participativa, onde os cidadãos têm a oportunidade de participar diretamente na tomada de decisões; e a democracia deliberativa, onde o foco está em deliberação informada e racional antes de qualquer decisão ser tomada.
Os debates são uma das maneiras mais eficazes para aprender a arte da democracia. Debates desenvolvem habilidades de raciocínio e expressão, a capacidade de analisar argumentos e evidências, e o respeito pela diversidade de opiniões. Através do debate, podemos praticar a escuta ativa, promover a tolerância e construir consenso.
Importância dos Debates na Democracia
Em um sistema democrático, o debate é mais que uma oportunidade para competir em um campo de palavras. É uma ferramenta essencial para promover diálogo, gerar entendimento e desenvolver acordos. Além de servir como um componente vital da democracia, os debates também são uma maneira significativa de envolvimento cívico. Participar de debates ajuda os cidadãos a se envolverem mais profundamente com questões que afetam suas comunidades, ampliando sua percepção e entendimento de mundo.
Conhecer e entender os princípios fundamentais da democracia e brilhar em debates não é uma façanha fácil. Há diversas estratégias, técnicas, e regras de debate que requerem tempo e prática para dominar. É aí que entra o nosso Clube de Debates, fornecendo um espaço seguro e motivador para vocês colocarem em prática suas habilidades de argumentação, escuta ativa e resolução de conflitos.
Materiais Sugeridos
Os seguintes materiais podem ajudá-los a se aprofundar no tema:
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Livro: "How Democracies Die" de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt (Crown, 2018). Este livro aborda a importância das normas democráticas e os perigos da sua erosão.
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Artigo: "The Power of Debate: Evidence from High School" publicado na American Economic Review. Este artigo quantifica o impacto do debate do ensino médio no desenvolvimento das habilidades dos alunos.
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Vídeo: TED Talk "The Danger of a Single Story" de Chimamanda Ngozi Adichie. Este vídeo ressalta a importância de múltiplas perspectivas em qualquer discussão, uma abordagem crucial para a democracia.
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Documentário: "The Square" de Jehane Noujaim. Este premiado documentário mostra a luta pela democracia no Egito durante a Primavera Árabe e destaca a importância do debate público.
Atividade Prática
Simulação de uma Assembleia Constituinte: "Debates na construção dos princípios democráticos."
Objetivo do projeto
Este projeto visa oferecer uma experiência prática de como os princípios da democracia são debatidos e moldados em uma sociedade. Os alunos terão a oportunidade de participar na simulação de uma Assembleia Constituinte, que é um organismo composto de representantes do povo encarregados de elaborar ou revisar uma Constituição. Isso lhes dará uma compreensão mais profunda sobre como a democracia é construída e as complexidades e desafios envolvidos nesse processo.
Materiais Necessários
- Sala de aula ou espaço que permita o diálogo entre os grupos
- Notas adesivas ou cartolinas para escrever as ideias e propostas
- Canetas e lápis
- Equipamentos para gravação de vídeo (Opcional - para registrar as sessões de debate)
Descrição detalhada do projeto
O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos, cada grupo representará uma parcela fictícia da sociedade com valores, interesses e objetivos distintos.
Os grupos devem inicialmente discutir internamente seus valores, interesses, e objetivos e como eles gostariam que a sociedade refletisse seus princípios. Em seguida, os grupos passarão para uma fase de debate com os demais grupos para apresentarem seus pontos de vista e propostas relacionadas aos princípios democráticos a serem incluídos na nova Constituição.
Todas as discussões e debates devem se pautar e se basear nos oito tópicos teóricos chave do "Debate e Democracia" previamente abordados.
Passo a passo detalhado da atividade
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Formação dos grupos e estabelecimento das parcelas da sociedade que cada um representa. (2 horas)
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Pesquisa e discussão interna em cada grupo sobre os princípios democráticos que gostariam de defender na Assembleia. (6 horas)
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Elaboração de propostas concretas e argumentos bem fundamentados para defesa na Assembleia. (4 horas)
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Simulação da Assembleia Constituinte onde os grupos irão apresentar e debater suas propostas. (6 horas. Recomendamos dividir essa etapa em dois dias)
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Mediação dos conflitos e busca do consenso entre os grupos. (4 horas)
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Redação final das propostas acordadas para inclusão na Constituição. (2 horas)
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Redação individual do relatório final sobre a experiência da Assembleia Constituinte simulada. (10 horas)
Entregas do Projeto
Após esta série de atividades, os alunos devem produzir e entregar os seguintes itens:
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Documentação das propostas iniciais de cada grupo: Cada grupo deve fornecer resumos escritos de suas propostas iniciais para os princípios que eles queriam ver incluídos na Constituição antes do início da Assembleia Constituinte.
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Vídeos, se possível, ou transcrição dos debates: Os alunos devem fazer o possível para registrar suas sessões de debate. O objetivo aqui é fornecer evidências de como um diálogo democrático sobre princípios cruciais se desdobra na prática.
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Constituição Finalizada: Todos os grupos devem colaborar para criar um documento que reflita os princípios e medidas acordados durante as sessões de debate.
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Relatório Final sobre a Experiência da Assembleia Constituinte Simulada: Cada aluno irá produzir um relatório individual nos moldes apontados anteriormente. Este relatório recapitulará toda a experiência, de formar um grupo e definir seus princípios para os desafios e compromissos necessários na busca pelo consenso na Assembleia Constituinte, destacando as habilidades e conceitos que foram utilizados ao longo do processo.
Lembrando que, cada passo da atividade proposta e cada etapa do relatório devem evidenciar a aplicação dos conceitos teóricos chaves e reforçar as habilidades técnicas e socioemocionais esperadas, assim, a conexão entre as atividades práticas e o trabalho escrito resultado delas se torna intrínseca e complementar.
Por meio deste projeto, os alunos vivenciarão em primeira mão os desafios e recompensas dos debates e da democracia.