Entrar

Projeto: Em Espanhol, é MEU ou TEU?

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG103'

Pronomes Possessivos e Demonstrativos

Contextualização

A língua espanhola, alvo deste nosso estudo, é uma das mais faladas no mundo. É a língua oficial de 21 países e está presente em diversos outros por meio de sua influência cultural. Dominar esta língua, portanto, é uma habilidade extremamente útil tanto para sua vida profissional quanto pessoal.

Em nosso estudo da língua espanhola, vamos nos concentrar em uma parte importante da gramática: os pronomes possessivos e demonstrativos. Estes pronomes são fundamentais para a comunicação eficaz no espanhol e possuem nuances interessantes que diferem de nossa língua materna, o português.

Os pronomes possessivos são utilizados para indicar posse ou relação de pertencimento entre pessoas e coisas. Exemplos comuns são "mi" (meu), "tu" (teu), "su" (dele, dela, deles, delas), "nuestro" (nosso), "vuestro" (vosso). Já os pronomes demonstrativos são usados para apontar a posição de pessoas ou coisas em relação aos interlocutores. Instâncias deste tipo de pronome são "este" (este), "ese" (esse), "aquel" (aquele).

Relevância do tema

Dominar o uso correto dos pronomes possessivos e demonstrativos não só melhora a fluência e a precisão de seu espanhol, mas também permite uma compreensão mais profunda das nuances da língua. Estes pronomes são bastante usados no dia a dia, em variados contextos, desde uma conversa informal até uma apresentação acadêmica.

Mergulhar em detalhes gramaticais como esses permite entrarmos em contato com a diversidade cultural e linguística que o espanhol representa. Ao entender a aplicação dos pronomes demonstrativos e possessivos, ampliamos nossa capacidade de expressão e comunicação em espanhol.

Atividade Prática: "Em Espanhol, é MEU ou TEU?"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é desenvolver a compreensão e a utilização adequada dos pronomes possessivos e demonstrativos em espanhol.

Descrição detalhada do Projeto

Vocês irão produzir um "Quadro de Pronomes", um jogo de cartas e um roteiro de teatro. O quadro servirá como um recurso visual para entender e memorizar os pronomes. O jogo de cartas permitirá a prática do uso desses pronomes em contextos diferentes. O roteiro do teatro servirá para aplicar o conhecimento de uma maneira criativa e divertida.

O projeto será realizado em grupos de 3 a 5 alunos e tem um prazo de 1 mês para ser executado.

Materiais Necessários

  1. Cartolinas, lápis de cor/canetões, tesoura e cola para o Quadro de Pronomes.
  2. Cartolina, tesoura, canetas para o Jogo de Cartas.
  3. Papel, canetas e qualquer recurso que desejem usar no roteiro do teatro.

Passo a passo

  1. Quadro de Pronomes: Desenhem uma tabela em uma cartolina para os pronomes possessivos e uma para os demonstrativos. A tabela deve ter linhas correspondentes ao número em espanhol (singular, plural) e colunas para o gênero (masculino, feminino, neutro). Em cada célula, escrevam o pronome correspondente. Decorem o quadro como desejarem.

  2. Jogo de Cartas: Cada carta deve ter uma frase em espanhol com um espaço em branco onde um pronome possessivo ou demonstrativo deve ser inserido. Deve haver um total de 50 cartas. Por exemplo, "____ libro es interesante" (Este livro é interessante).

  3. Roteiro de Teatro: Elaborem um roteiro de uma peça de teatro (pode ser uma história já existente ou uma criação própria) em espanhol usando os pronomes possessivos e demonstrativos frequentemente. A peça deve ter pelo menos 10 minutos.

  4. Estudo e Prática: Usem o Quadro de Pronomes para estudar. Joguem o jogo de cartas em pares: um aluno lê a carta e o outro deve preencher o espaço em branco. Após estudar e praticar, comecem os ensaios da peça de teatro.

  5. Apresentação: Apresentem a peça de teatro para a turma.

Entregas do Projeto

  1. Quadro de Pronomes: Deve ser entregue e utilizado como recurso de estudo durante o projeto.

  2. Jogo de Cartas: Deve ser entregue e jogado durante o projeto.

  3. Roteiro de Teatro: Deve ser entregue e usado para a apresentação final.

  4. Relatório Final: Documento escrito reportando sobre o projeto:

    • Introdução: Contextualizar o tema, sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Explicar a teoria por trás dos pronomes possessivos e demonstrativos, descrever a atividade em detalhes, indicar a metodologia usada e apresentar e discutir os resultados obtidos.
    • Conclusão: Concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
    • Bibliografia: Indicar as fontes de pesquisa para trabalhar no projeto: livros, páginas da web, vídeos, etc.

Ao final deste projeto, vocês terão não apenas aprendido e praticado os pronomes possessivos e demonstrativos em espanhol, mas também terão experenciado a colaboração, gerenciamento de tempo, comunicação, resolução de problemas, pensamento criativo e proatividade. Boa sorte e divirtam-se!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies