Contextualização
O estudo de uma língua estrangeira exige aprofundamento em suas peculiaridades e regras gramaticais. Nesse sentido, o estudo dos artigos, contrações e artigo neutro em espanhol revela-se como um tópico fundamental para a correta utilização deste idioma. Afinal, eles estão presentes em praticamente todas as frases que construímos.
Na língua espanhola, assim como no português, os artigos são palavras que acompanham os substantivos, tendo a função de indicá-los e, muitas vezes, especificá-los. Eles se dividem em definidos e indefinidos, e é fundamental entender suas regras e aplicações. Ademais, em espanhol, temos o artigo neutro "lo", que é utilizado em situações bastante específicas e não possui equivalente direto em português.
A contração, por sua vez, é um fenômeno linguístico que ocorre quando duas palavras se unem, formando uma só. Em espanhol, ela acontece, por exemplo, quando um artigo definido se encontra com preposições como "a" e "de". Compreender este fenômeno é essencial para que possamos escrever e falar corretamente em espanhol.
Tendo em vista a importância e abrangência destes conceitos em nossa comunicação diária, esse projeto irá proporcionar a vocês a oportunidade de explorar uma dimensão prática e interativa desse tema. Através do desenvolvimento de um jogo lúdico em grupo, vocês poderão aprofundar seus conhecimentos, resolver problemas ao longo do caminho e, acima de tudo, se divertir durante o processo.
Os recursos que podem ser utilizados para o estudo desse tema e apoio nas atividades são:
- "Gramática de Espanhol para Brasileiros", de Carolina Nobre de Oliveira.
- "Espanhol Fácil" - um site com várias dicas de gramática, vocabulário e cultura.
- "Espanhol na Rede" - um blog com muitos recursos para estudar a língua espanhola, incluindo gramática, vocabulário e cultura.
Atividade Prática
Título da Atividade: Jogo "Construtores de Frases"
Objetivo do Projeto
O objetivo do projeto é aplicar os conceitos de artigos, contrações e artigo neutro em espanhol na construção de frases e, assim, desenvolver habilidades de linguagem, resolução de problemas, trabalho em equipe e criatividade. Este projeto também visa proporcionar um ambiente lúdico e envolvente para a aprendizagem.
Descrição detalhada do Projeto
Cada grupo deverá criar um jogo chamado "Construtores de Frases". O jogo será baseado na criação de frases em espanhol usando corretamente os artigos definidos e indefinidos, o artigo neutro e as contrações. O jogo será composto por cartas que contenham palavras e regras a serem seguidas na construção das frases.
Materiais necessários
- Cartolina ou papel cartão resistente
- Canetas coloridas
- Tesoura
- Régua
- Livros, sites e outros materiais para pesquisa
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Crie as cartas do jogo: Recorte a cartolina ou o papel cartão em pedaços de tamanho uniforme para criar as cartas do jogo. O tamanho recomendado é de aproximadamente 7cm x 5cm. O grupo precisará criar três tipos de cartas: cartas de palavras (com substantivos, adjetivos e verbos em espanhol), cartas de artigos (com artigos definidos, indefinidos e neutro) e cartas de regras (com instruções sobre como usar as contrações).
-
Pesquise e selecione as palavras: Utilize seus materiais de estudo para pesquisar e selecionar uma variedade de substantivos, adjetivos e verbos em espanhol. Escreva cada palavra em uma carta diferente, indicando sua categoria (substantivo, adjetivo ou verbo).
-
Crie as cartas de artigos: Nas cartas de artigos, anote cada artigo definido, indefinido e neutro em espanhol, bem como as preposições que formam contrações quando combinadas com artigos.
-
Elabore as regras de contração: Em cartas separadas, escreva as regras de contração em espanhol. As regras devem indicar quando uma preposição e um artigo devem ser contraídos.
-
Organize o Jogo: Separe as cartas em três pilhas: uma para as palavras, uma para os artigos e uma para as regras.
-
Jogue: O jogo começa com cada jogador retirando uma carta de cada pilha. O objetivo é construir uma frase em espanhol que esteja gramaticalmente correta, usando a palavra, o artigo e seguindo a regra retirada.
-
Pense Criticamente: Se um jogador não conseguir formar uma frase correta, ele deve discutir com seu grupo as dificuldades encontradas e, em seguida, pesquisar a informação correta. Esse é um bom momento para consultar os recursos de aprendizado e reforçar conceitos.
-
Revise: Depois que todas as cartas tiverem sido usadas, os jogadores devem revisar todas as frases criadas para verificar se estão corretas.
Entregas do Projeto
Após o término do jogo, cada grupo deverá redigir um relatório, que deverá conter:
-
Introdução: Descrição do projeto, incluindo a relevância dos conceitos abordados (artigos, contrações e artigo neutro) e a importância do jogo para o aprendizado.
-
Desenvolvimento: Discussão detalhada sobre como o jogo foi construído e jogado, explicitando a teoria por trás desses conceitos gramaticais, a metodologia utilizada e a discussão dos resultados obtidos.
-
Conclusões: Retomada dos pontos principais do projeto, discussão sobre os aprendizados obtidos e as conclusões sobre o projeto. Deve-se avaliar a eficácia do jogo na compreensão dos conceitos abordados e na prática do espanhol.
-
Bibliografia: Referências dos materiais e recursos utilizados para a elaboração do jogo e para a pesquisa durante a jogatina.
O relatório deverá ser entregue uma semana após o início do projeto, permitindo que os alunos tenham tempo suficiente para construir o jogo, jogar, fazer a pesquisa necessária e redigir o relatório.