Entrar

Projeto: Tratando bem em espanhol: formal e informal

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG201'

Tratamento Formal e Informal

Contextualização

O tratamento formal e informal possui grande relevância no processo de comunicação na língua espanhola. Diferentes contextos demandam uma diversidade de abordagens na maneira de tratar as pessoas, o que pode variar entre uma conversa despojada entre amigos e uma situação de negociação em um ambiente corporativo.

Na língua espanhola, isso é representado através do uso dos pronomes de tratamento "tú" (informal) e "usted" (formal), além das correspondentes mudanças nos verbos. Este projeto pretende proporcionar o entendimento dessas diferenças e a aplicação prática desse conceito, ajudando na comunicação eficaz e respeitosa em diversas situações.

Introdução

O estudo dos pronomes de tratamento e seus usos na língua espanhola exige um entendimento mais profundo da cultura hispanófona. É um elemento linguístico que reflete a relação entre as pessoas e o nível de formalidade ou informalidade na interação.

Para se comunicar de maneira efetiva no espanhol, é essencial saber quando e como empregar os pronomes de tratamento corretamente. Assim, o objetivo deste projeto é explorar o uso dos pronomes "tú" e "usted", bem como o respectivo tratamento verbal em diferentes contextos.

Ao longo deste projeto, você aprenderá a identificar quando usar o tratamento formal ou informal, compreenderá as conotações e implicações culturais por trás dessas escolhas, e desenvolverá habilidades para aplicar esse conhecimento no uso real e ativo do idioma.

Atividade Prática

Título da atividade: "Tratando bem em espanhol: formal e informal"

Objetivo do projeto

Desenvolver a compreensão e a aplicação prática do tratamento formal e informal na língua espanhola, por meio da criação de diálogos, considerando diferentes contextos e situações.

Descrição detalhada do projeto

Os alunos serão divididos em grupos de três a cinco integrantes. Cada grupo deverá criar três diálogos sendo um formal, um informal e o terceiro mesclando ambos os tratamentos. Os diálogos devem ser ambientados em diferentes situações (por exemplo, encontro entre amigos, entrevista de emprego, reunião familiar), permitindo aos alunos explorar e aplicar na prática os conceitos de formalidade e informalidade na língua espanhola.

Materiais necessários

Papel e caneta ou computador com programa de edição de texto (Word, Google Docs, entre outros) para criação e registro dos diálogos.

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Formação dos grupos de acordo com a orientação do professor.

  2. Discussão dentro do grupo para definir as situações em que serão ambientados os diálogos.

  3. Pesquisa e estudo sobre o uso do tratamento formal e informal em espanhol, utilizando os recursos sugeridos e outros encontrados pelos alunos.

  4. Criação conjunta dos diálogos. Cada diálogo deve ter no mínimo 10 interações (ou seja, 5 de cada participante).

  5. Revisão dos diálogos criados, ajustando o tratamento verbal e os pronomes de tratamento de acordo com o contexto.

  6. Preparação de uma apresentação para a turma. Cada grupo deve dramatizar os diálogos criados.

  7. Após a apresentação, cada grupo deve preparar um relatório do projeto realizado, seguindo o formato explicado anteriormente (Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia).

  8. Entrega do relatório e autoavaliação do grupo.

Entregas do projeto

Os grupos devem entregar os seguintes itens:

  • Diálogos escritos no idioma espanhol, refletindo o uso de tratamentos formais e informais de acordo com a situação.

  • Apresentação dos diálogos à turma, visando a prática oral do idioma e a aplicação efetiva dos conceitos aprendidos.

  • Relatório do projeto, escrito em espanhol, contendo:

    1. Introdução: Contextualização do tema e objetivos do trabalho.
    2. Desenvolvimento: Explicação detalhada do processo de criação dos diálogos, dos contextos escolhidos e da aplicação dos conceitos de tratamento formal e informal. Deve incluir também a metodologia utilizada pelo grupo para a criação dos diálogos e a preparação para a apresentação.
    3. Conclusões: Reflexões sobre a aprendizagem obtida com o projeto, incluindo a compreensão do uso do tratamento formal e informal em espanhol e a vivência de trabalho em grupo.
    4. Bibliografia: Referências dos materiais consultados para a realização do projeto.

Essas entregas permitem aos alunos aplicar a teoria na prática, praticar a escrita e a oralidade no idioma espanhol, desenvolver o trabalho em equipe e aprofundar o estudo sobre a cultura hispânica.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies