Contextualização
El condicional simple, comumente conhecido como "futuro do passado", é um dos tempos verbais básicos na língua espanhola. Ele é utilizado para descrever ações futuras a partir de um ponto de vista passado. A premissa do condicional é que estas ações seriam realizadas caso certas condições fossem satisfeitas. Parece complexo, não é? Mas não se preocupe, ao longo deste projeto vamos aprofundar nosso conhecimento neste tópico.
O condicional é um tempo verbal essencial para criarmos hipóteses, amabilidades e dar conselhos. O uso adequado do condicional pode enriquecer nossos diálogos e nos tornar mais fluentes na língua espanhola. Também pode nos ajudar a entender melhor textos, filmes, músicas e outras manifestações culturais em espanhol.
Introdução ao Condicional Simples em Espanhol
O condicional simples é formado a partir do infinitivo do verbo, ao qual se adicionam terminações específicas (ía, ías, ía, íamos, íais, ían) que não variam de acordo com o verbo. Por exemplo, para o verbo "hablar" (falar), a conjugação no condicional simples seria "yo hablaría" (eu falaria), "tú hablarías" (tu falarias), "él/ella/usted hablaría" (ele/ela/você falaria), "nosotros/nosotras hablaríamos" (nós falaríamos), "vosotros/vosotras hablaríais" (vós falaríeis), "ellos/ellas/ustedes hablarían" (eles/elas/vocês falariam).
O condicional simples é utilizado para expressar ações que ocorreriam caso uma determinada condição fosse cumprida, ou para expressar cortesia, como por exemplo ao pedir algo educadamente: "¿Podría pasarme la sal, por favor?" (Você poderia me passar o sal, por favor?).
Agora que já conhecemos um pouco sobre o condicional simples em espanhol, vamos elaborar um projeto prático que nos permita aprofundar nosso conhecimento neste tópico tão importante. Para isso, recomendamos a leitura do capítulo sobre o condicional simples do livro "Manual de gramática española" (Alejandro Castañeda Figueira, 2016), e a consulta ao site Educa Madrid, que oferece vários exercícios e materiais didáticos de espanhol (www.educa.madrid.org).
Atividade Prática: "Viajando com o Condicional Simples"
Título da Atividade:
"Viajando com o Condicional Simples: Como Seria Nossas Viagens Ideais?"
Objetivo do Projeto:
Neste projeto, os alunos irão aplicar e solidificar o conhecimento acerca do condicional simples em Espanhol por meio da criação de uma apresentação sobre uma viagem ideal ao país hispanohablante de sua escolha.
Descrição Detalhada do Projeto:
Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, serão "viajantes imaginativos". Cada grupo escolherá um país hispanohablante de interesse e desenvolverá uma apresentação, em espanhol, que inclua um roteiro de viagem com o uso frequente do tempo condicional simples. A apresentação deve incluir, mas não se limitar a, informações sobre a cultura, atrações turísticas, gastronomia, população e tópicos similares. É importante que a apresentação seja interativa e informativa, com o objetivo de engajar a turma no aprendizado do condicional simples.
Materiais Necessários:
- Computador com acesso a Internet.
- Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.).
- Material para pesquisa (livros, artigos, vídeos, etc.).
Passo a Passo Detalhado para a realização da atividade:
- Forme grupos de 3 a 5 estudantes.
- Cada grupo escolhe um país hispanohablante.
- Com base na escolha, os grupos devem pesquisar e compilar informações sobre o país escolhido, focando em aspectos culturais, atrações turísticas, gastronomia, etc.
- Os grupos devem, então, criar um roteiro de viagem fictício, descrevendo as atividades que fariam, os locais que visitariam, as comidas que experimentariam, etc., sempre utilizando o condicional simples.
- Cada grupo deve preparar uma apresentação interativa, em espanhol, para compartilhar suas descobertas com a turma.
- Finalmente, cada grupo apresentará seu roteiro de viagem para a classe, durante uma sessão de apresentações agendada.
Entregáveis do Projeto:
Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:
- A apresentação em Power Point ou Google Slides.
- Um relatório, contendo os seguintes tópicos:
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Introdução: O grupo deve contextualizar o país escolhido, indicar sua relevância e aplicação no mundo real, além de conectar o assunto ao objetivo do projeto que é a prática do condicional simples.
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Desenvolvimento: O grupo deve explicitar a teoria por trás do condicional simples. Também explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada na pesquisa e criação do roteiro e da apresentação. Apresentar e discutir os resultados obtidos.
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Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o uso do condicional simples no contexto da viagem.
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Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.