Entrar

Projeto: Viajando com o Condicional Simples

Espanhol

Original Teachy

'EM13LGG402'

Verbos: Condicional Simples

Contextualização

El condicional simple, comumente conhecido como "futuro do passado", é um dos tempos verbais básicos na língua espanhola. Ele é utilizado para descrever ações futuras a partir de um ponto de vista passado. A premissa do condicional é que estas ações seriam realizadas caso certas condições fossem satisfeitas. Parece complexo, não é? Mas não se preocupe, ao longo deste projeto vamos aprofundar nosso conhecimento neste tópico.

O condicional é um tempo verbal essencial para criarmos hipóteses, amabilidades e dar conselhos. O uso adequado do condicional pode enriquecer nossos diálogos e nos tornar mais fluentes na língua espanhola. Também pode nos ajudar a entender melhor textos, filmes, músicas e outras manifestações culturais em espanhol.

Introdução ao Condicional Simples em Espanhol

O condicional simples é formado a partir do infinitivo do verbo, ao qual se adicionam terminações específicas (ía, ías, ía, íamos, íais, ían) que não variam de acordo com o verbo. Por exemplo, para o verbo "hablar" (falar), a conjugação no condicional simples seria "yo hablaría" (eu falaria), "tú hablarías" (tu falarias), "él/ella/usted hablaría" (ele/ela/você falaria), "nosotros/nosotras hablaríamos" (nós falaríamos), "vosotros/vosotras hablaríais" (vós falaríeis), "ellos/ellas/ustedes hablarían" (eles/elas/vocês falariam).

O condicional simples é utilizado para expressar ações que ocorreriam caso uma determinada condição fosse cumprida, ou para expressar cortesia, como por exemplo ao pedir algo educadamente: "¿Podría pasarme la sal, por favor?" (Você poderia me passar o sal, por favor?).

Agora que já conhecemos um pouco sobre o condicional simples em espanhol, vamos elaborar um projeto prático que nos permita aprofundar nosso conhecimento neste tópico tão importante. Para isso, recomendamos a leitura do capítulo sobre o condicional simples do livro "Manual de gramática española" (Alejandro Castañeda Figueira, 2016), e a consulta ao site Educa Madrid, que oferece vários exercícios e materiais didáticos de espanhol (www.educa.madrid.org).

Atividade Prática: "Viajando com o Condicional Simples"

Título da Atividade:

"Viajando com o Condicional Simples: Como Seria Nossas Viagens Ideais?"

Objetivo do Projeto:

Neste projeto, os alunos irão aplicar e solidificar o conhecimento acerca do condicional simples em Espanhol por meio da criação de uma apresentação sobre uma viagem ideal ao país hispanohablante de sua escolha.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5 pessoas, serão "viajantes imaginativos". Cada grupo escolherá um país hispanohablante de interesse e desenvolverá uma apresentação, em espanhol, que inclua um roteiro de viagem com o uso frequente do tempo condicional simples. A apresentação deve incluir, mas não se limitar a, informações sobre a cultura, atrações turísticas, gastronomia, população e tópicos similares. É importante que a apresentação seja interativa e informativa, com o objetivo de engajar a turma no aprendizado do condicional simples.

Materiais Necessários:

  1. Computador com acesso a Internet.
  2. Software de apresentação (PowerPoint, Google Slides, etc.).
  3. Material para pesquisa (livros, artigos, vídeos, etc.).

Passo a Passo Detalhado para a realização da atividade:

  1. Forme grupos de 3 a 5 estudantes.
  2. Cada grupo escolhe um país hispanohablante.
  3. Com base na escolha, os grupos devem pesquisar e compilar informações sobre o país escolhido, focando em aspectos culturais, atrações turísticas, gastronomia, etc.
  4. Os grupos devem, então, criar um roteiro de viagem fictício, descrevendo as atividades que fariam, os locais que visitariam, as comidas que experimentariam, etc., sempre utilizando o condicional simples.
  5. Cada grupo deve preparar uma apresentação interativa, em espanhol, para compartilhar suas descobertas com a turma.
  6. Finalmente, cada grupo apresentará seu roteiro de viagem para a classe, durante uma sessão de apresentações agendada.

Entregáveis do Projeto:

Ao final do projeto, cada grupo deve entregar:

  1. A apresentação em Power Point ou Google Slides.
  2. Um relatório, contendo os seguintes tópicos:
  • Introdução: O grupo deve contextualizar o país escolhido, indicar sua relevância e aplicação no mundo real, além de conectar o assunto ao objetivo do projeto que é a prática do condicional simples.

  • Desenvolvimento: O grupo deve explicitar a teoria por trás do condicional simples. Também explicar a atividade em detalhes, indicar a metodologia utilizada na pesquisa e criação do roteiro e da apresentação. Apresentar e discutir os resultados obtidos.

  • Conclusão: O grupo deve concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o uso do condicional simples no contexto da viagem.

  • Bibliografia: O grupo deve indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies