Entrar

Projeto: Democracia e cidadania através dos tempos: Um jogo de tabuleiro

Filosofia

Original Teachy

'EM13CHS203'

Democracia e Cidadania

Contextualização

A democracia é um sistema de governo que tem sua origem na Grécia Antiga. O termo 'democracia' se deriva de 'demos', que significa povo, e 'kratos', que significa poder. Portanto, a democracia pode ser interpretada como o poder do povo. É importante que os alunos entendam que a democracia não é uma forma de governo perfeita, mas que tem se adaptado e evoluído ao longo do tempo para atender às necessidades de diferentes sociedades.

Embora a democracia da Grécia Antiga e a democracia moderna compartilhem o mesmo nome, há muitas diferenças entre as duas. A democracia ateniense era uma democracia direta, onde os cidadãos se reuniam em assembleias para discutir e votar em leis. Em contraste, a maioria das democracias modernas são democracias representativas, onde os cidadãos elegem representantes para tomar decisões em seu nome. Além disso, a definição de 'cidadão' também mudou ao longo do tempo. Na Grécia Antiga, apenas homens livres eram considerados cidadãos, enquanto na democracia moderna, o conceito de cidadão se expandiu para incluir todas as pessoas, independentemente de gênero, raça ou status social.

A cidadania é um conceito que está fortemente ligado à democracia. A cidadania não é apenas um status legal, mas também implica em direitos e responsabilidades. O conceito de cidadania também evoluiu ao longo do tempo, e diferentes sociedades têm diferentes concepções de cidadania. Na Grécia Antiga, a cidadania estava ligada à participação na vida política da cidade-estado. Na sociedade moderna, a cidadania também implica na participação na vida social e econômica da sociedade.

O estudo da democracia e da cidadania é importante porque ajuda a entender como as sociedades são organizadas e como os indivíduos podem participar e influenciar na tomada de decisões. Ao compreender como a democracia e a cidadania se desenvolveram desde a antiguidade até os dias atuais, podemos apreciar a complexidade e diversidade das sociedades humanas.

Atividade Prática

Título da Atividade: "Democracia e cidadania através dos tempos: Um jogo de tabuleiro"

Objetivo do Projeto:

O objetivo da atividade é permitir que os alunos aprendam sobre a evolução da democracia e da cidadania de forma lúdica e interativa. Ao mesmo tempo, o projeto visa desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, criatividade e apresentação.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos, divididos em grupos de 3 a 5, devem criar um jogo de tabuleiro que represente a evolução da democracia e da cidadania da Grécia Antiga até os dias de hoje. O jogo deve ser projetado para percorrer diferentes "eras" ou "fases". Cada fase do jogo deve representar um período diferente da história da democracia e da cidadania.

Ao longo do jogo, os jogadores devem enfrentar diferentes desafios ou eventos históricos que moldaram a democracia e a cidadania, como a exclusão de mulheres e escravos na democracia antiga, a emergência da democracia representativa, a luta pelos direitos civis, o sufrágio universal, entre outros.

Materiais Necessários:

  1. Papelão ou outro material resistente para o tabuleiro do jogo.
  2. Cartolina, papel colorido, lápis, canetas, cola, tesoura e outros materiais de papelaria para a confecção das peças do jogo e do tabuleiro.
  3. Fontes de pesquisa confiáveis, como livros e sites acadêmicos, para obter informações sobre a história da democracia e da cidadania.

Passo a Passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Pesquisa: Cada grupo deve realizar uma pesquisa sobre a história da democracia e da cidadania. A pesquisa deve cobrir pelo menos três fases: a Grécia Antiga, a emergência da democracia representativa (com foco em um país específico, como os EUA ou a França) e a democracia no século XX e XXI.

  2. Projeto do jogo: Em seguida, o grupo deve projetar o jogo de tabuleiro. Isso inclui decidir sobre as regras do jogo, o design do tabuleiro, as tarefas ou desafios que os jogadores devem enfrentar em cada fase e as peças do jogo.

  3. Construção do jogo: Depois que o projeto estiver completo, o grupo deve construir o jogo. Isso envolve a elaboração do tabuleiro, a criação das peças e a redação das regras.

  4. Teste do jogo: O grupo deve testar o jogo para garantir que ele funcione corretamente e fazer as alterações necessárias.

  5. Apresentação do jogo: Finalmente, cada grupo deve apresentar seu jogo para a classe. A apresentação deve incluir uma explicação das regras do jogo, uma descrição das diferentes fases e uma discussão sobre como o jogo reflete a história da democracia e da cidadania.

Relatório Final:

Após a conclusão da parte prática do projeto, cada grupo deve preparar um relatório escrito. Este relatório deve conter quatro seções principais: Introdução, Desenvolvimento, Conclusões e Bibliografia.

Na introdução, os alunos devem contextualizar o tema da democracia e da cidadania, explicando sua relevância e aplicação no mundo real, bem como o objetivo do projeto.

Na seção de desenvolvimento, os alunos devem detalhar o processo de construção do jogo, incluindo a pesquisa realizada, a concepção e o design do jogo, e os desafios encontrados durante o processo. Esta seção deve explicar também como o jogo representa a evolução da democracia e da cidadania ao longo do tempo, discutindo como esses conceitos foram aplicados em cada fase do jogo.

Na conclusão, os alunos devem reafirmar os pontos principais abordados no relatório, refletir sobre o que aprenderam durante o projeto e discutir as conclusões tiradas após a finalização do jogo.

Finalmente, na bibliografia, os alunos devem indicar todas as fontes consultadas durante o projeto, incluindo livros, sites, vídeos, etc.

O projeto tem a duração de uma semana, mas deverá ser distribuído de maneira que cada aluno dedique de duas a quatro horas ao projeto ao longo da semana.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2025 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies