Entrar

Projeto: Bolas em Colisão: Um Estudo sobre o Coeficiente de Restituição

Física

Original Teachy

'EM13CNT306'

Impulso e Quantidade de Movimento: Coeficiente de Restituição

Contextualização

O estudo das colisões e do coeficiente de restituição é fundamental para a compreensão de diversos fenômenos naturais e para a engenharia de múltiplas tecnologias utilizadas no nosso dia a dia. Do choque de duas bolas de futebol em um jogo, até o desenho dos pára-choques dos carros, todas essas situações envolvem a compreensão do que acontece quando dois corpos se chocam.

Para entender as colisões, precisamos primeiro entender o que é conservação de momento. Em uma colisão, o momento total antes da colisão é igual ao momento total depois da colisão. Esse é o princípio da conservação do momento. O momento, também conhecido como momentum, é fruto do produto da massa de um corpo por sua velocidade. Sua unidade no Sistema Internacional é o kilograma metro por segundo (kg.m/s).

A partir desse conhecimento, vamos introduzir o coeficiente de restituição (e). Esse coeficiente é uma medida que nos diz qual fração da velocidade original é preservada após uma colisão. Isto é, ele nos fornece uma ideia de quão "elástica" é uma colisão. Quando o coeficiente de restituição é 1, temos uma colisão perfeitamente elástica, onde toda a energia cinética se conserva. Já quando esse coeficiente é 0, temos uma colisão perfeitamente inelástica, onde a energia cinética não se conserva.

Relevância

A importância da compreensão das colisões é altamente relevante no nosso cotidiano, sua aplicação é vista em diversas áreas. Na indústria automobilística, esse conceito é utilizado para projetar os pára-choques dos veículos, a fim de reduzir o impacto em caso de colisões. Na engenharia civil, é aplicado para calcular o impacto de terremotos em estruturas e edifícios. No esporte, está presente na análise do impacto de bolas e do choque entre jogadores.

Além de suas aplicações práticas, entender as colisões e o coeficiente de restituição é crucial para a compreensão de conceitos mais avançados da física, como a termodinâmica e a física quântica. Portanto, dominar essa temática é um passo importante para quem deseja adentrar o universo da física e das ciências de modo mais profundo.

Atividade Prática: "Bolas em Colisão: Um Estudo sobre o Coeficiente de Restituição"

Objetivo do Projeto

O objetivo deste projeto é que vocês, em grupos de 3 a 5 alunos, estudem na prática os conceitos de colisões e coeficiente de restituição, realizando uma série de experimentos e interpretando os resultados.

Descrição Detalhada do Projeto

Vocês irão realizar experimentos com diferentes tipos de bolas, de diferentes materiais e tamanhos, para determinar seus coeficientes de restituição. Posteriormente, irão analisar os dados obtidos e escrever um relatório detalhado explicando a teoria aprendida, os experimentos realizados e as conclusões obtidas.

Materiais Necessários

  • Bolas de diferentes materiais e tamanhos (bolas de tênis, de ping pong, de futebol, etc.)
  • Trena ou fita métrica
  • Câmera de vídeo (pode ser a câmera de um smartphone)
  • Cronômetro
  • Planilha para anotação dos dados

Passo a Passo

  1. Reúnam-se em grupos de três a cinco alunos.
  2. Reúnam os materiais necessários para o projeto.
  3. Escolham uma bola e meçam sua altura. Anotem essa informação.
  4. Soltem a bola de uma altura fixa e gravem o movimento com a câmera de vídeo.
  5. Observem a gravação e meçam o tempo que a bola leva para chegar ao solo (tempo de queda) e a altura atingida após o primeiro quique (altura do ressalto).
  6. Repitam o experimento três vezes para cada bola e tomem a média das medidas para obterem dados mais precisos.
  7. Utilizem os dados coletados para calcular o coeficiente de restituição de cada bola utilizando a fórmula: e = sqrt(h2 / h1), onde h1 é a altura de queda e h2 é a altura do ressalto.
  8. Discutam os resultados. Por que algumas bolas tiveram coeficientes de restituição mais altos que outras? Como isso se relaciona com o material e o tamanho de cada bola?
  9. Registrem suas descobertas e preparem para elaborar o documento escrito.

Documento Escrito

Para concluir o projeto, vocês deverão redigir um relatório contendo os seguintes tópicos:

  • Introdução: Contextualizem o tema, explicando o que são colisões, momento e coeficiente de restituição. Incluam, também, o objetivo deste projeto.
  • Desenvolvimento: Descrevam a teoria por trás das colisões e do coeficiente de restituição. Expliquem o experimento que vocês realizaram, os métodos que utilizaram e apresentem os resultados obtidos. Lembrem de incluir tabelas ou gráficos para ilustrar seus dados e tornar o relatório mais compreensível.
  • Conclusão: Concluam o trabalho retomando seus pontos principais. Quais foram os coeficientes de restituição de cada bola? O que isso diz sobre o material e tamanho de cada bola? O que vocês aprenderam com este projeto?
  • Bibliografia: Citem as fontes que vocês utilizaram para o projeto. Não se esqueçam de incluir os livros, sites e vídeos que consultaram.

Lembre-se que o relatório deve refletir o trabalho de todos os membros do grupo. Todos devem contribuir para a redação e se certificar que seu entendimento do projeto está bem representado no documento.

A duração do projeto será de uma semana. Desejamos a todos uma deliciosa jornada de aprendizado!

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies