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Projeto: Construção de um Relógio Solar

Física

Original Teachy

'EM13CNT309'

Cinemática: Deslocamento Angular

Contextualização

Introdução teórica

Deslocamento angular é um conceito fundamental na física que descreve o movimento em torno de um ponto central. Essa ideia é crucial para entender fenômenos como a rotação da Terra ou o movimento de um ponteiro de relógio.

Diferente do deslocamento linear, que se refere a como um ponto se move de um lugar para outro em uma linha reta, o deslocamento angular considera a rotação de um ponto em torno de um eixo central. Em outras palavras, envolve a mudança na orientação de um raio ou linha de referência.

O deslocamento angular é comumente medido em radianos, que é a proporção entre a distância percorrida ao longo da circunferência e o raio da mesma. Este é um padrão internacional utilizado em várias áreas da ciência e da engenharia.

Contextualização

O deslocamento angular é um conceito com aplicações práticas muito importantes. Por exemplo, na indústria de veículos motorizados, a análise do deslocamento angular de partes rotativas, como o motor, pode ajudar a melhorar o desempenho do veículo.

Além disso, o deslocamento angular é uma chave essencial para a compreensão dos princípios que governam a astronomia. Por exemplo, o movimento dos planetas em torno do sol é descrito usando o deslocamento angular.

Com isto em mente, a capacidade de entender e calcular o deslocamento angular é uma habilidade fundamental para qualquer estudante de física. Não só vai permitir-lhes entender melhor o mundo ao seu redor, como também irá abrir portas para carreiras em uma vasta gama de campos.

Atividade Prática

Título da atividade: Construção de um Relógio Solar

Objetivo do projeto

Aplicar os conceitos teóricos de deslocamento angular na construção de um relógio solar simples, possibilitando uma melhor compreensão e visualização deste fenômeno no nosso cotidiano.

Descrição detalhada do projeto

Neste projeto, os alunos irão construir um modelo simples de um relógio solar, que permite observar a mudança no deslocamento angular do sol ao longo do dia, a partir da sombra projetada. Parte do desafio será realizar as medições necessárias e correlacionar os ângulos medidos com o tempo do dia.

Os grupos devem ser compostos por 3 a 5 alunos, sendo recomendado um total de 5 a 10 horas de trabalho dedicado por aluno.

Materiais necessários

  • Régua
  • Lápis ou caneta
  • Cartolina ou papelão
  • Transferidor
  • Bússola
  • Fita adesiva

Passo a passo detalhado para a realização da atividade

  1. Localize o ponto central do papelão ou cartolina e faça uma marca com o lápis.
  2. Use a régua para desenhar uma linha reta a partir do centro até a borda do papelão.
  3. Utilize a bússola para alinhar a linha com o Norte Geográfico.
  4. Cole uma caneta ou um lápis em um ângulo de 90 graus com a superfície do papelão no ponto central onde foi feita a marca.
  5. Disponha o modelo construído em uma área que receba luz solar durante o dia todo.
  6. Acompanhe e anote a posição da sombra a cada hora. Para isso, faça uma marca onde a sombra do lápis atinge a linha desenhada.
  7. A partir dessas marcas, desenhe linhas que representam cada hora do dia, utilizando o transferidor para medir o deslocamento angular entre cada uma.
  8. Determine a relação entre o deslocamento angular e o tempo, criando uma função que descreva essa relação.

Entregas do projeto

Após a conclusão da parte prática, cada grupo deve preparar um relatório detalhando toda a atividade realizada.

O relatório deve seguir a seguinte estrutura:

  1. Introdução: Nessa seção, os alunos devem contextualizar o tema do projeto, trazendo uma breve revisão teórica sobre deslocamento angular e sua importância na prática. Além disso, eles devem mencionar o objetivo do projeto e a relevância do experimento proposto.

  2. Desenvolvimento: Aqui, os alunos devem explicar passo a passo a atividade realizada, descrevendo os materiais utilizados, as medidas tomadas e os cálculos realizados. Além disso, devem ser apresentados os resultados obtidos e as observações feitas durante a realização do experimento. É importante que os estudantes justifiquem as escolhas feitas durante a execução do projeto e discutam os possíveis erros associados.

  3. Conclusão: Nesta última seção, os alunos devem retomar os pontos principais do trabalho e discutir se os objetivos propostos foram alcançados. Devem mencionar também os aprendizados adquiridos durante a realização do projeto e suas impressões sobre a atividade.

  4. Bibliografia: Por fim, os alunos devem indicar as fontes consultadas para a elaboração do projeto.

O relatório deve ser entregue no prazo de um mês após o início do projeto.

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