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Projeto: Montanha-russa de papelão

Física

Original Teachy

'EM13CNT301'

Dinâmica: Forças em Movimentos Curvilíneos

Contextualização

Introdução Teórica

A física trata de explorar e compreender os fenômenos do mundo ao nosso redor. Aqui, voltaremos nossa atenção para a análise do movimento, mais especificamente, o movimento curvilíneo. Quando um objeto se move em uma trajetória curva, ele está sujeito a forças que agem sobre ele e causam variações em sua velocidade ou direção. A força responsável por manter um objeto em movimento numa trajetória curva é conhecida como força centrípeta.

A força centrípeta é uma força que atua sempre perpendicularmente à direção do movimento e aponta para o centro do círculo. Essa força é o resultado das interações entre objetos em movimento e seu ambiente, podendo ser devido à gravidade, tensão, atrito, entre outros. A quantidade de força centrípeta necessária para manter um objeto em movimento curvilíneo é proporcional à massa do objeto, à velocidade do objeto e inversamente proporcional ao raio da curva.

O conceito de movimento curvilíneo está acompanhado de outros relevantes como a aceleração centrípeta (ou radial), que é a aceleração de um objeto em movimento ao longo de uma trajetória curvilínea que é sempre direcionada para o centro da curva, e a velocidade angular, que é uma medida de quão rápido um objeto se move ao redor de uma trajetória circular.

Contextualização

Entender e calcular as forças em movimentos curvilíneos é uma habilidade vital em muitos campos da ciência e da engenharia. Na biomecânica, por exemplo, os cientistas se utilizam desses conceitos para entender melhor como os seres humanos e os animais se movem. Da mesma forma, engenheiros usam esses princípios para projetar veículos, aeronaves, e outros sistemas que se movem em trajetórias curvas.

Além disso, o conceito de forças em movimentos curvilíneos é amplamente aplicado em campos como a astrofísica e a geociência. Os planetas em nosso sistema solar, por exemplo, viajam em trajetórias curvas em torno do sol devido à força gravitacional. Assim, a compreensão dessas forças é crucial para fazer previsões precisas sobre o movimento dos corpos celestes. Ademais, sabemos que a Terra gira em torno de seu próprio eixo, um exemplo de movimento curvilíneo, e entender essa rotação é importante para fenômenos naturais tais como o ciclo dia-noite e as estações do ano.

Para iniciar nosso estudo, aqui estão alguns recursos confiáveis para consultarem:

Atividade Prática

Título da Atividade: Montanha-russa de papelão

Objetivo do Projeto:

O objetivo desta atividade é projetar e construir uma montanha-russa para uma bola de gude, utilizando papelão, de forma a aplicar os conceitos de força centrípeta e movimento curvilíneo. Os alunos irão explorar esses conceitos por meio da criação de um projeto funcional, aplicando conhecimentos de física no processo.

Descrição Detalhada do Projeto:

Os alunos, trabalhando em grupos de 3 a 5 pessoas, terão que criar uma montanha-russa para uma bola de gude. Esta montanha-russa deverá possuir ao menos dois loops e duas curvas fortemente inclinadas, permitindo a bola completar todo o percurso sem auxílio adicional após um impulso inicial.

Materiais Necessários:

  1. Papelão
  2. Bolas de gude
  3. Fita adesiva
  4. Régua
  5. Material para cortar papelão (como um estilete)
  6. Lápis

Passo a Passo:

  1. Planejamento: Os alunos devem primeiro esboçar o projeto da montanha-russa em um papel, identificando onde as curvas e loops serão colocados.

  2. Construção da Base: A próxima etapa é construir a base da montanha-russa. Cortar o papelão em tiras largas para criar a pista. Usar a fita adesiva para unir as peças conforme necessário.

  3. Construção das Curvas: Criar as curvas e os loops, lembrando que a bola de gude precisa de velocidade suficiente para vencer a gravidade e completar os loops. Use a fita adesiva para fixar as curvas e loops na base.

  4. Testes: Faça testes com a bola de gude, fazendo ajustes na montanha-russa conforme necessário até que a bola consiga completar todo o percurso sem parar.

  5. Cálculos: Após a montanha-russa estar funcional, os alunos deverão medir a altura inicial da bola, o raio dos loops e curvas e o tempo que a bola demora para percorrer a pista. Com esses dados, os alunos poderão calcular a velocidade inicial da bola, a força centrípeta nos loops e curvas e a aceleração da bola.

Entregas do Projeto:

  • Relatório: Os alunos devem redigir um relatório detalhando todo o processo. O relatório deve conter uma introdução teórica contextualizando os conceitos de física aplicados (forças em movimentos curvilíneos, força centrípeta, etc.), um detalhamento do desenvolvimento do projeto (planejamento, construção, testes e cálculos) destacando as dificuldades e as soluções encontradas durante o processo. Na conclusão, os alunos devem refletir sobre o que aprenderam durante a realização do projeto, tanto em termos de conceitos de física quanto de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas. Por fim, todos os recursos utilizados para a realização do projeto devem ser listados na bibliografia.

  • Apresentação: Além do relatório, os alunos terão que fazer uma apresentação de 10 a 15 minutos sobre o projeto. Nesta apresentação, deverão ser abordados os conceitos teóricos envolvidos, a demonstração da montanha-russa em funcionamento, as discussões sobre as dificuldades encontradas e resolvidas e os aprendizados adquiridos.

Lembre-se, o objetivo do projeto é aplicar os conceitos de força centrípeta e movimento curvilíneo em um projeto prático, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe, gerenciamento de tempo e resolução de problemas. Divirtam-se!

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