Entrar

Projeto: Puxando Cordas e Levantando Peso: Uma Aventura Pelas Leis da Física

Física

Original Teachy

'EM13CNT301'

Trabalho: Força Resultante

Contextualização

Este é um projeto em que vamos explorar um dos conceitos-chave da física: a "Força Resultante e o Trabalho Realizado por ela". Então, vamos começar falando um pouco sobre o que significa "Força Resultante". Quando aplicamos várias forças em um corpo, a força que efetivamente age sobre ele e decide sua movimentação é conhecida como força resultante. A força resultante é o vetor soma de todas as forças atuantes sobre um corpo ou sistema. Para um objeto em equilíbrio, a força resultante é zero, enquanto para um objeto em movimento, a força resultante é igual à massa do objeto multiplicada por sua aceleração (Segunda Lei de Newton).

O conceito de “Trabalho de uma Força” é uma grandeza escalar que mede a capacidade de uma força de deslocar um corpo. O trabalho é positivo se a força e o deslocamento estiverem na mesma direção, negativo se estiverem em direções opostas e nulo se forem perpendiculares. O trabalho de uma força é dado pelo produto do módulo da força, pelo deslocamento do corpo e pelo cosseno do ângulo que esses dois vetores formam entre si.

A força resultante e o trabalho têm vastas aplicações no mundo real, desde a operação de máquinas simples, como uma alavanca ou um plano inclinado, até conceitos mais complexos em engenharia e física teórica. A compreensão desses conceitos é fundamental para qualquer estudo posterior em Física.

Fontes de Apoio

Recomendamos as seguintes fontes para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:

  1. Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2018). Fundamentos de Física. Vol 1: Mecânica. 10ª edição. LTC.
  2. Tipler, P. (2006). Física para cientistas e engenheiros. Vol 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6ª edição. LTC.
  3. Brasil Escola: Força Resultante
  4. Khan Academy: Trabalho e energia (em inglês)

Atividade Prática

Projeto: "Desafio da Força Resultante e Trabalho"

Objetivo do projeto:

Demonstrar em termos práticos o conceito de "Força Resultante" e "Trabalho de uma Força" através da execução de um experimento e da interpretação dos resultados obtidos.

Descrição detalhada do projeto:

Este projeto consiste na construção e análise de um sistema de polias e pesos. Cada grupo de 3 a 5 alunos criará um sistema de polias com diferentes arranjos e pesos anexados. Através de medições e cálculos, os alunos determinarão a força resultante em cada sistema e o trabalho realizado por essa força quando os pesos são levantados.

Materiais necessários:

  1. Corda resistente
  2. Três roldanas
  3. Peças de peso conhecido (1kg, 2kg, 3kg, etc)
  4. Régua ou fita métrica
  5. Suporte para pendurar as roldanas (por exemplo, um cabide robusto)
  6. Balança para verificar os pesos

Passo a passo detalhado para a realização da atividade:

  1. Anexe as roldanas ao suporte de forma que possam girar livremente.
  2. Prenda um dos pesos ao final da corda e passe a outra extremidade por uma das roldanas.
  3. Prenda outro peso à corda e passe novamente pela segunda roldana.
  4. Por fim, prenda um terceiro peso à corda e passe pela terceira roldana.
  5. Repita o processo variando os pesos e o número de roldanas.
  6. Para cada configuração, meça a distância que cada peso se move quando a corda é puxada.
  7. Calcule a força resultante para cada configuração e o trabalho realizado para mover os pesos.

Os alunos devem prever e comparar os resultados experimentais com cálculos teóricos. Além disso, os alunos devem considerar e discutir fatores como atrito e inércia que podem afetar a precisão dos resultados.

A duração prevista para a conclusão do projeto é de cerca de 16 horas de trabalho por aluno, distribuídas entre a montagem do experimento, coleta e análise de dados, discussão e redação do relatório.

Entregas do Projeto:

Ao final do projeto, os alunos deverão entregar:

  1. Um relatório detalhado do experimento. O relatório deve incluir:

    • Introdução: Descrição da força resultante e trabalho, suas aplicações no mundo real e objetivo deste projeto.
    • Desenvolvimento: Discussão detalhada sobre a teoria por trás da força resultante e trabalho, descrição do experimento, metodologia usada, previsões feitas e comparação com os resultados obtidos.
    • Conclusão: Conclusões tiradas do projeto, realçando os principais aprendizados.
    • Bibliografia: Fontes consultadas para a execução do projeto.
  2. Apresentação do experimento: Os alunos deverão apresentar o experimento para a classe, explicando o que fizeram, os resultados obtidos e suas conclusões. A apresentação deve incluir uma demonstração do experimento.

Este projeto, além de proporcionar uma compreensão aprofundada da força resultante e do trabalho, busca promover a aprendizagem colaborativa e aprimorar habilidades socioemocionais, como comunicação, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.

Comentários mais recentes
Nenhum comentário ainda. Seja o primeiro a comentar!
Iara Tip

DICA DA IARA

Precisa de materiais para apresentar o tema do projeto em sala?

Na plataforma da Teachy você encontra uma série de materiais prontos sobre esse tema! Jogos, slides, atividades, vídeos, planos de aula e muito mais...

Quem viu esse projeto também gostou de...

Community img

Faça parte de uma comunidade de professores direto no seu WhatsApp

Conecte-se com outros professores, receba e compartilhe materiais, dicas, treinamentos, e muito mais!

Teachy logo

Reinventamos a vida dos professores com inteligência artificial

Instagram LogoLinkedIn LogoTwitter LogoYoutube Logo
BR flagUS flagES flagIN flagID flagPH flagVN flagID flagID flag
FR flagMY flagur flagja flagko flagde flagbn flagID flagID flagID flag

2023 - Todos os direitos reservados

Termos de usoAviso de PrivacidadeAviso de Cookies