Contextualização
Este é um projeto em que vamos explorar um dos conceitos-chave da física: a "Força Resultante e o Trabalho Realizado por ela". Então, vamos começar falando um pouco sobre o que significa "Força Resultante". Quando aplicamos várias forças em um corpo, a força que efetivamente age sobre ele e decide sua movimentação é conhecida como força resultante. A força resultante é o vetor soma de todas as forças atuantes sobre um corpo ou sistema. Para um objeto em equilíbrio, a força resultante é zero, enquanto para um objeto em movimento, a força resultante é igual à massa do objeto multiplicada por sua aceleração (Segunda Lei de Newton).
O conceito de “Trabalho de uma Força” é uma grandeza escalar que mede a capacidade de uma força de deslocar um corpo. O trabalho é positivo se a força e o deslocamento estiverem na mesma direção, negativo se estiverem em direções opostas e nulo se forem perpendiculares. O trabalho de uma força é dado pelo produto do módulo da força, pelo deslocamento do corpo e pelo cosseno do ângulo que esses dois vetores formam entre si.
A força resultante e o trabalho têm vastas aplicações no mundo real, desde a operação de máquinas simples, como uma alavanca ou um plano inclinado, até conceitos mais complexos em engenharia e física teórica. A compreensão desses conceitos é fundamental para qualquer estudo posterior em Física.
Fontes de Apoio
Recomendamos as seguintes fontes para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto:
- Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2018). Fundamentos de Física. Vol 1: Mecânica. 10ª edição. LTC.
- Tipler, P. (2006). Física para cientistas e engenheiros. Vol 1: Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6ª edição. LTC.
- Brasil Escola: Força Resultante
- Khan Academy: Trabalho e energia (em inglês)
Atividade Prática
Projeto: "Desafio da Força Resultante e Trabalho"
Objetivo do projeto:
Demonstrar em termos práticos o conceito de "Força Resultante" e "Trabalho de uma Força" através da execução de um experimento e da interpretação dos resultados obtidos.
Descrição detalhada do projeto:
Este projeto consiste na construção e análise de um sistema de polias e pesos. Cada grupo de 3 a 5 alunos criará um sistema de polias com diferentes arranjos e pesos anexados. Através de medições e cálculos, os alunos determinarão a força resultante em cada sistema e o trabalho realizado por essa força quando os pesos são levantados.
Materiais necessários:
- Corda resistente
- Três roldanas
- Peças de peso conhecido (1kg, 2kg, 3kg, etc)
- Régua ou fita métrica
- Suporte para pendurar as roldanas (por exemplo, um cabide robusto)
- Balança para verificar os pesos
Passo a passo detalhado para a realização da atividade:
- Anexe as roldanas ao suporte de forma que possam girar livremente.
- Prenda um dos pesos ao final da corda e passe a outra extremidade por uma das roldanas.
- Prenda outro peso à corda e passe novamente pela segunda roldana.
- Por fim, prenda um terceiro peso à corda e passe pela terceira roldana.
- Repita o processo variando os pesos e o número de roldanas.
- Para cada configuração, meça a distância que cada peso se move quando a corda é puxada.
- Calcule a força resultante para cada configuração e o trabalho realizado para mover os pesos.
Os alunos devem prever e comparar os resultados experimentais com cálculos teóricos. Além disso, os alunos devem considerar e discutir fatores como atrito e inércia que podem afetar a precisão dos resultados.
A duração prevista para a conclusão do projeto é de cerca de 16 horas de trabalho por aluno, distribuídas entre a montagem do experimento, coleta e análise de dados, discussão e redação do relatório.
Entregas do Projeto:
Ao final do projeto, os alunos deverão entregar:
-
Um relatório detalhado do experimento. O relatório deve incluir:
- Introdução: Descrição da força resultante e trabalho, suas aplicações no mundo real e objetivo deste projeto.
- Desenvolvimento: Discussão detalhada sobre a teoria por trás da força resultante e trabalho, descrição do experimento, metodologia usada, previsões feitas e comparação com os resultados obtidos.
- Conclusão: Conclusões tiradas do projeto, realçando os principais aprendizados.
- Bibliografia: Fontes consultadas para a execução do projeto.
-
Apresentação do experimento: Os alunos deverão apresentar o experimento para a classe, explicando o que fizeram, os resultados obtidos e suas conclusões. A apresentação deve incluir uma demonstração do experimento.
Este projeto, além de proporcionar uma compreensão aprofundada da força resultante e do trabalho, busca promover a aprendizagem colaborativa e aprimorar habilidades socioemocionais, como comunicação, gerenciamento de tempo, resolução de problemas e pensamento criativo.