Contextualização
Vetores são fundamentalmente importantes para a compreensão de muitos conceitos em Física. Eles são usados para representar quantidades que têm tanto magnitude como direção, como a velocidade ou a força. A ideia de vetor vem com uma nova operação, chamada de subtração de vetores, que é essencial para resolver muitos problemas na Física. Por exemplo, em Mecânica, podemos usar a subtração de vetores para descobrir a diferença entre duas forças aplicadas a um objeto, permitindo-nos, depois, calcular a força resultante.
Dessa forma, é essencial entender como fazer a diferença entre vetores para resolver problemas. Apesar disso, a subtração de vetores não é uma operação trivial. Ela requer conhecimento e habilidades que vão além do simples conhecimento de como somar e subtrair números. Na verdade, é uma operação que envolve a geometria dos vetores, e é aqui que muitos alunos têm dificuldades.
A subtração de vetores também tem uma ampla variedade de aplicações no mundo real. Por exemplo, em Engenharia, a subtração de vetores é usada para calcular a diferença entre duas forças aplicadas a uma estrutura. Em Geografia, ela é usada para determinar a direção e a magnitude da diferença entre dois pontos. Até mesmo nos esportes, a habilidade de subtrair vetores pode ser útil. Por exemplo, em futebol, a subtração de vetores pode ajudar a determinar a direção e a força necessária para fazer um passe ou chute.
Para ajudá-los no estudo sobre a diferença de vetores, recomendamos as seguintes fontes:
- Halliday, Resnick e Walker. Fundamentos de Física. Vol 1. 9. ed. LTC, 2012.
- Tipler, Paul; Mosca, Gene. Física para cientistas e engenheiros. Vol 1. 6. ed. LTC, 2008.
- Khan Academy. Vetores e espaço do vetores. Disponível em: https://pt.khanacademy.org/math/vectors-and-spaces
Como todos os assuntos em Física, o estudo é a chave para o domínio. Esperamos que as fontes sugeridas acima sejam úteis para vocês!
Atividade Prática
Título da atividade: "Vetores em Ação: A Física do Futebol"
Objetivo do projeto
O objetivo do projeto é aplicar e compreender a subtração de vetores no contexto físico do futebol, fazendo os alunos atuarem como jogadores e analistas, onde devem calcular a resultante dos vetores para realizar passes e chutes, utilizando a subtração de vetores.
Descrição detalhada do projeto
O projeto consiste em modelar a dinâmica de um jogo de futebol usando vetores. Cada grupo de alunos será dividido em dois times (analistas e jogadores). Os analistas serão responsáveis por calcular a resultante dos vetores para que os jogadores possam realizar os passes e chutes. Os jogadores irão, na prática, executar os passes e chutes do jogo de acordo com as orientações dos analistas.
Materiais necessários
- Uma bola
- Dois conjuntos de cones para demarcar as traves
- Papel milimetrado
- Régua
- Compasso
- Calculadora
Passo a passo detalhado para a realização da atividade
-
Divida a turma em grupos de 3-5 alunos. Cada grupo deverá se subdividir em analistas e jogadores.
-
Marque um campo de futebol no espaço disponível com os cones. A escala do campo pode variar de acordo com o espaço disponível.
-
Cada time deve, então, jogar uma partida de futebol. Durante o jogo, os analistas devem observar a movimentação dos jogadores e a direção dos passes e chutes feitos.
-
Os analistas devem, então, utilizar o papel milimetrado para criar um diagrama de vetores que representa as movimentações, passes e chutes.
-
Em seguida, os analistas devem calcular a resultante dos vetores utilizando a subtração de vetores.
-
Com base nesses cálculos, os analistas devem orientar os jogadores sobre como eles devem mover e chutar a bola para alcançar a resultante desejada.
-
Repita os passos 3 a 6 por diversas vezes durante o mês para permitir uma melhor compreensão do conceito de subtração de vetores.
Entregas do projeto e documento escrito
Os grupos devem entregar um relatório escrito, contendo os seguintes elementos:
-
Introdução: os alunos devem explicar a relevância da subtração de vetores em um contexto prático como o futebol. Deve indicar o objetivo do projeto e suas aplicações no mundo real.
-
Desenvolvimento: os alunos precisam explicar a teoria dos vetores e a operação de subtração, detalhar a atividade prática realizada, indicar a metodologia utilizada, e por fim, apresentar e discutir os resultados obtidos.
-
Conclusão: os alunos devem concluir o trabalho retomando seus pontos principais, explicitando os aprendizados obtidos e as conclusões retiradas sobre o projeto.
-
Bibliografia: os alunos devem indicar as fontes em que se basearam para trabalhar no projeto como livros, páginas da web, vídeos, etc.
É importante que o relatório escrito esteja diretamente conectado à atividade prática realizada. Cada cálculo, cada resultado obtido, cada dificuldade superada devem estar evidenciados no relatório.
Lembre-se, este projeto não é apenas sobre a compreensão da subtração de vetores, mas também sobre colaboração e trabalho em equipe.