Contextualização
A Nutrição é uma ciência que estuda os alimentos, os nutrientes e outras substâncias relativas ao alimento, tendo uma estreita relação com os processos biológicos que ocorrem no organismo humano. A correta compreensão desta ciência é crucial tanto para a saúde individual como coletiva, baseando-se no princípio de que a alimentação adequada é um dos pilares da saúde.
A introdução à Nutrição implica no conhecimento dos macro e micronutrientes, essenciais para o funcionamento do nosso corpo, bem como entender o conceito de dieta balanceada e o impacto da alimentação em diferentes fases da vida e estados de saúde. Estes conceitos serão discutidos nas aulas teóricas, providenciarão insights para a análise da rotulagem dos alimentos e para a elaboração de conselhos nutricionais adequados.
Conexão com a disciplina de Gastronomia
A abordagem da Nutrição na Gastronomia tem uma relevância ímpar, visto que norteia escolhas de modos de preparo e combinação de ingredientes que resultarão em pratos não somente saborosos, como saudáveis. No mundo real, o profissional formado em Gastronomia, além de criar pratos com atratividade visual e gustativa, necessita de formação sólida em Nutrição para gerar pratos adequados para diversos públicos, incluindo aqueles com necessidades dietéticas especiais.
No curso de Gastronomia, o estudo de Nutrição permitirá que o aluno seja capaz de valorizar os aspectos nutricionais na elaboração dos pratos, tendo pleno conhecimento dos ingredientes que irá usar na sua composição e impacto que terão na saúde dos consumidores.
Materiais complementares
Para complementar o estudo desse fascinante campo, recomendamos a leitura e visualização das seguintes fontes:
- Livro: "Understanding Normal and Clinical Nutrition" - Eleanor Whitney & Sharon Rolfes.
- Site: Alimentação Saudável - Portal do Ministério da Saúde. [Link]
- Vídeo: TED Talk de Dean Ornish sobre a cura através da alimentação. [Link]
Atividade Prática
Planejando um Cardápio Nutricionalmente Balanceado
Objetivo do projeto
Desenvolver um Cardápio de refeições balanceadas para sete dias a serem destinadas a um grupo demográfico pré-determinado e, paralelamente, a elaboração de um relatório detalhado que explique as escolhas nutricionais feitas.
Materiais necessários
Não são necessários materiais físicos, somente acesso a fontes de pesquisa sobre nutrição e gastronomia (livros, sites confiáveis, vídeos educativos, etc.).
Descrição detalhada do projeto
Na ‘Atividade Prática: Planejando um Cardápio Nutricionalmente Balanceado’, cada grupo de 3 a 5 alunos terá a tarefa de planejar, elaborar, justificar e apresentar um cardápio nutricionalmente equilibrado para um grupo demográfico designado pelo professor (por exemplo, adolescentes, grávidas, idosos, etc.). Cada Cardápio deve conter as refeições de sete dias (café da manhã, almoço, jantar, e dois lanches), considerando as particularidades nutricionais do grupo demográfico atribuído.
Passo a passo
- Estudo dos conceitos de nutrição: Iniciar a pesquisa sobre os conceitos de nutrição, abrangendo macro e micronutrientes, e a importância destes para a saúde humana.
- Compreensão do grupo demográfico: Realizar uma pesquisa aprofundada sobre as necessidades nutricionais específicas para o grupo demográfico cujo cardápio será planejado.
- Reunião e divisão de tarefas: Durante uma reunião inicial, dividir as tarefas entre os membros do grupo e desenvolver um cronograma para a conclusão do projeto.
- Elaboração do Cardápio: Projetar o cardápio, considerando os requisitos nutricionais e preferências gustáveis do grupo demográfico em foco.
- Revisão e ajustes: Revisar o cardápio, ajustá-lo se necessário, e elaborar o relatório que explique e justifique as escolhas alimentares feitas.
- Apresentação final: Apresentar o Cardápio e o Relatório resultante para a classe e o professor.
Entregas do projeto
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Cardápio: um Cardápio de sete dias, contendo as refeições diárias (café da manhã, almoço, jantar e dois lanches), com descrição de cada prato e demonstrando a consideração das necessidades nutricionais do grupo demográfico.
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Relatório: relatório detalhado, explicando as escolhas alimentares feitas. O documento deve conter:
- Introdução: descrição do conceito de nutrição, relevância para a saúde humana, e explicação do trabalho proposto.
- Desenvolvimento: explicação dos conceitos de nutrição utilizados no projeto, explicação detalhada da atividade, discussão da metodologia usada ao planejar o Cardápio e a apresentação dos resultados. Exposição das necessidades nutricionais do grupo demográfico escolhido e justificativa das escolhas alimentares feitas.
- Conclusão: retomar os pontos principais e fornecer uma conclusão sobre as lições aprendidas com o projeto.
- Bibliografia: lista de todas as fontes de pesquisa utilizadas para a execução da tarefa.
Todo o projeto deverá ter a duração de 12 horas por estudante, considerando a pesquisa, a elaboração do cardápio e a redação do relatório.