Contextualização
O mundo globalizado é um fenômeno moderno, que surgiu a partir da intensificação das relações internacionais em todos os espectros da sociedade. A globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e político, que uniu povos de diferentes partes do mundo, gerando um aumento no fluxo de trocas materiais e imateriais entre as nações.
Os aspectos principais desse fenômeno incluem a internacionalização do capital financeiro, o surgimento de corporações multinacionais, o avanço tecnológico, que potencializou as trocas de informação, a homogeneização cultural, influenciada principalmente pela mídia, e a expansão dos fluxos populacionais.
Em um mundo cada vez mais globalizado, o entendimento de como as relações internacionais influenciam nossas vidas se torna cada vez mais essencial. A globalização trouxe uma série de vantagens, como a ampla diversidade cultural, a expansão da tecnologia e o acesso à informação. No entanto, também é responsável por intensificar as desigualdades sociais, seja distributiva (entre países ricos e pobres) ou estrutural (dentro de um mesmo país).
Acredito que uma compreensão aprofundada dessa dinâmica global pode ajudar a fomentar cidadãos mais conscientes e participativos. Assim, convido vocês, queridos alunos, a embarcar em uma jornada de descoberta, análise e reflexão sobre o mundo globalizado.
Atividade Prática: "A Construção do Mundo Globalizado"
Objetivo do projeto
Identificar a influência do processo de globalização na realidade dos estudantes e do entorno escolar, fornecendo uma perspectiva local para questões globais.
Descrição detalhada do projeto
Neste projeto, os grupos deverão investigar e analisar a influência da globalização em suas vidas diárias e no entorno escolar. O projeto incluirá a coleta de dados, pesquisa, análise, desenvolvimento de uma apresentação e redação de um relatório.
A atividade será dividida em quatro etapas:
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Coleta de dados: os alunos devem identificar as formas como a globalização se manifesta em seu cotidiano (produtos, influências culturais, etc.) e na comunidade escolar (influências na programação educacional, nas atividades da escola, etc.). Esta etapa requer o levantamento de informações empíricas e o registro destas para a fase de análise.
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Pesquisa: com base nos dados coletados, os alunos fazem uma pesquisa mais aprofundada sobre como a globalização afeta o tópico identificado. Os alunos devem usar várias fontes, incluindo as fornecidas no início do projeto.
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Análise: os alunos avaliam as informações coletadas para identificar prós e contras da globalização, tendo como base o material apurado.
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Apresentação e relatório: os alunos apresentam suas conclusões para a turma e redigem um relatório detalhado das atividades.
Materiais necessários
- Dispositivo de gravação (celular, tablet ou câmera)
- Acesso à internet
- Material para apresentação (programa de edição de slides, papel, caneta etc.)
Passo a passo detalhado
- Divida os alunos em grupos de 3-5 estudantes.
- Eles devem passar um dia inteiro documentando as maneiras em que a globalização é visível em suas vidas diárias (fotografando produtos, gravando músicas ou programas de TV, etc.) e no entorno escolar.
- Após a coleta de dados, os grupos devem realizar uma pesquisa aprofundada sobre o impacto da globalização nos tópicos identificados.
- Os alunos devem, então, analisar as informações coletadas e discutir em grupo os prós e contras da globalização.
- Após a discussão, cada grupo deve preparar uma apresentação para a classe, expondo suas descobertas e conclusões.
- Os alunos devem também redigir um relatório, que inclua introdução (contexto e objetivo do projeto), desenvolvimento (detalhamento da coleta de dados, pesquisa e análise), conclusão e bibliografia.
Entregas do projeto
A entrega final do projeto consiste em uma apresentação em classe e um relatório escrito. A apresentação deve incluir as descobertas dos alunos, análise e discussão. O relatório deve incluir todos os elementos mencionados no passo a passo, sendo um documento que detalha as atividades realizadas. Ambas as atividades devem estar alinhadas e complementar uma à outra, fornecendo uma visão completa do trabalho realizado. O relatório é uma versão mais detalhada e completa do que foi apresentado em classe, servindo também como registro documental do trabalho do grupo.